Como Manter a Casa Limpa e Organizada Durante a Semana?

Ana Margarida
Como Manter a Casa Limpa e Organizada Durante a Semana

Manter a casa limpa e organizada durante a semana pode parecer uma tarefa impossível para muitas de nós, especialmente se trabalhamos fora de casa e temos uma rotina agitada. A maioria de nós quer ter uma casa agradável e acolhedora para receber amigos e familiares, mas também não queremos passar horas intermináveis a limpar durante o fim-de-semana. A boa notícia é que existem algumas dicas simples que te podem ajudar a manter a casa em ordem durante a semana, poupando tempo e energia ao fim de semana.

Estas dicas podem parecer demasiado simples, mas se aplicadas regularmente, farão uma grande diferença na manutenção da casa limpa e organizada. Desde a criação de rotinas diárias à escolha de um robot aspirador barato que te vai auxiliar (e muito!), cada uma destas dicas pode ajudar-te a otimizar o tempo e a tornar a tarefa da limpeza e organização mais eficiente. Porque sim, é mesmo possível manter a casa impecável durante toda a semana, sem sacrificar o tempo livre do fim de semana.

Por isso, e se tal como nós, desejas manter uma casa limpa e organizada, sem ter que sacrificar todo o teu tempo livre para estas tarefas, continua a ler e descobre 12 dicas para manter a casa limpa e organizada durante a semana.

Faz a cama assim que acordas

Manter a Casa Limpa e Organizada Durante a Semana - Faz a tua cama

Fazer a cama logo pela manhã pode parecer uma tarefa trivial, mas a verdade é que este hábito traz inúmeros benefícios para a nossa vida. Em primeiro lugar, fazer a cama logo logo pela manhã é uma forma de começar o dia com uma tarefa concluída e uma sensação de organização e produtividade.

Outro benefício de fazer a cama logo pela manhã é que isso pode ter um efeito positivo no nosso bem-estar mental. Quando temos uma tarefa concluída logo no início do dia, sentimos uma sensação de realização e controlo sobre a nossa vida, o que pode aumentar a nossa autoestima e diminuir a ansiedade. Além disso, ter um quarto limpo e arrumado pode ajudar a criar um ambiente mais agradável e acolhedor, o que pode contribuir para um sono melhor e mais reparador à noite. Em resumo, fazer a cama logo pela manhã é um hábito simples, mas que pode trazer inúmeros benefícios para a nossa vida e bem-estar.

Uma mesa da sala limpa e sem tralha

Sabes aquela sensação de chegar a casa e ter um espaço harmonioso e acolhedor para podermos descontrair? É exatamente isso que podemos conseguir mantendo a mesa de jantar livre de objetos desnecessários. É tão bom poder desfrutar de uma refeição com a família ou amigos sem ter que retirar uma pilha de papéis ou revistas da mesa. Reserva alguns minutos diariamente para limpar tudo o que se vai acumulando em cima da mesa.

Não deixes acumular tanta roupa no cesto

Eu sei que às vezes pode ser difícil encontrar tempo para lavar a roupa, mas deixá-la acumular só faz com que a tarefa se torne mais difícil e demorada. Além disso, ter uma pilha de roupa suja no cesto pode tornar o quarto ou casa de banho com um cheiro desagradável e pouco acolhedor.

Manter o cesto de roupa suja vazio é também uma forma de evitar que a sujidade e os odores penetrem nas fibras do tecido, o que pode tornar a lavagem mais difícil e reduzir a vida útil das peças. Também é uma forma de garantir que teremos sempre roupa limpa e pronta para usar, evitando atrasos ou inconvenientes de última hora. É importante que criemos o hábito de lavar a roupa regularmente e de manter o cesto de roupa suja sempre vazio. Vais ver que a tarefa vai ser mais fácil e agradável e que vais sentir uma sensação de realização e satisfação ao ver o teu quarto ou casa de banho mais arrumados.

Mantém o lava-louças limpo

Limpa e organiza a tua cozinha antes de ires dormir

Não ter louça no lava-louça ou mesmo na bancada, é uma das coisas mais importantes que podemos fazer para manter a cozinha organizada e limpa. Quando deixamos louça acumular na pia ou na máquina, a sujidade e os resíduos de comida acumularem-se e, consequentemente, aumenta o risco de bactérias e mau cheiro. Além disso, quando a máquina fica cheia de louça, não consegue lavar as peças de forma eficiente, o que pode levar a resultados insatisfatórios e a ter que repetir o ciclo de lavagem.

Faz uma arrumação rápida antes de te deitares

Uma dica que pode fazer toda a diferença na tua rotina diária para manter a casa limpa e organizada é: faz uma “limpeza” rápida na casa antes de te ires deitar! Isto pode incluir pequenas tarefas como: apanhar coisas espalhadas no chão, dobrar as colchas da sala, recolher objetos e brinquedos espalhados e colocar a máquina da louça a lavar.

Ao fazeres uma pequena organização antes de dormir, vais acordar com uma casa mais arrumada e organizada, o que pode ter um impacto positivo no teu humor e na tua produtividade durante o dia. Além disso, vais sentir-te mais tranquila e relaxada ao saber que a tua casa está em ordem. E o melhor de tudo é que essa organização rápida não precisa de ser demorada ou complicada. Com apenas alguns minutos, vais conseguir deixar a tua casa mais arrumada e acolhedora para o dia seguinte. Por isso, experimenta incorporar este passo na tua rotina rotina da noite e vais ver como a tua casa e a tua vida vão ficar mais organizadas e harmoniosas!

Organiza os detergentes

Se desejas tornar a limpeza da tua casa num processo mais rápido, optar por ter todos os produtos de limpeza necessários, assim como um pano de limpeza, numa caixa como esta que podes transportar facilmente de uma divisão para a outra. Podes inclusive ter um para cada cómodo da casa: cozinha, quartos e sala e casas de banho. Isto fará com que limpes tudo mais rápido, pois não perdes tempo a procurar ou escolher o que usar. Para além de que, cada pano tem a sua função e evitas trocá-los – se o usas na casa de banho, não o uses, por exemplo, na cozinha.

Um dia da semana para cada espaço

Manter a Casa Limpa e Organizada Durante a Semana

Se organizares o teu tempo e escolheres um dia da semana para cada tarefa, como limpar o pó aos cómodos num dia, lavar roupa ou trocar os lençóis e toalhas no outro, estás a evitar que se acumulem e que se tornem um peso para ti no fim-de-semana.

Podes lavar roupa à segunda, programando a tua máquina para terminar a lavagem à hora que acordas e estendes de seguida e coloca o robot aspirador a passar à terça e à sexta (este robot aspirador é barato – menos de 130€ – e um dos melhores no mercado). Também vais te sentir mais tranquila e organizada, já que sabes que as tarefas estão todas planeadas e que vais conseguir realizá-las sem stress ou correrias de última hora.

Arruma a tua roupa

Depois de lavares, secar ou passares a roupa, o melhor é arrumá-la de imediato. Roupas espalhadas, mesmo que estejam limpas, vão deixar o quarto com um ar desarumado. E vamos ser honestas, aquela cadeira no quarto não serve propriamente para colocar a roupa que foi usada mas não está suja, mas também não está propriamente limpa para voltar para o roupeiro. Opta sim, por um varão para pendurar a roupa como este, ou arranjar espaço no teu roupeiro exatamente para esse propósito.

Usa caixas e cestos

Usar cestos para arrumar brinquedos ou outros itens vai deixar a tua casa organizada, principalmente se tens filhos. E o melhor é que, se estiverem à vista, opta por uns que combinem com a decoração da tua casa. Já para os armários da dispensa, diz adeus às molas da roupa a fechar as embalagens e opta por recipientes herméticos como estes que te permitem preservar os alimentos por mais tempo e já trazem etiquetas. Organização e estética num só – a perfeição afinal existe.

Organiza a correspondência

Pilhas de correspondência ou revistas tendem a criar uma desarrumação em qualquer casa, pior é quando chegamos a casa e despejamos tudo na credência da entrada. Para manteres a tua casa organizada e limpa, cria o hábito de lidar com a correspondência assim que chega – organiza em pastas como esta com separadores – e recicla os folhetos.  

Não deixes as manchas acumularem

Dicas fáceis para Manter a Casa Limpa e Organizada

Pasta de dentes, restos de maquilhagem, produtos para pentear e muitos outros podem cair nas bancadas da casa de banho, por isso retira essas manchas assim que aparecerem. Isto evitará a necessidade de esfregar com força e também criará uma aparência de casa arrumada e limpa. O meu conselho é que faças a limpeza da casa de banho sempre que possível: por exemplo, de 3 em 3 dias coloco este detergente na sanita (já experimentei alguns mas tendo em conta relação preço/eficácia, considero este o melhor) – desta forma quando for limpar a casa de banho a fundo, acaba por ser sempre mais fácil, para além de ir desinfetando.

Destralha sempre que possível

Sempre que te deparares com algo que já não utilizas, pondera se podes reciclar, reutilizar, doar ou vender. Até porque destralhar faz bem ao nosso espaço e à nossa alma. Além disso, reciclar objetos como garrafas de plástico ou papelão pode ser uma excelente ideia – pelo bem do nosso planeta Terra. Não só terá um impacto positivo no meio ambiente, como também ajuda a manter a tua casa limpa.

Total
0
Partilhas
Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigo Anterior
15 Melhores Livros Infantis

15 Melhores Livros Infantis

Próximo Artigo
Favoritos do Mês de Março

Favoritos do Mês de Março

Artigos Relacionados
Total
0
Partilha