Eu sempre me considerei uma ávida leitora e a cada estação do ano comprava mais livros e ficava entusiasmada com as histórias que ia ler, ou com as descobertas que poderia encontrar. Um dia ao falar com uma amiga, ela partilhou comigo a opinião de um livro que eu lhe tinha recomendado porque na altura estava a gostar muito. Ela mencionou excertos que significaram muito para ela e eu aí apercebi-me que tinha deixado o livro a meio. Tentei disfarçar como se o tivesse lido todo mas efetivamente deixou-me envergonhada por ter recomendado um livro como life changing e na realidade nem sequer o ter terminado.
Descobri infelizmente que não foi um caso isolado, percebi que nem sempre terminava os livros porque saltava para outro ou perdia o interesse. Deixava-os naquilo que eu recentemente baptizei cá em casa, como a “prateleira das histórias esquecidas”, à espera que um dia termine de os ler. Para evitar isso pesquisei dicas para melhorar os meus hábitos de leitura para que esta situação não aconteça novamente.
Por isso, quero partilhar contigo as melhores dicas de leitura que farão de ti a rainha do reino literário.
Descobre os teus gostos de leitura
A primeira das sete dicas de leitura só poderia ser esta. Sabemos que um dos desafios da leitura é descobrir qual é o nosso género literário preferido. Por exemplo, gosto de ler ficção feminina, ficção realista para jovens adultos e livros de desenvolvimento pessoal, saúde mental e finanças pessoais. Mas dentro desses géneros, há muitos livros que não são indicados para mim. Por exemplo, dentro dos livros de desenvolvimento pessoal, gosto particularmente de livros que se focam em amor-próprio e escrito por mulheres.
Encontrar os teus gostos específicos de leitura, ao invés de aderires estritamente a uma etiqueta de género, pode abrir um universo de novas experiências literárias. Conhecer as nuances dos teus gostos permite-te descobrir livros que adorarás ler, independentemente do género a que pertencem. Portanto, aprofunda, explora e desvenda os segredos dos teus interesses literários.
12 Livros de Desenvolvimento Pessoal que vão Marcar o teu 2024
Define um objetivo de leitura
Imagina que estás a iniciar uma viagem, e a menos que queiras acabar no Algarve quando querias ir para o Porto, é melhor teres um mapa, certo? O mesmo se aplica à leitura. Antes de começares a navegar nas páginas de um livro, define o teu destino. Seja para aprender a cozinhar um prato novo, para desvendar os segredos da física quântica ou apenas para rir com as peripécias de uma protagonista engraçada, um objetivo claro irá manter-te no curso certo e motivada durante a viagem.
Definir um objetivo de leitura é como traçar uma rota no teu GPS literário. Ele não apenas guia a tua seleção de livros, mas também ajuda a manter o teu entusiasmo e compromisso com a leitura. Isso pode ser particularmente útil durante aqueles momentos em que a história pode parecer lenta ou o texto um pouco denso. Lembrar-te do teu objetivo – seja ele escapar para um mundo de fantasia, absorver conhecimento ou desfrutar de um pouco de humor – pode ser o estímulo que precisas para virar a página e continuar a leitura. E a grande beleza de tudo isto? Os teus objetivos de leitura podem mudar e evoluir com o tempo, tal como tu!
Escolhe o ambiente certo para leres
Tu não tentarias ler numa discoteca com a música aos berros, certo? Então, porque é que tentarias ler com a televisão ligada, o teu gato a roçar-se nas tuas pernas e o teu telefone a vibrar constantemente? Um ambiente tranquilo e sem distrações é como um paraíso para a leitura. É como um spa, mas para o teu cérebro. Veste o teu roupão mais confortável, acende uma vela aromática e cria o teu próprio retiro de leitura.
Procura o teu cantinho de leitura, seja em casa ou mesmo fora para que possas estar imersa com o teu livro e sem distrações. Eu pessoalmente, gosto de ler no sofá, com as notificações desligadas e só a ouvir os passarinhos e se for em dias de chuva então maravilha. Esta uma das minhas dicas de leitura preferidas.
Sublinha e toma notas
Sabes quando vais às compras e vês aquele vestido fantástico, mas depois te esqueces em que loja o viste? O mesmo pode acontecer com ideias importantes quando estás a ler. Por isso, pega num lápis ou caneta e faz amizade com as margens do teu livro. Anota as tuas ideias, sublinha passagens interessantes e torna o livro verdadeiramente teu. Como é natural nem em todos os livros fará sentido fazê-lo, mas existem certas passagens, mesmo livros de ficção ou fantasia que merecem ser sublinhados. Por exemplo a célebre frase “Not all those who wander are lost. (Nem todos os que vagueam estão perdidos )” que é do livro Senhor dos Anéis, é efetivamente uma frase que na minha opinião merecia ser destacada no livro.
Sublinhar e tomar notas enquanto lês não te ajuda apenas a lembrar das partes importantes, mas também cria um diálogo entre ti e o livro. Isto pode fazer a diferença entre apenas ler um livro e realmente absorvê-lo. É um espaço para perguntas, comentários, conexões, e até mesmo desabafos. Podes rever essas notas mais tarde, possibilitando assim uma revisão rápida ou uma reflexão mais profunda. Além disso, as anotações no teu livro dá-lhe um toque pessoal, tornando-o numa espécie de diário das tuas aventuras literárias. Vamos lá, dá a essas margens em branco algum amor.
Lê em blocos
Quantas vezes vejo nas redes sociais, pessoas que leram 4 livros por semana, e penso mas de que forma é que apreciaram o livro? O livro foi escrito para ser lido com calma, entendido, repetido se for necessário. Por isso não tentes devorar um livro inteiro de uma só vez. É como tentar comer um bolo inteiro de uma só vez – apetitoso, mas não muito saudável (e provavelmente vais te sentir mal no final).
Em vez disso, divide o teu livro em fatias para consumires ao longo de um período, pensa nisso como uma dieta literária. Eu costumo limitar-me a capítulos, lendo dois ou três por dia, mediante o género, ou volume desses capítulo. Por isso, cria a tua própria estratégia e irás desfrutar mais de cada pedaço, e não te vais sentir assoberbada no final.
Adopta uma leitura ativa
Ler não é uma atividade passiva. Não és uma mera espectadora, és uma participante ativa. Faz perguntas, visualiza cenários, prevê o que vai acontecer a seguir. Tu és a detective, a juíza, a heroína da tua própria história. A leitura ativa é como dançar com as palavras, em vez de apenas ouvir a música. Ao fazeres perguntas, ao visualizares o que estás a ler e ao fazeres previsões, transformas a leitura numa experiência interativa.
Adotar uma abordagem ativa da leitura também melhora a tua compreensão e retenção do conteúdo. Ao envolveres-te ativamente com o texto, estás a criar conexões mais profundas com o material. Estás a tornar-te parte da história, a envolver-te com as personagens e a mergulhar nos detalhes. Assim, em vez de seres simplesmente uma espectadora, tornas-te uma viajante, pronta para explorar o vasto território literário.
Faz um Resumo
Esta é uma das melhores dicas de leitura que te posso dar: depois de leres, faz um pequeno resumo do que aprendeste. É como uma mini-recapitulação depois de um episódio de uma série de televisão, tipo “anteriormente em…”. Ajuda-te a consolidar o que leste e prepara-te para o próximo capítulo. Existem certos livros que após cada capítulo têm algumas páginas dedicadas a resumir o que foi falado. Permitem recuperar coisas que se calhar já te tinhas esquecido, e sem dúvida melhoram a experiência de leitura. Por exemplo o livro Pai Rico Pai Pobre termina cada capítulo com esse resumo o que o torna muito especial.
Agora que conheces as sete dicas para seres uma leitora eficiente, estás pronta para conquistar o mundo da leitura. Avança, desfruta e lembra-te: a tua aventura literária é exatamente isso – uma aventura. Portanto, diverte-te, explora, perde-te (e encontra-te) nas maravilhas que são os livros. Boas leituras, miga!