9 Hábitos de Casais Felizes

Ana Margarida
9 Hábitos de Casais Felizes

Já alguma vez olhaste à tua volta e te comparaste com outros casais que parecem tão bem e felizes, perguntando-te o que é que eles sabem sobre criar e manter relacionamentos saudáveis que tu não sabes? Claro que não existe propriamente um relacionamento perfeito; cada casal tem os seus desafios, e ainda assim é verdade que alguns relacionamentos florescem enquanto outros se desvanecem. Mas quais são os seus segredos? A verdade é que a felicidade num relacionamento não ocorre por acaso. Os casais mais saudáveis e felizes trabalham sabiamente na construção e manutenção do seu amor.

Quer estejas agora a iniciar um relacionamento, ou mesmo se já estão a pensar em casar, este artigo vai ajudar-te a evitar o jogo das comparações de agora em diante (porque isso nunca reserva algo bom) e vou revelar-te os 9 hábitos de casais felizes e como integrá-los no teu próprio relacionamento para que este também possa florescer.

Expressam apreciação diariamente

Relacionamentos saudáveis baseiam-se num padrão de expressão positiva, intimidade e conexão, um dos hábitos dos casais felizes. Casais saudáveis esforçam-se por reconhecer e agradecer um ao outro diariamente. Não precisa de ser algo elaborado, mas tem de ser sincero. Por exemplo, podes deixar uma nota para o teu parceiro parceira a expressar gratidão. Todos nós damos e recebemos amor da nossa própria maneira única. Não se trata do que está certo versus o que está errado, trata-se do que funciona para ti e para a tua cara metade. O terapeuta de relacionamentos Gary Chapman pioneiro no conceito das Cinco Linguagens do Amor, e recentemente, foram adicionadas mais duas: Presentes, Tempo de Qualidade, Palavras de Afirmação, Atos de Serviço, Toque Físico, Experiências Partilhadas e Segurança Emocional. Casais felizes são adeptos de perceber como os seus parceiros dão e recebem amor, assim como expressar a sua gratidão.

Discutem de forma justa

Contrariamente ao que se possa pensar, um relacionamento que experiência desentendimentos frequentes não tem de ser considerado infeliz. Um dos hábitos de casais felizes é mesmo discutir de forma justa, o que é muito mais produtivo do que o contrário. A realidade é que todos os casais enfrentam momentos de discordância e desafio. Contudo, o cerne da questão reside não na existência dessas discussões, mas sim na maneira como são geridas e superadas. Adotar uma abordagem justa e construtiva durante uma discussão com o teu parceiro ou parceira revela-se infinitamente mais benéfico. Este método promove o entendimento mútuo, fortalecendo a relação ao invés de a enfraquecer.

Fazem as tarefas domésticas juntos

Poucas coisas criam tanto ressentimento quanto sentir que és a empregada doméstica do teu parceiro/a. Na verdade, a divisão do trabalho é uma das principais queixas que levam os casais à terapia. Casais em relacionamentos saudáveis fazem questão de fazer as suas tarefas domésticas juntos. Podes não gostar de fazer algo, mas se vivem juntos deverá existir o respeito pelo tempo um do outro. Um de vocês pode odiar lavar a louça, enquanto o outro odeia fazer a cama. Tenham uma conversa sobre como podem dividir as vossas tarefas e depois unam-se para as realizar. Ao fazerem isso estão a solidificar o vosso nível de respeito, confiança e proximidade, e também ajuda a manter o ressentimento à distância.

Falam sobre assuntos difíceis

Temos duas opções quando confrontados com tópicos difíceis no relacionamento: podemos evitá-los e esperar que magicamente desapareçam, ou podemos enfrentá-los, ser autênticos e lidar com o que acontece. Quando evitamos os nossos problemas, damos oportunidade para que cresçam e se manifestem de outras formas. Casais saudáveis raramente evitam tópicos difíceis. Em vez disso, reservam tempo para discuti-los e explorar soluções concretas. Nem sempre é fácil, mas é absolutamente necessário.

Estabelecem limites

Raramente verás relacionamentos saudáveis que carecem de limites. Limites são o que define o que é saudável para ti e para a outra pessoa. Casais saudáveis falam abertamente, estabelecem e respeitam os limites um do outro como forma de garantir que as suas necessidades estão a ser atendidas e para se sentirem seguros no relacionamento. Para teres uma ideia, tópicos que devem incluir caso queiram ter essa conversa, são: limites emocionais (quanto tempo passar juntos versus separados), limites físicos (toque físico e sexo) ou limites digitais (com que frequência fazer check-in ou o que é postado online sobre o relacionamento). Estes são apenas exemplos, cada pessoa é única e tem um passado com experiências igualmente diferentes, por isso, sintam-se livres para abordarem os vossos próprios limites que não devem ser ultrapassados em nenhuma circunstância.

Falam sobre o que precisam

Se alguma vez disseste uma das seguintes afirmações: “Se ele realmente me amasse, saberia do que preciso”, “Não deveria ter de pedir” e “Ela deveria saber o que fez de errado”, revê imediatamente o que disseste, isto porque o teu parceiro não é adivinho. Ele vê o mundo de forma diferente, tem expectativas diferentes e experiências diferentes. É o teu dever comunicar as tuas necessidades e sentimentos, e ele os dele. E sim, às vezes terás de fazer isso várias vezes. Casais saudáveis afastam-se de suposições. Em vez disso, têm o hábito de expressão aquilo que precisam e fazem espaço para as necessidades do parceiro (sem ressentimentos). Os casais felizes falam abertamente sobre os seus desejos e respeitam e honram as suas diferenças.

Perdoam e seguem em frente

Casais em relacionamentos saudáveis reconhecem que a evolução da relação funciona com base no perdão. Na verdade, não pode sobreviver sem ele. Aprender a pedir desculpas sinceramente e a perdoar é crucial para uma existência pacífica e um relacionamento forte. Um pedido de desculpas não é sobre fazer uma discussão desaparecer, é uma tentativa sincera de superar um problema como se tratasse de uma equipa, e depois seguir em frente a partir desse problema. Escolhe ser feliz em vez de ter razão, se procuras relacionamentos saudáveis. Muitas vezes, isso requer um pedido de desculpas sincero. Para fazer isso, não termines um pedido de desculpas com uma qualificação:“Desculpa, mas…”; em vez disso, assume a responsabilidade dizendo “Desculpa por…”.

Reservam tempo para estarem sozinhos

Casais saudáveis equilibram a proximidade emocional com a independência pessoal, reconhecendo a importância de manter interesses e amizades fora da relação. Manter tanto a proximidade quanto a independência é crucial, e é por isso que entre os hábitos dos casais felizes, passar tempo separados destaca-se como fundamental para o sucesso de um relacionamento saudável. Esta dinâmica permite que cada pessoa cresça individualmente, ao mesmo tempo que fortalece o vínculo conjunto. A capacidade de desfrutar de momentos a sós ou com amigos, independentemente do parceiro, é um indicador de confiança mútua e de uma relação saudável. Por outro lado, a codependência, caracterizada pela falta de limites claros e pela dependência excessiva do parceiro para satisfação emocional e validação, pode ser extremamente prejudicial. Este comportamento limita o crescimento pessoal e pode levar ao isolamento social, pois restringe a formação de amizades e interesses fora da relação.

Estão dispostos a pedir ajuda

Casais saudáveis estão dispostos a pedir ajuda. Embora isso possa parecer assustador, demorado e francamente aterrador, um casal saudável reconhece a importância de ter apoio externo quando não conseguem resolver os seus problemas sozinhos. Esse apoio pode vir de um terapeuta, um workshop para casais ou qualquer pessoa que se sinta segura para se abrir e que possa oferecer uma visão objetiva. A parte mais importante disto é reconhecer a necessidade de apoio e abordar qualquer tópico que cause tensão com intenções sinceras.

Total
0
Partilhas
Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigo Anterior
Mãe solteira: 5 Ideias para Celebrar o Dia dos Namorados

Mãe Solteira: 5 Ideias para Celebrar o Dia dos Namorados

Próximo Artigo
5 Coisas Que Gostava de Ter Sabido Antes da Minha Primeira Separação

Como Superar uma Separação: 5 Coisas Que Gostava de Ter Sabido Antes da Minha Primeira Separação

Artigos Relacionados
Total
0
Partilha