7 Dicas de Restauração de Móveis Antigos e DIY’s

Rita

A Primavera é a época perfeita para dar um novo visual à nossa casa, e uma maneira económica e sustentável de fazer isso é através dos DIYs e restauração de móveis antigos. A renovação de móveis pode trazer um novo ar aqueles móveis que temos lá por casa e que já não combinam com o resto da decoração, os que herdamos e que tem um valor sentimental, ou que são novos mas queremos torná-los “mais a nossa cara”.

Ao restaurar um móvel, é possível resgatar sua beleza original, aumentar sua durabilidade e até mesmo valorizá-lo como objeto de decoração. E com a grande variedade de tutoriais disponíveis na internet e nas redes sociais, podemos encontrar inspiração e dicas para criar projetos únicos e personalizados que se adequem ao nosso estilo e necessidades.

Afinal quem nunca se perdeu no Pinterest à procura de “Ikea Hacks“, onde uma simples estante de livros branca, ganha todo um makeover e parece saída de uma loja de decoração de renome. Conseguem fazer verdadeiras obras de arte:

Ikea Hacks e DIY’s:

fonte: IKEA
fonte: Pinterest
fonte: Pinterest

Eu sei, quase duvidamos se aquele móvel simples com prateleiras deu mesmo lugar ao que os nossos olhos veem. Mas pasmem-se, é sim. O que a estante Billy do Ikea e umas mãos habilidosas conseguem fazer.

A decoração tradicional e os móveis antigos:

No entanto, foi a decoração tradicional que me roubou o coração. Sim, o IKEA tem os seus encantos sem dúvida, assim como todos os outros estilos de decoração. Mas posso dizer-te que me reencontrei e me apaixonei verdadeiramente pela minha casa quando descobri o estilo tradicional. Até porque sem saber bem como, em determinada altura o meu Pinterest foi invadido por uma onda de fotografias de decoração tradicional e acabei rendida. Há algo que me aquece o coração quando vejo casas decoradas de forma tradicional com peças dotadas de uma personalidade vincada – e quase que vindas de um era vitoriana – que se conjugam facilmente com outras de outros estilos.

No entanto, e para grande tristeza minha, as imagens que guardava nos meus álbuns não se transportavam automaticamente para a minha casa, e percebi que decorar as divisões como as imagens que via (e ter peças que davam alma aos espaços) ia demorar o seu tempo. O primeiro passo foi inspirar-me e criar álbuns para cada divisão – afinal, na minha opinião, todas as divisões devem ter o mesmo fio condutor.

Restauração de Móveis Antigos
fonte: Pinterest
Dicas de Restauração de Móveis
fonte: Pinterest

Mas a verdade é que foi um tormento tentar encontrar móveis usados, de traça antiga em bom estado. Queria algo que (não tendo herdado) completasse a decoração e se integrasse de tal forma que ao olhar parecesse que sempre viveu ali. E assim começou a minha pesquisa por restauração de móveis.

Dicas de Restauração de Móveis
fonte: Pinterest
Dicas de Restauração de Móveis
fonte: Pinterest

Restauração de móveis

Eu sabia exatamente o que queria: algo antigo, mas não uma antiguidade. Procurava móveis com personalidade, rústicos e com uma nova cara. E não sendo eu dotada das tais mãos habilidosas fui procurar quem percebesse do assunto.

A pesquisa não foi fácil, porque nem todos me pareceram ter o que eu procurava. Mas felizmente encontrei esta loja de restauro de móveis . As fotografias que anunciavam os artigos à venda mantiveram-me presa ao ecrã desde o primeiro instante.

A Restaurus é uma empresa especializada em restauração de móveis antigos e foi fundada por uma Mulher (algo que adoramos): a Carolina. O projecto surgiu de um hobbie onde a mesma conseguia dar asas à sua criatividade e também como uma forma de promover o consumo mais consciente. Até porque, segundo a fundadora, Restaurus significa mudança e surge no conceito de transformar algo velho em novo. Na oportunidade de pegar em peças e dar-lhe uma nova vida, restaurando móveis que ao longo da sua história foram perdendo o seu brilho, dando-lhes uma nova personalidade ou enaltecer a que já tem.

Na Restaurus o principio é apenas um: preservar sempre a identidade de cada peça. Neste armazém, as peças de mobiliário usadas ganham uma nova vida. Móveis antigos e com algum desgaste (que provavelmente iriam parar ao lixo) ganham agora um destaque, cor e uma cara lavada. O que me surpreendeu pela positiva, foi perceber que se tratava de um negócio de economia circular, onde se reaproveitam (sempre que possível) peças e materiais, com muito pouco desperdício e tudo é feito de forma sustentável.

Segundo a Carolina, especialista em restauração de móveis antigos: “Existem diversos motivos que levam as pessoas a procurar serviços de restauração de móveis, desde a vontade de preservar um objeto de família até o desejo de ter uma peça exclusiva e personalizada.”

Nesta empresa familiar, utilizam-se ainda técnicas tradicionais de restauração aliadas a equipamentos modernos e materiais de alta qualidade para garantir que os móveis sejam restaurados com a maior perfeição e mantendo a história e a beleza de todas as peças. A restauração pode incluir desde a limpeza e arranjo de pequenos defeitos até a recuperação completa da estrutura e acabamento dos móveis.

Foram fotografias como estas que me cativaram logo desde o início e os comentários de quem compra prova o quanto adoraram as suas novas peças.

E claro que não seria eu se não lhe pedisse algumas dicas para partilhar com vocês – afinal é para isso que as amigas servem.

7 Dicas para Restaurar Móveis Antigos:

  1. Ao escolher um móvel para restaurar, é importante considerar a sua origem, idade, estilo e valor histórico ou sentimental. Móveis antigos e de época podem ter características únicas e valiosas, como a madeira nobre, os acabamentos feitos à mão e com técnicas de construção que já não são tão comuns.
  2. Avaliar o estado da peça para um melhor planeamento do material necessário para fazer o restauro.
  3. De seguida avança para a limpeza do móvel. É importante remover toda a sujidade da peça para que a aplicação dos produtos (vernizes, tintas, etc.) seja a mais eficaz possível. Ainda nesta fase devem ser retirados todas as peças que constituem o móvel (gavetas, portas, puxadores, dobradiças, etc.)
  4. Preparar a madeira: Se necessário tapar as fissuras e lixar para remover tintas e vernizes antigos.
  5. Dá prioridade a tintas e materiais ecológicos – amigos do ambiente e da nossa saúde. E o melhor é que muitas das tintas dispensam a aplicação do primário. Dica importante: respeita os tempos de secagem entre as camadas de tinta e se possível passar uma lixa fina entre as camadas.
  6. Para um melhor acabamento e impermeabilização, passa um verniz. Pode ser mate, brilhante ou se preferires usa uma cera ou um óleo.
  7. Para veres se a impermeabilização/proteção do móvel está bem feita, coloca umas gotas de água e observa se estas são absorvidas, se não forem, então fizeste um bom trabalho.

A verdade é que restaurar móveis é muito mais do que uma simples tarefa de arranjar algo que se estragou ou que já não nos serve. É uma oportunidade de dar nova vida a objetos que, de outra forma, iriam certamente para o lixo. Ao restaurar um móvel, estás a preservar a sua história e a sua beleza única, dando-lhe um novo propósito.

SOBRE A MARCA

Restaurus – Restauração de Móveis

Localização: Lisboa
Mais informações: Aqui

Total
0
Partilhas
Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigo Anterior
Essenciais para Bebé - Guia Completo com Todos os Produtos Necessários

Essenciais para Bebé - Guia Completo com Todos os Produtos Necessários

Próximo Artigo
10 Séries para ver na Primavera

10 Séries Para Ver na Primavera

Artigos Relacionados
Total
0
Partilha