Um guia com tudo o que precisas para construir um armário cápsula de outono-inverno, minimalista, com peças clássicas e intemporais.
Por aqui somos fãs assumidas do Outono e nada melhor do que começares a planear o teu armário cápsula, para que as peças não esgotem. O Verão já lá vai (deixa saudades, admito) e o tempo fresco começa agora a chegar. Para esta nova estação opto sempre por tons neutros, que conjuguem entre si. Pensar em camisolas de malha e sobretudos faz-me querer ir fazer um chá, pegar num livro e sentar-me junto à lareira. Demasiado cedo? As lojas dizem que não, pois a nova coleção já chegou.
Depois de meses de calor estou mais do que pronta para abraçar o frio. E conjugar peças clássicas com outras mais desportivas, usar botas e o meu amado sobretudo camel. Mas será que tenho que comprar novas peças? Não. A ideia é fazeres uma escolha do que já tens e que possas adaptar ao Outono. Menos é sempre mais, até no que diz respeito à roupa.
E se já deste uma vista de olhos pelo Armário Cápsula de Verão ou mesmo no de Primavera, vais perceber que algumas peças podem ser reutilizadas, como por exemplo: um camiseiro branco, uma sweatshirt e t-shirts para os dias mais quentes de Outono, as calças de ganga e claro, os ténis.
O que é um armário cápsula?
Um armário cápsula, é um guarda-roupa com um número limitado de peças (um guarda-roupa minimalista, na verdade) que podem ser misturadas e combinadas entre si, para criar um infinito número de looks.
Para criares um armário cápsula, as peças devem ser escolhidas tendo em conta:
- A cor – dá preferência a cores neutras para poderes combinar mais facilmente com várias peças;
- O estilo e corte – deves optar sempre por peças clássicas e intemporais, sem padrões ou cores garridas para que não passem de moda de um ano para o outro;
- Os materiais – escolhe sempre bons materiais como a caxemira, algodão, lã, seda… isto porque, as peças devem durar mesmo após lavagens e muito uso.
Na realidade, o armário cápsula acaba por ser um armário minimalista, onde tens apenas peças essenciais – porque todas combinam entre si. Ter um guarda-roupa composto por peças versáteis, intemporais e de boa qualidade que facilitam o teu dia-a-dia na hora de escolher um conjunto – é um sonho tornado realidade, eu sei! E esse é exatamente o segredo do armário cápsula.
De uma ida às compras de supermercado, a um date, ou mesmo a um brunch de domingo, esta seleção inclui tudo o que precisas num guarda-roupa clássico para o outono e de transição para o inverno. Estas peças intemporais vão permitir que cries dezenas de looks diferentes e elegantes durante as duas próximas estações.
Como Montar um Armário Cápsula para Outono-Inverno:
Sobretudos
Casaco Acolchoado Preto – Uma peça-chave da coleção de Outono-Inverno: casacos acolchoados. Vais vê-los em todas as lojas e em diferentes cores, cortes e tamanhos. No entanto, creio que veio para ficar porque tem um corte clássico e intemporal.
Gabardine Curta – Sim, não consegui resistir e já a comprei, admito. Esta gabardine em bege, é muito versátil e é um básico que não vai passar de moda. É ideal também para usares no dia-a-dia para o escritório mas também num look descontraído, se conjugada com uma camisa branca, umas calças de ganga e uns ténis.
Sobretudo com Cinto – A minha perdição são sobretudos com cinto e se possível sem botões. Adoro-os porque tem um corte simples, podem ser conjugados com peças mais clássicas ou mais desportivas. Este sobretudo está disponível em três cores.
Gabardine Clássica – Se falamos de peças clássicas, então não pode faltar uma garbardine na cor bege ou camel. O que te aconselho é que experimentes em loja, pois não deve ficar muito larga, nem demasiado apertada (para que possas usar uma malha por baixo) e que tenhas atenção aos detalhes, como os botões – prefiro que sejam na cor tartaruga como nesta gabardine. Um artigo indispensável no teu armário cápsula de outono-inverno.
Casaco Comprido de Malha – Este casaco pode ser usado como sobretudo ou por baixo de um outro casaco. É muito macio, quente e podes conjugar com peças mais clássicas para usar no trabalho ou até mesmo no fim-de-semana com um conjunto mais casual. Este casaco comprido está disponível em bege, castanho, cinzento e camel.
Blazers – Os blazers são um um dos básicos em qualquer armário cápsula. Seja no outono, primavera… na verdade em todas as estações. Ficam muito bem conjugados com calças de corte clássico – se o teu emprego exige que uses peças mais formais. Se não, combina um blazer, uma t-shirt, calças de ganga e uns ténis. É o meu look preferido, sou fã e uso muito (para ser verdadeira, no outono uso quase todos os dias). Na minha opinião, num armário cápsula de outono não podem faltar um blazer bege ou camel como este e um blazer preto fluído como este.
Camisolas e Casacos de Malha
Camisolas de Malha – As camisolas de malha são uma tentação. Quer tenham riscas, decote redondo, decote em V ou gola alta. No meu armário cápsula não faltam! E aconselho que no teu também não. Dá preferência a bons materiais de confecção para que não se desgastem facilmente com as lavagens. Escolhe camisolas em tons neutros, para que possas conjugar com calças clássicas, jeans e com sobretudos.
Cardigans – Outro clássico neste armário cápsula de outono-inverno. Combinam muito bem tanto com umas calças clássicas beges, pretas, cinza claro ou de ganga.
Camiseiro branco – Esta peça é um básico, e como tal se for de boa qualidade pode saltar de estação em estação. Esta camisa branca é simples e perfeita para usar no outono-inverno, com os looks de primavera ou até aberta e por cima de uma t-shirt no verão, por baixo de um bom casaco de malha ou de uma sweater. Ideal para usares no dia-a-dia, no trabalho ou com um look mais descontraído ao fim-de-semana.
T-shirts – Outro básico que podes manter da estação anterior, isto porque, o outono ainda nos reserva alguns dias quentes e as t-shirts podem mesmo salvar-nos de morrer de calor. Podes usá-las, no Outono, por baixo de um blazer, por exemplo. Opta por t-shirts confeccionadas com bons materiais e num corte nem muito largo mas também não muito justo. Esta t-shirt, disponível em várias cores, é a minha favorita para usar no Outono-Inverno e também na Primavera e no Verão – em qualquer estação na verdade.. O toque do material é muito bom, tenho em mais do que uma cor. Já as tenho há dois anos e posso recomendar-te.
Como Manter a Roupa Branca Sempre Branca
Calças
Calças Clássicas – Não há nada como um básico. Escolhe umas calças com um corte clássico em preto como estas, bege (diz sim às cores claras nas estações mais frias) e em cinza. Umas calças azul-escuras também são um must-have. E vais perceber que consegues fazer dezenas de combinações apenas com 4 calças clássicas.
Calças de ganga – Escolhe uns jeans confortáveis e dá preferência às cores mais escuras nesta altura do ano. Um par de jeans de perna reta ou afunilados no tornozelo, como estas com uma lavagem média-escura, conferem ao look um estilo mais trendy e são perfeitas para combinar com tons camel e pretos.
Acessórios de Outono – Inverno
Mala em pele preta | Mala em pele castanha | Cinto castanho | Cinto em pele preto | Gorro lã merino | Luvas em caxemira | Fio banho ouro | Brincos | Óculos
Bijuteria – Claro que tudo de depende do teu tom de pele e da tua preferência, mas admito que sou fã de jóias num tom dourado. Escolhe peças clássicas, de materiais nobres como o ouro ou a prata, e sem brilhos. Até porque menos é sempre mais!
Óculos de sol – Estes óculos de sol pretos são os meus favoritos. Tenho-os há anos e não os largo! Tem um design simples, armação quadrada e são um clássico que nunca passa de moda. Tanto os uso no verão como agora no outono-inverno.
Cintos – Não pode faltar um cinto (ou dois, na verdade) neste armário cápsula de outono-inverno. Dá preferência a cintos de pele (sim, e se preferires pele vegan melhor ainda) para que não se estraguem facilmente com o uso. Basta escolheres um cinto castanho ou camel e um cinto preto – é tudo o que precisas.
Malas – Quando escolhes uma mala ou mesmo um porta-moedas tem muita atenção aos materiais, aos detalhes e ao fabrico. Comprar uma mala só porque é barata, pode significar que daqui a um ano, após algum uso, terás de comprar outra. Isso é simplesmente deitar dinheiro para o lixo. Investe em algo que te vai durar anos! Neste armário cápsula de outono-inverno trago-te dois exemplos de malas clássicas e intemporais. Uma mala como esta em pele vai durar-te anos.
Gorro e luvas – Quando está na altura de renovar o meu gorro ou as minhas luvas, tenho duas exigências: primeiro que sejam cores neutras (preto, azul escuro, camel, bege ou cinzento) e cujo seu fabrico seja à base de bons materiais, como lã ou caxemira – não só duram mais tempo, como também não se tornam feios ou com borbotos.
Sapatos
Botas – Um dos indispensáveis neste armário cápsula de outono-inverno são umas botas. Sejam pretas, castanhas, em pele ou camurça. Deves ter umas botas chelsea, como estas em preto, e umas botas com salto, castanhas ou pretas. O que te aconselho é que, principalmente no calçado escolhas sempre cores neutras para poderes combinar com diferentes looks.
Ténis – Ténis são sinónimo de conforto, mas isso não significa que devas descuidar o teu look. Estes ténis, com o símbolo em preto, são o exemplo de uma tendência que se tornou um clássico. Podem ser usados em quase todas as ocasiões. E estes Adidas Samba, em colaboração com a Sporty & Rich, são um must-have para qualquer estação.
Sapatos clássicos – Os sapatos rasos, ou loafers, tornaram-se uma tendência vieram para ficar. Estes Loafers da Gucci, para além de confortáveis são bastante práticos e podes usá-los em qualquer ocasião. Claro que existem opções mais acessíveis – desde que sejam igualmente cómodos, também são uma opção tal como estes.
Guarda esta imagem no teu álbum do Pinterest para te inspirares, sempre que precisares.