Saber como superar uma separação não algo que nos ensinam, é um processo de várias fases e é preciso passar por elas para conseguirmos aprender a lidar com a separação. Dizem que nunca esquecemos o nosso primeiro amor (e isso é certamente verdade), mas mais do que isso, nunca esquecemos a nossa primeira grande separação — pelo menos, essa foi a minha experiência. Digo “grande” porque foi a primeira vez que senti, não uma paixão de adolescente, que amava alguém. Tinha 20 anos e o meu namorado marcou um encontro para me dizer que não achava que estar numa relação era a melhor coisa para ele. Naturalmente, chorei muito e depois tive de o ver na faculdade quase todos os dias. Quem não passou por isto, certo?
Sendo tão jovem e inexperiente em assuntos de romance como eu era, tive uma certa dificuldade em acreditar que poderia sentir algo tão forte por outra pessoa como sentia por ele. Mas agora, alguns bons anos mais tarde, e com mais algumas relações passadas, sei que estava errada ao pensar que esses sentimentos eram apenas uma experiência única. Aprendi muito desde essa separação, que poderia poupado um número incontável de lágrimas, e embora tenham sido lições dolorosas, foram valiosas. Então, se pudesse dizer algo à minha versão de 20 anos e de coração partido, dir-lhe-ia estes seis conselhos sobre como superar uma separação.
A dor vem e vai
Nas primeiras semanas após a minha separação, não me lembro de muito, mas lembro-me de que foi uma montanha-russa emocional. Lembro-me de dormir no chão do quarto da minha irmã porque não queria estar sozinha. Lembro-me de me sentir bem durante vários dias para depois ser atingida por uma enchente de emoções no momento mais inconveniente. Mas, acima de tudo, lembro-me de sentir que não conseguia controlar as minhas emoções — e odiava isso. Este tipo de imprevisibilidade após uma separação é algo que não acontece só contigo, ou comigo. Como adulta, alguns dias ainda parecem o primeiro, mesmo que já estejas a processar uma separação há vários meses. Agora sei que isso é normal e está tudo bem.
Lidar com o luto de uma relação não é muito diferente de outros tipos de luto. Isto porque, deixas de passar tanto tempo com aquela pessoa para fingir que não se conhecem quando estás na mesma sala e de falar todos os dias, para verificar o teu telefone por hábito, apenas para veres que não tens mensagens não lidas. Aliado a isso, as hormonas do primeiro amor que fazem tudo parecer mais intenso do que é, e, claro, a dor que sentes vai ser significativa.
À medida que envelheço, um conselho valioso sobre como superar uma separação que estou a aprender é que a maneira mais rápida de ultrapassar os teus sentimentos por alguém é permitires-te senti-los e escrever sobre como te sentes ajuda – e muito!. As boas memórias que tens com alguém que já não está na tua vida ainda são permitidas ser boas, e estás autorizada a lamentar o que a tua relação poderia ter sido também. Sente os teus sentimentos, seja através de escrever num diário ou dando-te espaço para chorar quando precisas, e lembra-te de que a cura não é linear. “Superar rapidamente” não é algo simples de conseguir, por isso concentra-te em demorar o teu tempo e permitir-te sentir tudo o que precisas de sentir — seja bom ou mau.
Amor-próprio: 5 Lições que Aprendi com a minha Psicóloga
Cortar o contacto ajudar-te-á (e muito)
Eu sei como é difícil passar de falar com alguém todos os dias para não falar de todo. Quando o meu ex disse que queria manter a amizade, agarrei-me à oportunidade. Mas sejamos realistas: tinha segundas intenções ao concordar com aquilo. Pensei que, se fôssemos amigos durante tempo suficiente, acabaríamos por voltar a ficar juntos, como eu queria. Como podes imaginar, essa fantasia de uma segunda oportunidade não durou muito. Manter contacto regular com o teu ex não é justo para nenhum de vocês – tenhas tu 16 ou 99 anos. É confuso e torna mais difícil aceitares que a vossa relação acabou.
Não é fácil evitar completamente a sua presença — talvez sejam colegas de trabalho ou estejam na mesma turma da faculdade, ou talvez tenham filhos juntos e precisem de exercer co-parentalidade. Nem sempre vai ser possível cortar o contacto, mas estabelecer limites em torno da comunicação pode ajudar a manter as linhas da vossa “nova” relação de se tornarem turvas.
Quero salientar que este conselho de separação não é assim tão simples. Ceder à vontade de entrar em contacto pode acontecer — és humana! Mas se puderem evitar-se um ao outro, isso é o melhor, pelo menos no início. Isto não quer dizer que voltar a ficar juntos não aconteça também. É mais comum do que pensas. Mas para decidires se essa é a jogada certa para ti, precisas de uma mente mais clara para examinar o estado da tua relação, e passar um tempo separados ajudar-te-á a alcançá-la.
Se conseguires prever uma separação, deixa acontecer
Antes da minha primeira separação, notei que já estávamos a falar cada vez menos. Era sempre eu quem iniciava as conversas e todos os encontros que tentava planear nunca aconteciam porque o meu ex estava sempre “ocupado”. Algo estava errado e, como alguém com um apego ansioso às relações, sentia que cada mensagem não respondida significava que tinha de tentar mais para consertar as coisas. Mas ironicamente, as minhas tentativas de fazer isso só o afastaram mais rapidamente. Claro, esta não era a minha intenção. Sim, teria conseguido prever uma separação, mas olhando para trás, sei que estava mais focada em “manter” a minha relação do que em consertá-la ou admitir para mim mesma que não era para ser. Deixar acontecer é um dos pontos mais importantes para saberes como superar uma separação.
Como Estabelecer Limites num Relacionamento?
Agora, sei que comunicar com um parceiro significa mais do que falar todos os dias. Se tivesse sabido disso na altura, talvez tivesse perguntado ao meu ex diretamente sobre o que sentia, mesmo que isso significasse terminarmos mais cedo. Também aprendi, desde então, que relações saudáveis requerem esforço de ambos os lados. Gostava de ter sido capaz de reconhecer que estava a investir mais tempo e energia do que o meu ex.
Se sentires que estás a caminho de uma separação, um dos melhores conselhos de como superar uma separação que te posso dar é abordar isso diretamente com o teu parceiro em vez de guardares para ti e entrares em espiral. Ou a tua relação torna-se mais forte à medida que trabalham juntos através de conversas difíceis, ou aprendes que é melhor seguirem caminhos separados. Independentemente de como aconteça, mereces alguém que arranje tempo para ti, não alguém por quem tenhas de implorar para estar contigo. Reconhecer quando uma situação já não te serve e ser capaz de te afastar requer uma grande dose de força, mas vais orgulhar-te de ti mesmo quando olhares para trás.
Apoia-te nos amigos, mas não os coloques no meio
Eu e o meu ex fazíamos parte do mesmo grupo de amigos. Parecia que todos os meus amigos já estavam envolvidos na nossa separação, por isso aproveitei isso. Fiz com que passassem mensagens entre nós e me mantivessem informada sobre a vida dele. Agora, claro, gostava de ter aprendido este conselho de separação mais cedo porque não era justo para os meus amigos, e também não me ajudou no meu processo de cura. Não precisava de saber que ele estava a seguir em frente tão rapidamente, sabes? Se nem nas redes sociais nos seguíamos.
Como alguém que processa muitas das suas emoções falando sobre elas com outras pessoas, aprendi que me sinto muito menos stressada sobre uma situação assim que verbalizo os meus pensamentos em vez de os manter todos para mim. Mas se frequentas os mesmos círculos sociais que o teu ex, falar das coisas com os teus amigos só é saudável até certo ponto, especialmente porque pode criar um verdadeiro drama dentro do teu grupo. Os teus amigos são um ótimo recurso se estiveres à procura de um ombro para chorar, até porque não te deves isolar, mas colocá-los no meio da tua separação não é justo para ninguém. Ter uma boa rede de apoio faz toda a diferença quando os tempos são difíceis, desde que não estejas a aproveitar dela.
Vais voltar a amar alguém, mesmo que isso pareça impossível agora
Acredita em mim, sei que a dor de uma separação é como nenhuma outra, e quando é a primeira vez que experiencias essa dor, parece que nunca vais sair dela. Mas tive outras relações desde essa “grande” separação, e senti todos esses mesmos sentimentos positivos novamente. Olhando para trás, estou realmente grata por essa separação porque me ensinou todos estes conselhos sobre como superar uma separação. Aprendi tanto sobre mim mesma como pessoa e como parceira, através de relações mais saudáveis.
Essa relação pode ter sido incrível, mas foste parte do que a tornou assim. Dá-te o tempo e a graça que precisas para trabalhar em tudo o que estás a sentir. Quando estiveres pronta para voltar a sair, terás uma ideia melhor do que procuras. Lembra-te também de que nem todos os finais são negativos. Talvez esta separação seja o que abre a porta para a pessoa certa aparecer.