Vamos finalmente revelar tudo o que precisas saber para que consigas manter a roupa branca sempre branca e dizer adeus às nódoas e aos brancos amarelados. Imagina este cenário: é happy hour, estás sentada num rooftop e o sol está a pôr-se, enquanto isso bebes uma margarita e sentes-te no topo do mundo – com o teu novo vestido branco ninguém te para! Vestido esse que compraste de propósito porque realça o teu bronzeado.
Mas de repente os nachos que estavas a comer saltam da tua mão para o teu vestido. O pânico instala-se enquanto tentas limpar… mas a mancha já ficou. Ao chegares a casa atiras o vestido para a pilha de roupa para lavar, e mesmo depois de o lavares a nódoa – teimosa – continua lá. Foi uma tarde ótima mas uma nódoa não é de todo a melhor recordação, certo? Sentes-te decepcionada e decides que nunca mais vais usar branco.
Ok, admito que possa estar a dramatizar um pouco mas, tendo eu já passado pela ansiedade de usar branco e ir a um restaurante, percebo o dilema. A boa notícia é que esse receio pode mesmo acabar se souberes como cuidar da tua roupa branca, de forma a mantê-la mesmo branca.
Mas será que sabes como lavar a roupa branca corretamente? Talvez não – eu também não fazia ideia até há uns meses. E por isso, quero partilhar contigo as 7 melhores dicas de como lavar roupa branca para que se mantenha sempre branca.
7 Dicas Essenciais para Tratar da Roupa
Lê a etiqueta de cuidados da peça de roupa
Talvez isso seja óbvio, mas cada peça de roupa que tens no roupeiro tem uma etiqueta de cuidados, e essa etiqueta dir-te-á tudo o que precisas saber sobre como cuidar daquela peça.
Se por acaso já tiveste dúvidas de qual a temperatura da água, se podes secar na máquina ou limpar a seco uma peça, é nessa etiqueta que deves procurar a informação.
Lava as peças brancas separadamente
Quem nunca juntou uma peça ou outra, mesmo que de cor diferente, apenas para encher uma máquina? A ideia é fantástica se falarmos em poupança de energia e de água, mas péssima se alguma dessas peças for branca e as restantes de cor escura ou mesmo coloridas.
A maioria dos tecidos da roupa não é resistente à cor, o que significa que a mesma pode desbotar na lavagem – sim mesmo os beges! Para evitar isso, lava os brancos separadamente.
Escolhe a temperatura da água – de preferência acima de 30º
Se lavares a roupa branca na máquina de lavar, lê sempre a etiqueta de cuidado de cada peça, e se a mesma permitir deves escolher a temperatura mais quente possível. Isto porque temperaturas mais quentes ajudam a retirar as nódoas e na atuação do detergente, acabando por desinfetar as peças e manter a roupa branca.
Mas lá está, se a peça de roupa só permitir lavagem até 40º e tu colocas a lavar a 60º, poderá encolher e isso é algo que não queremos, definitivamente!
Como Limpar a Máquina de Lavar Roupa em 3 Passos
Escolhe uma alternativa à lixívia
Eu não uso lixívia. Já ouvi histórias de terror de roupas manchadas de lixívia e sim, tenho receio que também eu seja uma vítima.
Uso sim um detergente potente, que não irrita a pele e remove manchas difíceis da roupa. Para além de que mantém as cores e os tecidos em muito bom estado.
Estou a falar deste detergente.
Desinfecta em profundidade e tem ação específica para nódoas difíceis mesmo em lavagens curtas e a baixas temperaturas. É o meu favorito também porque é eficaz tanto em roupa branca como nas restantes cores.
Usa um branqueador para manter a roupa branca
E para aquelas manchas amarelas que aparecem com o uso de certos tipos de desodorante, ou mesmo para as peças, que devido à sua composição, parecem ser propícias a amarelar, aconselho que uses um branqueador – sem líxivia.
Adiciona este passo à tua rotina de lavagem de roupa e vais perceber que as peças de roupa branca conseguem manter-se brancas, e por mais tempo.
Eu uso este aditivo em pó, o Vanish Oxi Advance. Funciona como removedor de manchas, de odores e é adequado para usar com o detergente na máquina de lavar – mesmo em ciclos curtos e a temperaturas baixas. Não tem lixívia, por isso é seguro usar nos tecidos brancos mais delicados e podes usá-lo também como pré-tratamento antes da lavagem habitual.
Faz um pré-tratamento das nódoas
Convenhamos, as nódoas são inevitáveis, seja em roupa branca, escura ou colorida. Mesmo que tentes evitar ao máximo, uma ou outra peça acaba amarelada ou com uma mancha.
Na minha opinião, não há nada mais satisfatório do que tirar uma nódoa e ver a peça como nova – e quanto mais rápido agires, melhor para manter a roupa branca.
Estas canetas são um verdadeiro salva-vidas. Este pack de 3 canetas é um must-have. Tenho uma comigo na mala, uma no carro e a outra caneta outro ofereci ao meu marido! É eficaz na remoção de nódoas quando estás fora de casa, porque consegues rapidamente e quando chegas a casa é só colocar a lavar.
Ajuda a eliminar nódoas de café, vinho, ketchup. Digamos que nódoas típicas que são o terror da roupa branca.
Lembras-te do cenário que te pedi para imaginar logo no início desta nossa conversa? Sim, o do vestido branco. Pois bem, esta caneta tinha impedido que aquele momento ficasse arruinado por uma nódoa.
Qual o melhor produto para tirar as nódoas?
Tenho um para te recomendar. Não podia terminar sem te dar a MELHOR dica que experimentei recentemente e que tenho adorado, porque resulta mesmo! Quando descobri quis partilhar com todas as minhas amigas.
Já ouviste falar do bicarbonato de sódio? Pois bem, lavar roupa branca com bicarbonato é uma óptima solução porque este produto é um forte aliado na remoção de nódoas e manchas amarelas na roupa branca. Tenho usado como pré-tratamento em lençóis, toalhas de banho, panos de cozinha e até mesmo na minha roupa branca. Podes lavar a roupa branca com bicarbonato na máquina de lavar. Não me canso de recomendar – é barato e eficaz!
Agora conta-me, já experimentaste alguma destas dicas? Partilha comigo, nos comentários, como manténs a tua roupa sempre branca e se alguma destas dicas te ajudou.