10 dicas para poupar dinheiro durante a época do Natal

Rita
10 dicas para poupar dinheiro durante a época do Natal

Quando a época natalícia chega, é normal pensarmos que é melhor esquecer o nosso orçamento mensal e simplesmente aproveitar as festividades. Mas isso pode significar uma verdadeira tragédia. Se é verdade que a inflação ameaça esta época, não temos que a abolir por completo se soubermos como poupar dinheiro (e evitar gastos desnecessários) durante a época do Natal. Quer gostes ou não desta altura do ano, ela está aí à porta e é hora de te preparares para os meses frios de novembro a janeiro, e mais difícil do que o frio que se faz sentir é mesmo o golpe que a nossa carteira pode levar se não te preparares.

Mas, se és como eu e adoras o Natal e tudo o que antecede esta época, como é que podes aproveitá-la sem exagerar? Com um pouco de preparação e estratégia, não é tão difícil quanto imaginas. Espreita estas 10 dicas para poupar dinheiro durante a época do Natal, sem que percas a magia tão típica. E digo-te mais: A dica número 5 já salvou uma tradição familiar e há uma outra que te vai ajudar a não cair na “armadilha” das promoções na época do Natal!

Aluga ou vende roupas para as festas e jantares de Natal

Nesta época os jantares de Natal são mais do que os dedos das nossas mãos: jantares da nossa empresa, da empresa do marido, jantares com amigos… Já para não falar que se costumas festejar a passagem de ano fora de casa, escolher um vestir novo pode custar muito dinheiro.
Mas já pensaste na opção de alugar? Em vez de comprares uma roupa nova para cada evento, opta por alugar. A empresa Big Closet funciona assim: podes alugar um vestido para uma ocasião e devolves a seguir. E se tiveres vestidos teus que queiras colocar a alugar ou vender, também podes ganhar um dinheiro extra. Desta forma, terás uma roupa nova para cada evento sem repetires um look e sem destruires o teu orçamento.

Define um orçamento e cumpre-o

Por falar em orçamento… A maior e mais óbvia maneira de os gastos ficarem fora do nosso controlo é quando não planeamos com antecedência quanto podemos gastar. Antes mesmo de pensares nas compras para a ceia de Natal ou nos presentes que queres comprar, dá uma olhadela ao teu orçamento mensal e vê quando podes efetivamente usar.

Se necessário, começa a reduzir as compras não essenciais nos meses que antecedem o Natal para poderes gastar um pouco mais (mas de forma controlada) nas datas festivas que se avizinham.

Uma boa ideia é que se ainda não o fazes, possas começar a poupar para esta altura desde já e de forma gratuita. Ao abrires uma conta MOEY do Banco Crédito Agrícola, não tens qualquer custo (nem com o cartão de débito), consegues criar várias contas poupança conforme os teus objetivos e podes colocar de parte um valor específico para poderes gastar na altura do Natal, por exemplo. Sabe mais sobre como podes fazer essa gestão aqui.

Prepara a ceia de Natal com antecedência

Sabias que se começares já a comprar alguns ingredientes para a ceia de Natal ou mesmo para almoço do dia seguinte, podes poupar dinheiro? Ingredientes como o azeite, os frutos secos ou as bebidas, podem ser comprados com antecedência porque não se vão estragar. Até porque tendencialmente os preços destes alimentos aumentam no mês de dezembro e a inflação não está a ajudar, por isso, o ideal é ires comprando faseadamente. Já para não falar que se deixares para a última hora, muitos deles podem esgotar.

Organizar festas de Natal? Sim, mas…

Se costumas ser tu a anfitriã da festa de Natal do teu grupo de amigos, convidá-los a todos para um jantar em tua casa pode ficar muito caro. Mas isso não significa que devas cancelar já a festa. E se, em vez de seres tu a fornecer toda a comida e bebidas, convidasses os teus amigos a trazerem também aperitivos, bebidas e algumas sobremesas? Assim todos podem contribuir e acaba por ser uma decisão financeira responsável.

Amigo secreto com a família e amigos

Cá por casa fazemos assim: se tem mais de 17 anos então faz parte do Amigo Secreto. Antigamente (mais propriamente antes da pandemia) fazíamos da forma tradicional: A seguir à ceia de Natal sorteávamos os nomes do amigo secreto para o próximo ano. Usávamos um chapéu de Pai Natal colocávamos lá dentro papeis com os nomes de todos, deixando as crianças de parte, sacudimos o chapéu e cada um tirava um papel com um nome sem o poder revelar. Sorteávamos o amigo secreto de um Natal para o outro e sabíamos de antemão a quem iríamos oferecer um presente.

Mas eis que no Natal de 2020, devido às restrições da pandemia, não pudemos estar todos presentes na ceia de Natal. E por pouco não íamos conseguindo manter a nossa tradição de sortear o próximo Amigo Screto. Mas este site salvou-nos! E a partir daí temos vindo a sortear os nomes de forma digital. E podes fazer o mesmo com as tuas amigas e colegas de trabalho. Certifica-te que definem um valor máximo para o presente, para que ninguém acabe com um removedor de pelos da roupa (sim, dá jeito mas… ) ou com um presente tão caro como um jantar num hotel 5 estrelas.
Acredita, resulta muito bem e acaba sempre em gargalhadas.

10 dicas para poupar dinheiro durante a época do Natal

Faz compras online

Fazer compras online permite que consigas controlar os gastos de uma forma mais eficaz. Ao contrário de as fazer numa loja de um centro comercial, comprar presentes online pode mesmo ajudar-te a poupar dinheiro nas compras de Natal. Isto porque consegues perceber imediatamente qual o total do teu carrinho de compras. Mas fazer compras online acaba por ter outras vantagens nesta altura mágica do ano: evitas filas nas lojas, muitas vezes podes pedir para o presente ser entregue já embrulhado e ainda consegues estar a par das promoções para poupar numa ida ao supermercado.

Outra dica que te quero dar é: evita fazer compras de Natal com cartão de crédito. Podes achar uma boa ideia comprar agora e pagar depois, mas em Janeiro vais arrepender-te de ter parcelado essas compras.
Hoje em dia os sites já permitem pagar através de uma referência multibanco, por exemplo, que podes pagar sem sair do teu sofá… Mas se mesmo assim achas que isso dá muito trabalho, há contas bancárias gratuitas como a do MOEY do Banco Crédito Agrícola que tem disponível, na app, um cartão multibanco virtual gratuito – é seguro e sem complicações.

Considera presentes menos supérfluos

Em vez de passares horas à procura de um presente numa loja, descobre se algum dos teus amigos ou familiares prefere algo que seja mesmo necessário e que pode genuinamente. A tua mãe anda tensa e stressada durante este época? Já pensaste em oferecer-lhe uma massagem para fazer logo a seguir às festas?! Talvez a tua irmã esteja a precisar de uma baby sitter por uma noite, para que ela e o teu cunhado possam passar um fim-de-semana fora. Podes oferecer-te para ficar com os teus sobrinhos.

E como posso oferecer esse gesto? – perguntas tu. Já ouviste falar do CANVA? Nesta plataforma de design podes dar asas à tua criatividade e surpreender todos. O CANVA é muito intuitivo e fácil de usar (não tens de ser designer) e tem uma versão gratuita. Lá encontras um mundo de templates para tudo o que te possas lembrar e podes criar um vale presente personalizado, as etiquetas para os teus presentes, cartões de boas festas… ou usar os que já estão pré-feitos e só tens de imprimir.

Poupa na decoração e no papel de embrulho

Recicla a tua decoração de Natal. Lá porque vês no Instagram ou no TikTok alguém a comprar uma nova decoração todos os anos, não quer dizer que o tenhas de fazer. Mais tarde vais agradecer esse teu gesto – acredita. Sê criativa e pesquisa no Pinterest formas de usarmos elementos da natureza, como pinhas e ramos de pinheiro para decorar a tua mesa natalícia. E o mesmo com o papel de embrulho: reaproveita. Depois de abertos os presentes, guarda o papel e os laços que estejam em boas condições e que possam ser utilizados no ano seguinte. As caixas das encomendas que recebes em casa também podem dar uma ajuda.

Dicas para poupar dinheiro durante o Natal

Diverte-te sem gastar dinheiro

O Natal significa muitas vezes trocas de presentes, jantares com amigos e comemorações com colegas de trabalho. E todas nós sabemos como estas atividades podem sugar grande parte do nosso orçamento e lá se vai a necessidade de poupar dinheiro durante e após o Natal. Para compensar alguns desses gastos inerentes, troque algumas das tuas atividades habituais, como idas ao cinema ou almoçar fora todos os domingos, por coisas mais acessíveis. Espreita as luzes de Natal na baixa da tua cidade e observa as luzes de Natal, organiza uma noite de guloseimas e filmes natalícios em tua casa, dá um passeio pelas feiras de Natal (mesmo sem comprar nada).

Aproveita todas as Promoções

Aproveitar as promoções antes do Natal é a melhor forma de para poupar dinheiro e poder despachar as prendas antecipadamente. Até porque ninguém quer esperar em filas ou não receber a encomenda atempadamente. Podes optar por comprar antecipadamente os presentes de natal aderindo às promoções. Quer seja na Black Friday que se realiza sempre na última sexta-feira de Novembro ou na Cyber Monday que se realiza na segunda-feira seguinte ao Black Friday. E para os mais pequenos podes sempre espreitar as promoções de Brinquedos do Continente que se realizam sempre entre Novembro e o ínicio de Dezembro.

O importante é ter uma lista de presentes e ir espreitando os preços e comprando-os. Se pretendes fazer as tuas compras de Natal online, então prepara-te para observares algumas oscilações de preços um pouco duvidosas. Para não caíres em armadilhas de promoções que afinal não o são, recomendo que antes de comprares algum artigo consultes este site para perceber, não só onde podes encontrar mais barato mas também o histórico do preço de venda daquele produto nos últimos 30 dias.

Outra ideia que pode ser levada em consideração é adiar estas compras para o fim de dezembro. Nessa altura todas as lojas entram em saldos. Embora não seja um costume habitual na tradição portuguesa, é uma opção que vai permitir a todos poupar dinheiro. Podem, por exemplo, comprar apenas os presentes para as crianças e os presentes dos adultos são comprados depois e entregues no Dia de Reis.

Total
0
Partilhas
Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigo Anterior
30 Artigos para Escritório em Casa

30+ Artigos Essenciais para Home Office

Próximo Artigo
Brinquedos Baratos para Bebés - Prendas de Natal para Bebés e Crianças

Prendas para Bebés - até 20€

Artigos Relacionados
Total
0
Partilha