Lembro-me de estar sentada à secretária no escritório da antiga empresa, para a qual trabalhava, a sonhar com o dia em que teria o meu próprio negócio. Imaginava-me a levantar à hora que bem me apetecesse, fazer uma aula de yoga a meio do dia (esta parte só rindo mesmo), almoçar com as minhas amigas, tirar longas férias (quando quisesse) e trabalhar algumas horas do dia. Ninguém me iria dizer o que fazer ou onde eu tinha que estar. O cenário perfeito.
Voltando à realidade, e como deves calcular, não foi bem assim que aconteceu. Percebi bem cedo, após criar o meu negócio online que como “dona do meu negócio”, tinha que trabalhar mais horas do que supostamente estava habituada, inclusive aos fins de semana, feriados e nas férias. E delegar trabalho a alguém, não é ainda uma palavra que possa fazer parte dos meus dias.
Deves ter-te perguntado várias vezes, se tens o que é preciso para ser uma empreendedora, e acho que te posso ajudar nisso 😉
Uma das melhores definições que encontrei é esta: uma empreendedora é na verdade uma pessoa que cria um negócio e assume riscos na esperança de vir a faturar e ter lucro. Mas honestamente, uma empreendedora é muito mais do que isto.
Para ser uma empreendedora de sucesso precisas de seguir estes 3 passos:
Querer saber mais
É normal que leias um pouco sobre um determinado tema relacionado com empreendedorismo e que possas achar que já sabes tudo e por isso queres lançar-te num negócio. Atenção, isto está muito longe da verdade.
Se queres ter um negócio online de sucesso, então prepara-te porque nunca vais saber tudo sobre um assunto.
Deves começar por te especializar nessa área de mercado.
Existem plataformas de cursos online como a SkillShare que te podem ajudar. Nesta plataforma consegues encontrar cursos online de várias áreas. Podes aprender sobre marketing, design e até sobre música, costura… É só escolheres. E o melhor, podes experimentar gratuitamente.

Colocar em prática o que sabes
Por mais conhecimento que tenhas adquirido, seja através de cursos online, livros, artigos em blogs… a melhor dica que te posso dar é que comeces a colocar tudo em prática e passes para a ação. Começa agora a avançar para a parte mais prática do teu negócio.
Se tens receio de avançar porque sentes que todo o conhecimento que adquiriste ainda não é suficiente, então deixa-me dizer-te que vai ser difícil teres coragem para começar.
Estabelecer metas e objetivos
Imagina que queres abrir uma loja de roupa, e daqui a um ano vais verificar se o teu negócio está a gerar lucro e o que podes esperar para o ano seguinte.
Mas se não tiveres estipulado nenhum objetivo ou meta, será muito difícil perceber se estás ou não a crescer e se o teu negócio está a gerar lucro.
E agora sim com um mindset alinhado, podemos passar para a próxima fase:
Ferramentas essenciais para quem tem um negócio próprio
Como Criar um Negócio Online do Zero?
Estes são os passos fundamentais para que consigas criar um negócio online, seja de produtos ou serviços.
Validar a ideia de negócio
Neste primeiro passo deves perceber se a tua ideia é viável e rentável. Não adianta teres uma excelente ideia mas não conseguires rentabilizá-la, ou seja, transformá-la num negócio.
Podes sempre validar essa tua ideia com familiares e amigos próximos, mas nada melhor do que fazeres um estudo de mercado e analisar esses mesmos dados. Podes sempre testar o teu produto, pedindo que os teus conhecidos ou familiares o usem e te possam dar um feedback honesto sobre o que mudariam.
A partir daí consegues perceber se a tua ideia é válida e tirar informação valiosa para usares no teu negócio online.
Escolher o nicho e definir a persona
Neste passo vais definir qual o teu mercado, neste caso o teu nicho, e quem é a tua audiência.
É importante que percebas quem serão os teus futuros clientes, pois será mais fácil comunicar se os conheceres muito bem. Mas como assim “conhecer bem alguém que ainda nem comprou?” – deves estar a perguntar-me.
Pois bem, se queres vender os teus produtos ou serviços deves perceber quem os irá comprar. De nada adianta quereres vender para “toda a gente” se quem acaba por comprar é apenas um segmento desse público.
Por isso, define o teu cliente ideal para que a tua comunicação seja eficaz e consigas obter resultados.
Tenta perceber quem compraria o teu produto ou o teu serviço. Para te ajudar nesse processo, podes responder aos seguintes pontos chave:
Dados demográficos do possível cliente:
- Qual o seu género?
- A sua idade?
- Em que localidade reside?
- Qual a sua profissão?
Avança de seguida para questões mais pessoais:
- Tem filhos?
- Quais são as suas principais responsabilidades?
- Sente-se realizadas profissionalmente?
- Quais são os seus principais objetivos e que obstáculos sentem?
- O que mais gosta de fazer diariamente?
Que canais de comunicação usa:
- Que redes sociais costumam usar?
- Como se mantêm a par das notícias?
- Costuma ver o e-mail diariamente?
- Como se mantém informado/a sobre marcas e produtos?
Os hábitos de consumo vão ao encontro do que estás a vender?
- Consome cursos e serviços online?
- Faz compras de produtos físicos online?
- Em que lojas costumam comprar?
Define a marca e a identidade do teu negócio online

Neste passo deves avançar para a escolha do nome do teu negócio online – aquele que vai definir a tua marca.
Ao avançares para a identidade da tua marca e do teu negócio, lembra-te que identidade não são apenas as cores e o logótipo.
Deves pensar nos valores da marca, o que a define, assim como a imagem que queres passar e pela qual será conhecida.
A identidade visual é fundamental para qualquer negócio online, por isso, poderás consultar um especialista em branding ou fazer tu mesmo.
Se queres avançar e fazer tu mesma todos os visuais da tua marca, então recomendo esta plataforma, para além de intuitiva é lá que faço todos o processo visual da minha marca. Inclusive todo o design para landing pages, para o site, redes sociais, e-books, pins para o Pinterest.
Calcular o preço de venda de um produto ou de um serviço
Se estás a pensar em criar um negócio online e queres vender os teus produtos, então certamente já te perguntaste: como calcular o preço de venda de um produto?
O primeiro passo é perceber o valor praticado no teu mercado. Sim exatamente isso, qual o valor que os teus concorrentes estão a anunciar? O valor que tinhas em mente está ajustado ao que o mercado oferece?
No entanto, para além de perceberes qual o valor médio daquele produto, deves perceber quais os teus custos, sejam eles de produção ou aquisição do produto, custos com a internet e a luz, custos de envio, etc. Só desta forma vais conseguir definir um preço de venda ao público que te permita pagar as tuas despesas, impostos e ainda ter lucro.
E isto é igualmente importante quando falamos de prestação de serviços.
Se vais vender os teus serviços online então deves saber quanto vais cobrar por um determinado serviço.mNão te deves focar apenas no valor que a tua concorrência está a cobrar, para de seguida cobrares acima ou abaixo desse valor. Isto está errado!
Enquanto empreendedora deves perceber que analisar o preço da concorrência deve ser feito sim, mas o importante é analisares quais as tuas despesas, impostos a pagar e todas as questões legais inerentes à venda de serviços online.
Para te ajudar a calcular o teu valor/hora vê esta calculadora online.
6 Estratégias para Aumentar as Vendas do Teu Negócio
Ter um site
Se me perguntares se ter um site é obrigatório para começar um negócio, digo-te honestamente que não. Mas se me perguntares se ajuda o teu negócio a crescer, então a resposta é sim. Sobretudo se vendes os teus serviços. Isto porque o marketing de conteúdo pode ser um verdadeiro aliado no que toca a divulgares no Google o que estás a vender. Acredita, não tens que começar com o site mais “fancy”, não tens sequer que aprender programação. Hoje em dia, o WordPress.com disponibiliza templates grátis, simples e com o que é necessário para divulgares os teus serviços, assim como escreveres conteúdo para chegares a mais pessoas.
Já para venderes os teus produtos, e se estás a começar, recomendo a Shopk.it ou com a Shopify. São ambas plataformas de e-commerce (a primeira é portuguesa), onde é muito fácil criares a tua loja online. Começas por escolher um template, adicionas os teus produtos, defines as tuas condições de venda, escolhes os métodos de pagamento e estás pronta para começar a vender.
Abrir atividade e outras legalidades
O sexto passo é também o mais importante. Ter uma ideia de como podes criar um negócio online não é suficiente. Para começares a empreender legalmente deves abrir atividade nas finanças. Seja como Trabalhador Independente, Empresário em Nome Individual, Sociedade… Enfim, são várias as formas e possibilidades que tens ao teu dispor, tudo depende do quanto prevês faturar anualmente, do teu tipo de negócio, se tens sócios ou não, e por aí em diante.
Claro que o podes fazer diretamente no site das finanças ou dirigindo-te a um balcão das finanças junto da tua área de residência, mas o ideal será sempre falares com um contabilista certificado para perceberes qual a opção certa para ti.
para negócios
Descomplica o teu Negócio
Neste livro, Bruna Fernandes (Contabilista Certificada) simplifica as coisas de tal forma que o teu foco estará sempre no teu negócio e não na contabilidade e fiscalidade. Vais saber tomar decisões mais seguras e mais adequadas para o teu negócio, e vais poupar muitas dores de cabeça.
De seguida, e dependendo da tua atividade, deves decidir se passas recibos através do site das finanças ou se contratas um software de faturação. Se, por exemplo, estás a começar o teu negócio como gestora de redes sociais e abriste atividade enquanto trabalhadora independente, passar um simples recibo através do portal das finanças deverá suficiente. Mas se vendes produtos, mesmo que online, aconselho-te que escolhas um programa de faturação certificado para que sempre que efetuares uma venda, a fatura e o recibo sejam emitidos automaticamente após receberes o pagamento – e convenhamos que é esteticamente mais apresentável do que os “recibos verdes”.
Por último, deves perceber como vais receber os pagamentos e como deves organizar o teu dinheiro. Ou seja: os teus clientes irão pagar por mbway, transferência bancária, cartão de crédito ou paypal? É algo que, após abrires atividade ou a tua empresa, deves pensar imediatamente.
E nem a propósito, quero deixar-te uma dica sobre gestão financeira de um negócio: lembra-te que o dinheiro que recebes pelas vendas que fazes, assim como o valor dos impostos, devem ser separados daquele que é efetivamente o teu vencimento. Não juntes tudo na mesma conta! Este é um dos grandes erros que é cometido por quem está a começar. Neste artigo mostramos-te como podes fazer uma gestão eficaz do teu dinheiro e do dinheiro do teu negócio.
Eu tenho 5 contas bancárias e tu também deverias ter. Descobre porquê
QUEREMOS QUE SAIBAS
No Hey Miga damos importância em manter a transparência com quem nos lê.
Este artigo é uma partilha meramente informativa e não deve ser encarado como uma recomendação financeira. Deves procurar um especialista para te ajudar com todas as questões legais e contabilísticas que estarás obrigada a cumprir ao iniciares um negócio.