A dúvida é comum a todas nós: Como consigo poupar dinheiro? Mas a resposta nem é a que gostamos de ouvir, até porque poupar é difícil, mesmo nas melhores circunstâncias financeiras. Mas sei, por experiência própria, que é ainda mais difícil quando vives apenas com o teu salário. Lembro-me tão bem, quando ainda trabalhava para o meu patrão, e ansiava pela chegada do último dia do mês.
Poupar não é uma ciência exata, não é uma luva que serve a toda a gente. Nem todos ganhamos o mesmo e por isso, nem todos conseguimos poupar a mesma quantia. Deves perceber sempre o que faz sentido para ti. Mas a verdade é que se for feita uma boa gestão do dinheiro, todas conseguimos poupar. No entanto, é preciso disciplina, mas não é impossível poupar dinheiro mesmo ganhando pouco.
Eis 6 dicas para poupar dinheiro mensalmente:
Descobre o teu porquê
Se queres começar uma estratégia de poupança mesmo ganhando pouco, quero dizer-te que é possível sim seres bem sucedida mas também espero que saibas que vais precisar de muita motivação para o fazer. E para isso começa por perceber o teu porquê.
Aposto que pensaste “Quero poupar dinheiro porque vem aí uma crise” – pois digo-te que esse não é o mindset certo. Tu queres poupar dinheiro pois tens objetivos para atingir e não queres que uma possível crise mundial te possa travar.
Talvez queiras poupar para te sentires mais estável financeiramente no caso de surgir uma despesa inesperada. Ou talvez queiras poupar para comprar uma casa, poupar para as próximas férias, para criar um negócio próprio, ou mesmo para começares a tua própria família. Assim que encontrares o teu porquê de quereres começar poupar dinheiro, vai ser mais fácil visualizar o teu grande objetivo e cumprir as pequenas metas necessárias para lá chegar.
Começa na casa de partida
Uma das melhores maneiras de começar a poupar é simplesmente começar do zero. Podes estar-te a perguntar: Mas como assim do zero?
Com isto quero dizer-te que podes abrir uma nova conta bancária para começares a tua poupança. Escolhe um banco que te ofereça vantagens, como exemplo, um banco que tenha à tua disposição uma conta bancária sem comissões e que te ofereça um cartão sem pagares por isso. Por vezes, abrir conta num outro banco para as tuas metas de poupança pode tornar um pouco mais “difícil” movimentar dinheiro da poupança para a conta corrente. E acredita, isso pode mesmo salvar-te naqueles momentos em que achas que precisas mesmo muito daqueles sapatos que acabaste de ver.
Eu tenho 5 contas bancárias e tu também deverias ter. Descobre porquê
Paga-te primeiro
Certamente já ouviste falar deste livro “Pai Rico, Pai Pobre”, um best seller sobre finanças pessoais que todas deveríamos ler. Se não o fizeste ainda, recomendo que o faças o quanto antes. Nele, o autor Robert T. Kiyosaki, diz-nos que quer tenhamos um negócio próprio ou trabalhemos por conta de outrem devemos pagar-nos primeiro antes de pagar as nossas despesas. Sim, antes mesmo das contas da luz, do gás ou da água. Mas calma, não te assustes, há um bom motivo para isso. O facto de “pagares-te a ti primeiro” significa também que deves não só poupar como também investir. Por pouco que seja, o importante é começar. Nem sempre é rentável ter o teu dinheiro parado no banco e se te sentes confortável e segura a investir o teu dinheiro, então é meio caminho andado para conseguires ter uma boa saúde financeira. E acredita, investir é realmente uma das contribuições mais essenciais que podes fazer para que consigas ter um futuro mais próspero.
Poupa nas idas ao supermercado
Com os preços dos alimentos a aumentarem exponencialmente quase todas as semanas, pode ser difícil pensar que podemos poupar nas compras do supermercado. Mas a verdade é que podes poupar dinheiro ganhando pouco, e ainda poupar nas despesas com a alimentação. E sim, é mesmo verdade – espreita este artigo com 6 dicas para poupar no supermercado.
6 Dicas para Poupar no Supermercado
Analisa as tuas despesas
Se vives a pensar no final do mês (para receber o ordenado), provavelmente já tens um orçamento definido e sabes para onde vai o teu dinheiro. Mas, se ainda não tens um orçamento nem fazes ideia para onde vai o teu dinheiro, então está na hora de perceberes. Começa ainda hoje! Este Planner de Finanças Pessoais vai ajudar-te a analisar os teus gastos, traçar objetivos de poupança, analisar extratos bancários e de cartões de crédito, taxa de esforço, e controlar as tuas compras online. Um Planner com 51 páginas que podes imprimir para que possas traçar um plano e gerir as tuas finanças pessoais.
Isto tudo para que percebas para onde está a ir o teu dinheiro e em que despesas podes cortar. Com um orçamento definido, podes analisar cada uma das tuas contas bancárias.
Se tens muitos créditos, sejam eles créditos pessoais ou cartões de crédito, podes pedir para analisarem a tua situação e perceber se consegues fazer uma consolidação dos créditos e juntá-los numa só prestação.
Por outro lado, analisa os extratos bancários de forma mensal. Sim, este tipo de pesquisa é bastante cansativa. Mas, a longo prazo, vais agradecer, pois começas a perceber para onde vai o teu dinheiro, onde podes aplicá-lo, e se o estás a gastar de forma desnecessária. O truque é ter a certeza de que estás a usar o teu dinheiro deliberadamente para poupar ou investir. E que não estás a desperdiçá-lo em gastos desnecessários.
Uma nova fonte de rendimento
Há dois lados quando falamos de dinheiro – poupar e ganhar! Se no final do dia sabes que fizeste de tudo para poupar dinheiro o mais que podias com o vencimento que ganhas, então talvez esteja na hora de pensar noutras fontes de rendimento. Eu sei que nem sempre é fácil. Mas ter um part-time não tem de durar para sempre, nem tem de ser algo extraordinário que tenha muito impacto na tua vida. Mas a verdade é que muitas vezes tem impacto – quantas histórias não ouvimos de pessoas que lançaram um negócio próprio em part-time e acabaram por largar o seu emprego?! Sabias que muitos negócios de sucesso de hoje começaram durante a crise financeira de 2008? Lançar um negócio próprio pode não ser o teu sonho, e não tem mal nenhum disso. Só tens de perceber qual o part-time que gostarias de fazer para aumentar a tua fonte de rendimento e que seja conciliável com o teu trabalho diário. Podes por exemplo, fazer umas horas num call-center, trabalhar numa loja aos fins-de-semana, fazer baby-sitting… as opções são inúmeras e tudo depende do que queres ou não fazer.
No Planner de Finanças Pessoais também vais encontrar um espaço dedicado a planear novas fontes de rendimento. Porque lá está, poupar não é a única forma de aumentar a nossa conta bancária.
6 Dicas para Criar um Negócio Online do Zero
QUEREMOS QUE SAIBAS
No Hey Miga damos importância em manter a transparência com quem nos lê.
O conteúdo presente neste artigo é apenas uma partilha de conteúdos com fins meramente informativos, e portanto não constitui aconselhamento profissional de qualquer tipo nem se trata de uma recomendação financeira.