Encontramos o melhor protetor solar de rosto para cada tipo de pele, para que não tenhas de perder tempo e fazer escolhas erradas. O protetor solar é, sem dúvida, um dos maiores aliados da saúde da pele. Ao mesmo tempo que ajuda a proteger e prevenir o cancro de pele, é também uma forma de proteger a pele das manchas e do envelhecimento prematuro provocados pela radiação UV.
Por mais que queiras estar bronzeada, isso não significa apanhar um escaldão, isto porque um bronzeado é tecnicamente uma queimadura. Portanto, embora o Dia Nacional do Protetor Solar seja no dia 27 de maio, para os especialistas em pele, todos os dias são dias de aplicar o protetor solar – mesmo em dias nublados.
E por existirem tantas opções a serem consideradas, assim como questões sobre qual o melhor protetor solar para cada tipo de pele. Decidimos responder a tudo, para que não tenhas mais dúvidas na hora de escolher o melhor protetor solar para a pele do rosto.
Qual a diferença entre protetor solar químico e protetor solar mineral?
Protetor solar químico:
- Previne contra as manchas de pigmentação
- Absorve rapidamente e deixa pouca (ou nenhuma) camada branca na pele
- Textura hidratante
- Ideal para ser usado antes da maquilhagem
Protetor solar mineral:
- Devido ao seu ingrediente principal (óxido de zinco ou dióxido de titânio), pode deixar uma camada branca na pele
- É adequado para pele com eczemas, com tendência acneica ou sensível, bem como para a pele das crianças
- Tem um efeito matificante
- Devido à sua textura pode não funcionar tão bem com maquilhagem, pois pode esfarelar
10 Produtos de Maquilhagem Essenciais
Quando e como aplicar protetor solar?
O protetor solar é um dos nossos aliados no combate ao envelhecimento e deve ser aplicado diariamente, sem excepções (sim, mesmo que trabalhes a partir de casa), sendo o último passo da tua rotina de skincare matinal.
Se vais para a praia é importante aplicar protetor solar em todo o corpo antes de te vestires. A maioria das pessoas não usa protetor solar suficiente, ou não aplica em certas áreas do corpo. O ideal é que apliques o protetor solar em movimentos circulares para garantir uma boa cobertura.
Também é mais provável que usemos protetor solar se gostarmos do produto. Por isso, testa e escolhe uma fórmula que faça sentido não só para o teu tipo de pele mas também conforme a estação do ano. Durante os meses quentes e húmidos, um protetor solar sem vestígios de ingredientes à base de óleo pode funcionar melhor. Já no Inverno, escolhe uma fórmula mais hidratante para ajudar a combater o efeito de pele seca.
Protetor solar para pele sensível
Protetores solares minerais são excelentes para quem tem pele sensível. Este tipo de protetor solar mineral não provoca sensibilidade, nem irritabilidade pois não são absorvidos pela pele.
Ao contrário das fórmulas químicas, que absorvem a radiação solar, os protetores solares de rosto minerais assentam em cima da pele e refletem os raios UV.
Destacamos este como o melhor protetor solar para pele sensível:
Protetor Solar Avène para peles sensíveis
Formulado com água termal, possui propriedades suavizantes e anti-irritantes.
Rotina de Skincare: Como fazer e ordem correta para aplicar os produtos
Protetor solar para pele oleosa
Sem dúvida que uma das maiores preocupações de tem pele oleosa ou com tendência a acneica, é que com a aplicação do protetor solar a sua tez fique mais brilhante ou com aspecto gorduroso. Um protetor solar não comedogénico e com acabamento mate, é a opção ideal.
Por isso, é importante encontrar produtos que tenham textura fluídos e ingredientes que auxiliam na matificação da pele. E esquecer as opções 2 em 1, ou seja, que funcionam tanto para corpo como para o rosto.
Este protetor solar da Eucerim tem protecção factor 50. Textura em gel que ajuda a matificar a pele, é ideal para peles acneicas e é de rápida absorção.
Protetor Solar Eucerin Sun Oil Control
Com FPS 50 é um produto obrigatório para quem tem pele oleosa e acneica.
Protetor solar para pele seca
Para quem tem pele seca, que muitas vezes também é uma pele sensível, deve optar por protetores solares com uma fórmula hidratante e calmante.
Este da Bioderma é o ideal pois tem uma fórmula hidratante que não irrita a pele, tem ectoína que fortalece a barreira cutânea e vitamina E.
Protetor Solar Bioderma Photoderm SPF50+
Proporciona uma hidratação duradoura protege a pele das agressões dos radicais livres e exposição solar.
Protetor solar para pele com manchas
Se lutas diariamente para combater as manchas da pele, os protetores solares são sem dúvida o teu maior aliado. Isto porque o sol e os raios solares influenciam directamente esta condição cutânea e aumentam a formação de melasma na pele.
Usar maquilhagem pesada na praia é totalmente desaconselhado. Se queres esconder alguma mancha, escolhe um protetor solar de rosto específico anti-manchas com cor, desta forma consegues disfarçar a pigmentação atual.
Protetor Solar com cor Anthelios Pigment Correct La Roche-Posay
Atua contra o foto-envelhecimento induzido pela exposição solar e ajuda a corrigir a hiper-pigmentação da pele.
Agora que já sabes quais os melhores protetores solares para cada tipo de pele, lembra-te que deves usá-lo todos os dias, independentemente da estação do ano.
Ao usares protetor solar todos os dias, estás não só a proteger-te do envelhecimento precoce como também do cancro de pele. Só vantagens não achas?