A Black Friday está aí à porta e este ano realiza-se no dia 24 de Novembro.
Confesso que já houve tempos em que fiquei demasiado entusiasmada com todas as promoções, comprando tudo o que achava que precisava, e isso prejudicou demasiado o meu orçamento. Afinal é nesse dia que temos acesso aos melhores descontos, não é verdade? Eu acreditava piamente que sim.
No entanto, os anos foram passando (e a sabedoria aumentando) e acabei por aprender algumas coisas que quero partilhar contigo aqui. Até porque nem tudo o que parece é. Não é só porque está em promoção no dia da Black Friday, que devemos comprar. Não me interpretes mal, eu adoro um bom desconto, aliás comprar o que queria e ainda poupar durante a Black Friday era um verdadeiro “match made in heaven”. Mas a verdade é que cada vez mais temos de ser intencionais no que compramos e estar muito atentas a falsas promoções.
Se queres fazer as coisas de forma diferente e poupar nesta Black Friday, convido-te a criar uma espécie de nova tradição onde crias uma intenção para o que queres comprar – perguntando a ti mesma: isto é realmente necessário ou estou a comprar apenas por ser Black Friday?
Claro que não é tão simples assim e sei que vais precisar de uma ajuda extra para estares preparada a 100%. Por isso, e para te ajudar da melhor forma possível, reuni 5 dicas para que consigas aproveitar e poupar na Black Friday.
Define um limite de gastos
Já te aconteceu chegares ao checkout de um site e veres um número de três dígitos para pagar e nem te apercebeste como é que isso aconteceu? Evita surpresas ao fazeres um orçamento e definires um limite para as compras. Deves perceber o que realmente precisas e quanto podes gastar, antes mesmo de entrar em qualquer site.
Recomendo que te sentes e olhes verdadeiramente para as tuas finanças. Qual o valor que pretendes gastar em presentes? A que pessoas queres oferecer? Qual o valor máximo por presente ? O que queres comprar para ti é algo mesmo necessário? Ter respostas claras para estas perguntas antes de começar a comprar vai ajudar-te a saber o que procurar, se realmente é uma boa oferta e quando estiveres perto de atingir o teu limite que definiste.
Verifica antecipadamente os preços e compara-os
Se já sabes o que queres comprar, então vai verificando semanas antes do grande dia onde o podes encontrar e se há flutuação de preços. Neste artigo mostro-te onde podes conseguir perceber a que preço estava um determinado artigo nos últimos 30 dias. É uma grande ajuda, especialmente se estás à procura de aparelhos electrónicos ou grandes electrodomésticos. Desta forma consegues evitar comprar porque te parece que naquele momento está com um bom desconto – o que nem sempre é verdade.
Pergunta às pessoas o querem de presente de Natal
As pessoas ainda fazem listas de Natal ou é só minha família? Embora a procura pelo presente perfeito possa parecer divertida, ajuda ter algumas sugestões. Fala com a tua família e amigos e pede-lhes que te deem algumas ideias de presentes que gostariam de receber este ano. Isso vai poupar-te tempo e energia. Outra solução é se aderirem ao “amigo secreto” e impõem um limite de gastos – neste artigo falamos sobre isso mesmo. Além disso, com uma lista de presentes de natal já feita, tens muito mais chances de cumprir o orçamento que definiste.
Se a tua família e amigos adoram ser surpreendidos, não te preocupes nem entres em pânico. Criámos um Guia com Ideias de Presentes de Natal para os mais pequenos, para as mães, para a melhor amiga, para os homens da tua vida… Carrega na imagem abaixo e respira de alívio .
Compra online
Ir a um centro comercial fazer compras na Black Friday é apenas uma perda de tempo e paciência. As filas são longas, não conseguimos comparar preços e muitas vezes compramos por impulso porque lá está, o tempo esgota-se.
Para além de conseguires guiar-te facilmente pela tua lista de presentes ou de produtos que precisas mesmo, também consegues aceder facilmente ao checkout do site e perceber se já ultrapassaste o teu limite. Para além de que, podes fazer as tuas compras ao teu ritmo, no conforto do teu sofá.
Atenção ao Cartão de Crédito
Um cartão de crédito pode ser benéfico sim, mas epnas em dois casos. Primeiro se o usares e pagares ao final do mês, servindo apenas como um adiantamento, e se não pagares em prestações acumulando juros sobre o valor que usaste. Segundo, se for um cartão com cashback. Espreita este artigo com 10 Conselhos Financeiros e onde abordo o tema do cashback em cartões de crédito.
Se tens um cartão de crédito este deve ser usado com muita responsabilidade, pois se não controlares os teus gastos, podes mesmo arrepender-te mais tarde e aí já é tarde demais.
A Black Friday não deve ser o dia em que acabas endividada por causa dos presentes de natal. Deves gastar apenas aquilo que efetivamente podes usar. Não vivas acima das tuas possibilidades comprando artigos para impressionar alguém ou porque viste algo que alguém no Instagram tem.