7 Dicas Essenciais para Tratar da Roupa

Ana Margarida
7 Dicas Essenciais para Tratar da Roupa

Como tratar da roupa? Por onde começar? Estas são as maiores dúvidas quando o assunto é cuidar da roupa. Por isso, reunimos as melhores dicas e truques neste guia completo de cuidados da roupa. Agora sim vais conseguir tratar da roupa com todo o cuidado que cada peça merece. Segue este passo a passo, que te vai ajudar a perceber a maneira certa de separar, lavar e secar a roupa.

Se há algo que devemos ter em conta é que quanto mais cuidarmos da nossa roupa, mais ela irá durar e por consequência directa, menos desperdício irá existir.

Um longo caminho foi percorrido desde que as nossas avós se dirigiam aos lavadouros municipais para lavar a roupa à mão. Isto porque as máquinas de lavar e secar vieram dar uma enorme ajuda no processo de lavar, secar e claro, tratar da roupa.

Tratar da roupa é uma tarefa que nem todos gostamos de fazer, mas a verdade é que é necessária. E por isso, hoje, trazemos as melhores dicas para lavar, secar e tratar da roupa.

Lê a etiqueta de cuidados de cada peça de roupa

Em primeiro lugar, observa atentamente as etiquetas de cuidados, frequentemente localizadas nas costuras laterais das peças de roupa.

Isto porque essas etiquetas têm todas as informações necessárias, através de símbolos internacionais, para que consigamos cuidar dessa peça. Desta forma percebemos a quantos graus podemos lavá-la na máquina, ou se a lavagem só pode ser feita à mão, e até mesmo de que materiais é feita.

E para dissipar qualquer dúvida sobre esses mesmos símbolos nas etiquetas da tuas peças de roupa, segue atentamente este guia para símbolos de cuidado de roupa:

Símbolos das Etqieutas da Roupa para Lavar e Tratar a Roupa
Símbolos de Tratamento e Lavagem da Roupa

Deixa-me adivinhar a tua questão: “E se cortar a etiqueta ou estiver desgastada, o que faço?”. Se isso acontecer, deves optar pelo programa para roupa delicada. Seleciona uma temperatura entre 20º a 30º no máximo, e optar por uma centrifugação não superior a 600-800 RPM. Assim evitas estragar o tecido da tua peça.

Separa a roupa por cores antes de lavar

A separação correta da roupa requer um processo de algumas etapas:

Começa por separar a roupa clara da escura e da roupa colorida

Os tons escuros incluem cores como preto, vermelho, azul escuro, castanho ou cinza escuro. Além das roupas totalmente brancas (que essas exigem um especial cuidado para se manterem sempre brancas), a pilha de roupa clara pode incluir tons de bege e cinza claro.

Já a separação de roupa colorida deverá incluir peças de cor rosa, lavanda, laranja, amarelo, azul claro e verde claro e por aí em diante.

Quando se trata de roupas com várias cores, como por exemplo, uma camisa com riscas pretas e brancas, o ideal é fazer um teste rápido para garantir que as cores não vão sair na lavagem, e para isso coloque uma gota de água quente no item e seque com uma toalha de papel.

Se a cor não desbotar para o papel, pode lavá-la com a roupa clara seguindo as orientações da etiqueta da peça.


Outra dica para evitar que a roupa desbote durante a lavagem, são estas toalhitas próprias para evitar a transferência de cores entre peças de roupa durante a lavagem na máquina da roupa.

Separa cada pilha de roupa pelo tipo de fibra

De seguida, separa as peças por tipo de material: lã, algodão, poliéster, seda e por aí em diante. Retira todas as peças delicadas que possam ser danificadas por estarem em contacto fibras mais grossas (como o algodão), assim como as que devem ser lavadas à mão. Fibras mais pesadas e grossas demoram mais tempo a secar e requerem uma maior temperatura de lavagem, então separa-as das outras. Isto evita que as mais delicadas se possam danificar ou encolher.

E uma dica extra: lembra-te que nunca deves juntar toalhas e tapetes com peças de lã, por exemplo, isto porque as primeiras irão provocar os tão odiados borbotos nas peças de lã ou malha.

Antes de passares para a próxima etapa, a de pré-tratamento, verifica cada uma das etiquetas de cuidados da roupa de forma a garantir que todas as peças exigem a mesma temperatura de água durante a lavagem.

Dicas para Tratar da Roupa: Separar a roupa por cores antes de lavar

Pré-tratamento das manchas

Existem nódoas mais difíceis de retirar do que outras. As nódoas de café, sangue, vinho, caneta e de gordura podem tornar-se verdadeiros pesadelos na hora de lavar a roupa.

Para acabar com isso, há que fazer uma pré-lavagem em cada uma das peças que tenham essas nódoas. Isto porque a probabilidade de este tipo de manchas saírem na lavagem juntamente com outras peças, é bastante reduzida.
Atualmente já existem no mercado vários produtos para retirar nódoas difíceis, como este spray anti-nódoas que elimina mesmo as nódoas mais difíceis.

De seguida, e já com o pré-tratamento feito, é só colocar essa peça na máquina de lavar, juntamente com as outras.

Escolhe o detergente e o amaciador certo

E se falarmos de detergentes para a roupa, rapidamente percebemos que uns prometem retirar manchas mais difíceis, outros afirmam que mantém a cor escura, e existem ainda os exclusivos para roupa branca. Mas a verdade, é que o objetivo de todos eles é deixar a roupa limpa e remover os odores.

A questão é, quando vamos ao supermercado é todo um mundo de detergentes por onde escolher e a verdade é que uns funcionam melhor do que outros. Por isso, o recomendado é que experimentes um, conforme o cheiro que preferes, aquilo que promete e testa-o. Podes ficar a saber qual o meu detergente para a roupa favorito, neste artigo.

Já sobre o amaciador, há quem use e quem não goste de usar. E portanto, aconselho-te o seguinte: opta por não usar amaciador nas toalhas, isto porque o uso do mesmo em peças de algodão mais grossas poderá impedir que as manchas saiam, o mesmo acontece em roupas de desporto. Já nas outras peças, podes usar à vontade.

Dicas para lavar a roupa: escolher o detergente e amaciador certo

E antes mesmo de colocares as peças na máquina de lavar, segue estes passos:

  1. Verifica os botões, bolsos e fechos: Ajuda as roupas a manterem a sua forma fechando os fechos das mesmas e apertando os botões das calças. Lembra-te de esvaziar todos os bolsos e de remover os cintos.
  2. Vira certas peças do avesso: As peças de cores mais escuras, especialmente calças de ganga, devem ser lavadas do avesso de forma a preservar a sua cor. Já os artigos que estão extremamente sujos, ou com nódoas, não os vires do avesso pois as nódoas poderão permanecer.
  3. Coloca as peças pequenas e delicadas em sacos próprios para lavagem: Protege os itens mais delicados, tais como sutiãs, meias pequenas, etc. em sacos específicos para lavagem na máquina, de forma a não os danificar ou não irem parar ao tubo da máquina (e isso pode ser uma dor de cabeça).

Seleciona a temperatura da água e o ciclo da máquina de lavar

As máquinas de lavar são pré-programadas, pois o tempo de lavagem, a temperatura da água e a velocidade de centrifugação irão aparecer “selecionados” assim que escolheres um ciclo.

O que recomendamos é que leias atentamente o manual de instruções da tua máquina para perceberes as diferenças entre ciclos de lavagem, assim como a quantidade de água que usam e a duração de cada um.

Regra geral, as toalhas, lençóis e os algodões mais pesados, assim como peças mais sujas vão precisar de ciclos de lavagem mais longos e com uma temperatura mais elevada.

Já as peças de roupa mais delicadas exigem uma temperatura de água morna a fria, mas dependendo da tua máquina poderás alterar para uma temperatura diferente – mas cuidado para não encolherem. A nível de centrifugação, recomendamos que seleciones um nível de centrifugação baixo de forma a não danificar as fibras deste tipo de peças.

O ciclo de lavagem terminou. Por isso…

Remove imediatamente as peças da máquina de lavar para evitar o cheiro a mofo e os vincos na roupa. Ao retirar as peças do tambor da máquina, sacode cada uma delas.

Se optares por secar as tuas peças de roupa na máquina de secar, lembra-te de verificar a etiqueta de cada uma. Há peças que não podem ser colocadas na máquina de secar.

A maioria dos ciclos de secagem são automáticos, o que significa que a própria máquina consegue detectar quando a carga está seca e terminar o ciclo. Este processo economiza energia e evita danos nos tecidos devido ao tempo de secagem excessiva.

Se preferes secar a roupa ao ar livre, deves evitar pendurá-la diretamente ao sol. Isto porque os raios solares poderão danificar as fibras das peças. Deve sim colocar as peças a secar à sombra e num local arejado.

Dobra as peças imediatamente após a secagem

Para evitar que fiques horas a passar a ferro, e de forma a prevenir rugas e vincos, pendura ou dobrar as peças de roupa assim que estiverem secas.

Outra dica fundamental para tratar da roupa, e que infelizmente só aprendi após muita tentativa e erro: ao passar a ferro tem também atenção à etiqueta da peça, de forma a perceber a que temperatura poderá ser passada, isto porque se passar todas as peças à mesma temperatura e se esta for alta, poderá danificá-las.

Hoje em dia já existem ferros de passar a roupa que detectam o tipo de fibras e ajustam automaticamente a temperatura, mas se não for o caso do teu, tem muita atenção pois podes danificar a peça.

De forma a evitar distrações no que toca à seleção da temperatura do ferro de engomar, separa as peças antes de iniciar esta tarefa. Começa pelas peças mais delicadas e deixa as que exigem maior temperatura para o final.

Como Cuidar da Roupa: Dobrar a roupa após secar para não amarrotar e evitar passar a ferro.

Limpa regularmente a máquina de lavar e a de secar

É inevitável o acumular do detergente, ou do branqueador em pó, do amaciador de roupa e de outros detritos na tua máquina. Para evitar isso, o ideal é limpar a máquina de lavar com frequência.

Como prevenção e para que não haja formação de calcário nos tubos da máquina da roupa, prolongando assim a vida útil da mesma. Recomendo que uses um produto próprio, eu utilizo este anti-calcário em gel da Calgon, em todas as lavagens.

Como limpar a máquina de lavar roupa?

Agora que já tem todas as dicas essenciais, diz-me nos comentários que outras dicas recomendas para tratar da roupa.

Total
2
Partilhas
Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigo Anterior
Brinquedos Montessori do IK

Brinquedos Montessori do IKEA para Bebés e Crianças

Próximo Artigo
10 Dicas para Comprar a Primeira Casa

10 Dicas para comprar casa pela primeira vez

Artigos Relacionados
Total
2
Partilha