Não é novidade que os preços dos alimentos (e de tantas outras coisas) aumentou, mas o rendimento não acompanhou a inflação, para fazer face a isso nada melhor do que conseguir poupar dinheiro no supermercado.
E para te ajudar a poupar nas compras do supermercado, sejam elas semanais ou mensais, decidimos reunir as melhores dicas para que consigas economizar quando fazes as compras no supermercado. Vamos a isso?
Espreita os folhetos e planeia as refeições semanais
Fazer uma lista de compras é algo que por norma todos fazemos, mas levante a mão quem nunca trouxe muito mais do que pensava, ora porque pode dar jeito, ora porque estava em promoção.
DICA DE POUPANÇA EXTRA: Algo que faço quando estou a planear as minhas refeições é: reservo um espaço para produtos que possam estar em promoção. Por exemplo, decidi que ao pequeno-almoço vou comer iogurte de amêndoa com fruta. Vejo os folhetos online e vejo que frutas estão em promoção ou se estiver no supermercado e perceber que os morangos, por exemplo, estão em promoção, então é exatamente essa fruta que vou levar. E faço o mesmo com os vegetais, o peixe…
Se planeares as refeições da semana, ou mesmo do mês, consegues fazer uma lista de compras adequada sem comprar mais do que vais precisar. Recomendamos esta ferramenta para que consigas fazer uma boa gestão e planeamento das tuas refeições e da lista de compras.
O segredo está na gestão
Só porque queres poupar não significa que não deves ter o prazer de comer uma refeição especial. O que te posso aconselhar é que te permitas ter um alimento, ou dois, que na verdade não precisas mas adoras. Um queijo, por exemplo, frutos silvestres, ou até um vinho.
DICA DE POUPANÇA EXTRA: Eu costumo fazer o seguinte – se nessa semana estou a planear fazer uma salada de camarão, então no resto da semana opto por pratos mais simples e mais económicos. Desta forma não sinto que estou a gastar tanto e ainda assim consigo comer aquilo que adoro.
Sim, poupar dinheiro no supermercado é mesmo uma questão de planeamento e gestão. E este Planner de Finanças Pessoais com 51 páginas, vai ajudar-te nisso mesmo! Com ele podes planear o teu orçamento mensal, perceber onde podes poupar, gerir as tuas contas, orçamentar os teus gastos para despesas de alimentação (e não só). É perfeito para quem gosta de ter as suas finanças organizadas e saber para onde está a ir o seu dinheiro ao final do mês.
Pensa de forma estratégica quando se trata de ingredientes
Com isto, quero dizer que deves verificar sempre o que tens na dispensa e que até pode dar um excelente acompanhamento.
O bom tempo está aí, planeias fazer saladas mas sabes que o preço do atum subiu, então de que forma o podes substituir?
Em primeiro lugar vê na tua dispensa, em segundo, controla os preços do supermercado com a devida antecedência, isto porque se vires uma promoção de um alimento que costumas comprar, podes pensar em fazer stock.
O ovo é também uma boa fonte de proteína por isso, é facilmente um substituto do atum, acompanhado por feijão frade, alface e aquela manga que já tens no frigorífico há algum tempo (é uma das minhas saladas preferidas) – acredita, é de lamber os dedos.
Aposta em produtos de marca branca
Quando queremos poupar no supermercado, pensamos muitas vezes em produtos de marca branca ou de “marca própria”.
É verdade que nem todos são bons, mas há uns que valem muito a pena. O que te posso aconselhar? Pede recomendações a amigos ou familiares, pergunta se já experimentaram este ou aquele. Estes produtos são mais baratos do que as marcas conhecidas e descobri, com algumas exceções, que são na maioria comparáveis. Quanto aos enlatados é sempre uma excelente aposta, assim como nos iogurtes e claro, os detergentes.
Cá em casa adoramos a maionese da marca Auchan, nenhuma lhe faz frente (nem mesmo as de marcas conhecidas), tem pouquíssimos ingredientes na sua composição e um toque muito suave de mostarda. Mas, verdade seja dita, nem todos os produtos da marca do supermercado são excepcionais, por isso o ideal é experimentares que marcas e produtos mais gostas.
10 Conselhos Financeiros que todas as mulheres devem seguir
Esquece as refeições prontas e congeladas
Uma forma de poupar nas compras do supermercado são as famosas “refeições prontas e ultra-congeladas”. Por vezes dava por mim na secção dos congelados a pensar: esta lasanha é barata e tão fácil de fazer, é só colocar no microondas e já está. Acreditas que ela chamava por mim na secção dos congelados? Mas a lista de ingredientes acabava com a vontade de a trazer.
O dia-a-dia pode ser estafante e estas refeições pré-feitas podem salvar vidas (e a paciência), só que nem sempre são as mais saudáveis.
DICA DE POUPANÇA EXTRA: Para que não cedas a tentações naquelas semanas mais corridas, prepara sopa antecipadamente, numa quantidade maior do que o normal, e congela-a. Desta forma tens sempre uma refeição saudável, caseira pronta a aquecer e comer.
Quando estás a cozinhar, opta por confecionar uma quantidade maior para que possas congelar e assim ter refeições prontas para mais dias.
E se tiveres mesmo que optar por uma refeição pré-feita, experimenta as opções vegetarianas do Pingo Doce.
Faz compras no supermercado online
Se cada vez que vais às compras acabas com o carrinho mais cheio do que o que devias, mesmo levando a lista contigo… Se já tentaste de tudo, inclusive ir às compras com a “barriga cheia”, planear as refeições, só passar nos corredores que te interessam, mas mesmo assim não resulta, então a solução é que optes por comprar nos supermercados online.
Nem sempre vais encontrar todos os artigos, é verdade, mas como vais acompanhando o valor total ao adicionares cada produto no site, acabas por te conseguir controlar mais e compras o indispensável.
Par mais dicas de poupança e gestão das finanças pessoais, espreita este artigo: 10 Conselhos financeiros que todas as mulheres devem seguir