Armário Cápsula de Outono-Inverno 2023/2024

Rita
Armário Cápsula Outono-Inverno - Minimalista e Clássico

Um guia com tudo o que precisas para construir um armário cápsula de outono-inverno, minimalista, com peças clássicas e intemporais.

Por aqui somos fãs assumidas do Outono e nada melhor do que começares a planear o teu armário cápsula, para que as peças não esgotem. O Verão já lá vai (deixa saudades, admito) e o tempo fresco começa agora a chegar. Para esta nova estação opto sempre por tons neutros, que conjuguem entre si. Pensar em camisolas de malha e sobretudos faz-me querer ir fazer um chá, pegar num livro e sentar-me junto à lareira. Demasiado cedo? As lojas dizem que não, pois a nova coleção já chegou.

Depois de meses de calor estou mais do que pronta para abraçar o frio. E conjugar peças clássicas com outras mais desportivas, usar botas e o meu amado sobretudo camel. Mas será que tenho que comprar novas peças? Não. A ideia é fazeres uma escolha do que já tens e que possas adaptar ao Outono. Menos é sempre mais, até no que diz respeito à roupa.
E se já deste uma vista de olhos pelo Armário Cápsula de Verão ou mesmo no de Primavera, vais perceber que algumas peças podem ser reutilizadas, como por exemplo: um camiseiro branco, uma sweatshirt e t-shirts para os dias mais quentes de Outono, as calças de ganga e claro, os ténis.

O que é um armário cápsula?

Um armário cápsula, é um guarda-roupa com um número limitado de peças (um guarda-roupa minimalista, na verdade) que podem ser misturadas e combinadas entre si, para criar um infinito número de looks.
Para criares um armário cápsula, as peças devem ser escolhidas tendo em conta:

  • A cor – dá preferência a cores neutras para poderes combinar mais facilmente com várias peças;
  • O estilo e corte – deves optar sempre por peças clássicas e intemporais, sem padrões ou cores garridas para que não passem de moda de um ano para o outro;
  • Os materiais – escolhe sempre bons materiais como a caxemira, algodão, lã, seda… isto porque, as peças devem durar mesmo após lavagens e muito uso.
Armário Cápsula Outono - Inverno. Armário Minimalista e Intemporal

Na realidade, o armário cápsula acaba por ser um armário minimalista, onde tens apenas peças essenciais – porque todas combinam entre si. Ter um guarda-roupa composto por peças versáteis, intemporais e de boa qualidade que facilitam o teu dia-a-dia na hora de escolher um conjunto – é um sonho tornado realidade, eu sei! E esse é exatamente o segredo do armário cápsula.

De uma ida às compras de supermercado, a um date, ou mesmo a um brunch de domingo, esta seleção inclui tudo o que precisas num guarda-roupa clássico para o outono e de transição para o inverno. Estas peças intemporais vão permitir que cries dezenas de looks diferentes e elegantes durante as duas próximas estações.

Como Montar um Armário Cápsula para Outono-Inverno:

Sobretudos

Casacos e Sobretudos Armário Cápsula Outono Inverno
Casacos e Sobretudos Armário Cápsula Outono-Inverno

Casaco Acolchoado Preto – Uma peça-chave da coleção de Outono-Inverno: casacos acolchoados. Vais vê-los em todas as lojas e em diferentes cores, cortes e tamanhos. No entanto, creio que veio para ficar porque tem um corte clássico e intemporal.

Gabardine Curta – Sim, não consegui resistir e já a comprei, admito. Esta gabardine em bege, é muito versátil e é um básico que não vai passar de moda. É ideal também para usares no dia-a-dia para o escritório mas também num look descontraído, se conjugada com uma camisa branca, umas calças de ganga e uns ténis.

Sobretudo com Cinto – A minha perdição são sobretudos com cinto e se possível sem botões. Adoro-os porque tem um corte simples, podem ser conjugados com peças mais clássicas ou mais desportivas. Este sobretudo está disponível em três cores.

Gabardine Clássica – Se falamos de peças clássicas, então não pode faltar uma garbardine na cor bege ou camel. O que te aconselho é que experimentes em loja, pois não deve ficar muito larga, nem demasiado apertada (para que possas usar uma malha por baixo) e que tenhas atenção aos detalhes, como os botões – prefiro que sejam na cor tartaruga como nesta gabardine. Um artigo indispensável no teu armário cápsula de outono-inverno.

Casaco Comprido de Malha – Este casaco pode ser usado como sobretudo ou por baixo de um outro casaco. É muito macio, quente e podes conjugar com peças mais clássicas para usar no trabalho ou até mesmo no fim-de-semana com um conjunto mais casual. Este casaco comprido está disponível em bege, castanho, cinzento e camel.

Blazers – Os blazers são um um dos básicos em qualquer armário cápsula. Seja no outono, primavera… na verdade em todas as estações. Ficam muito bem conjugados com calças de corte clássico – se o teu emprego exige que uses peças mais formais. Se não, combina um blazer, uma t-shirt, calças de ganga e uns ténis. É o meu look preferido, sou fã e uso muito (para ser verdadeira, no outono uso quase todos os dias). Na minha opinião, num armário cápsula de outono não podem faltar um blazer bege ou camel como este e um blazer preto fluído como este.

Camisolas e Casacos de Malha

Armário minimalista: Casacos de Malha e Cardigans Armário Cápsula Outono-Inverno
Armário minimalista: Casacos de Malha e Cardigans Armário Cápsula Outono-Inverno

Camisolas de Malha – As camisolas de malha são uma tentação. Quer tenham riscas, decote redondo, decote em V ou gola alta. No meu armário cápsula não faltam! E aconselho que no teu também não. Dá preferência a bons materiais de confecção para que não se desgastem facilmente com as lavagens. Escolhe camisolas em tons neutros, para que possas conjugar com calças clássicas, jeans e com sobretudos.

Cardigans – Outro clássico neste armário cápsula de outono-inverno. Combinam muito bem tanto com umas calças clássicas beges, pretas, cinza claro ou de ganga.

Camiseiro branco – Esta peça é um básico, e como tal se for de boa qualidade pode saltar de estação em estação. Esta camisa branca é simples e perfeita para usar no outono-inverno, com os looks de primavera ou até aberta e por cima de uma t-shirt no verão, por baixo de um bom casaco de malha ou de uma sweater. Ideal para usares no dia-a-dia, no trabalho ou com um look mais descontraído ao fim-de-semana.

T-shirts – Outro básico que podes manter da estação anterior, isto porque, o outono ainda nos reserva alguns dias quentes e as t-shirts podem mesmo salvar-nos de morrer de calor. Podes usá-las, no Outono, por baixo de um blazer, por exemplo. Opta por t-shirts confeccionadas com bons materiais e num corte nem muito largo mas também não muito justo. Esta t-shirt, disponível em várias cores, é a minha favorita para usar no Outono-Inverno e também na Primavera e no Verão – em qualquer estação na verdade.. O toque do material é muito bom, tenho em mais do que uma cor. Já as tenho há dois anos e posso recomendar-te.

Calças

Calças essenciais Armário Cápsula Outono e Inverno
Calças Armário Cápsula Outono e Inverno

Calças Clássicas – Não há nada como um básico. Escolhe umas calças com um corte clássico em preto como estas, bege (diz sim às cores claras nas estações mais frias) e em cinza. Umas calças azul-escuras também são um must-have. E vais perceber que consegues fazer dezenas de combinações apenas com 4 calças clássicas.

Calças de ganga – Escolhe uns jeans confortáveis e dá preferência às cores mais escuras nesta altura do ano. Um par de jeans de perna reta ou afunilados no tornozelo, como estas com uma lavagem média-escura, conferem ao look um estilo mais trendy e são perfeitas para combinar com tons camel e pretos.

Acessórios de Outono – Inverno

Acessórios minimalistas - armário cápsula outono-inverno
Acessórios minimalistas - armário cápsula outono-inverno

Bijuteria – Claro que tudo de depende do teu tom de pele e da tua preferência, mas admito que sou fã de jóias num tom dourado. Escolhe peças clássicas, de materiais nobres como o ouro ou a prata, e sem brilhos. Até porque menos é sempre mais!

Óculos de sol – Estes óculos de sol pretos são os meus favoritos. Tenho-os há anos e não os largo! Tem um design simples, armação quadrada e são um clássico que nunca passa de moda. Tanto os uso no verão como agora no outono-inverno.

Cintos – Não pode faltar um cinto (ou dois, na verdade) neste armário cápsula de outono-inverno. Dá preferência a cintos de pele (sim, e se preferires pele vegan melhor ainda) para que não se estraguem facilmente com o uso. Basta escolheres um cinto castanho ou camel e um cinto preto – é tudo o que precisas.

Malas – Quando escolhes uma mala ou mesmo um porta-moedas tem muita atenção aos materiais, aos detalhes e ao fabrico. Comprar uma mala só porque é barata, pode significar que daqui a um ano, após algum uso, terás de comprar outra. Isso é simplesmente deitar dinheiro para o lixo. Investe em algo que te vai durar anos! Neste armário cápsula de outono-inverno trago-te dois exemplos de malas clássicas e intemporais. Uma mala como esta em pele vai durar-te anos.

Gorro e luvas – Quando está na altura de renovar o meu gorro ou as minhas luvas, tenho duas exigências: primeiro que sejam cores neutras (preto, azul escuro, camel, bege ou cinzento) e cujo seu fabrico seja à base de bons materiais, como lã ou caxemira – não só duram mais tempo, como também não se tornam feios ou com borbotos.

Sapatos

Ténis, botas e sapatos para armário cápsula minimalista
Ténis, botas e sapatos para armário cápsula minimalista

Botas – Um dos indispensáveis neste armário cápsula de outono-inverno são umas botas. Sejam pretas, castanhas, em pele ou camurça. Deves ter umas botas chelsea, como estas em preto, e umas botas com salto, castanhas ou pretas. O que te aconselho é que, principalmente no calçado escolhas sempre cores neutras para poderes combinar com diferentes looks.

Ténis – Ténis são sinónimo de conforto, mas isso não significa que devas descuidar o teu look. Estes ténis, com o símbolo em preto, são o exemplo de uma tendência que se tornou um clássico. Podem ser usados em quase todas as ocasiões. E estes Adidas Samba, em colaboração com a Sporty & Rich, são um must-have para qualquer estação.

Sapatos clássicos – Os sapatos rasos, ou loafers, tornaram-se uma tendência vieram para ficar. Estes Loafers da Gucci, para além de confortáveis são bastante práticos e podes usá-los em qualquer ocasião. Claro que existem opções mais acessíveis – desde que sejam igualmente cómodos, também são uma opção tal como estes.

Guarda esta imagem no teu álbum do Pinterest para te inspirares, sempre que precisares.

Armário Cápsula Outono Inverno Minimalista e Intemporal - Pinterest

Total
5K
Partilhas
Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigo Anterior
Favoritos do Mês de Agosto

Favoritos do Mês de Agosto

Próximo Artigo
Transforma as Tuas Finanças Pessoais: 5 Dicas de Ouro para Uma Poupança Eficaz

Finanças Pessoais: 5 Dicas de Ouro para Uma Poupança Eficaz

Artigos Relacionados
Total
5K
Partilha