Destralhar a casa é um processo importante sobretudo quando falamos de manter um espaço limpo, organizado e funcional. Ao livraras-te de coisas desnecessárias, consegues criar um ambiente mais agradável e confortável para viver. Além disso, a desorganização pode ser uma das causas da tua ansiedade ou stress, isto porque ao acumularmos muita coisa em nossa casa, não só estamos a dificultar o processo de manutenção da limpeza como a acumular coisas sem intenção ou propósito.
Além disso, acumular coisas desnecessárias pode levar a sentimentos de sobrecarga e culpa, o que pode afetar negativamente a nossa auto-estima e autoconfiança. Ao praticares o desapego de certas coisas, vais reduzir o caos não só no teu espaço mas também na tua mente. Isto pode melhorar a tua saúde mental e ajudar-te a alcançar um maior senso de bem-estar emocional.
E para te ajudar nesta tarefa, aqui estão 11 coisas que podes destralhar e organizar em casa:
Almofadas (muito) usadas
Dizem os especialistas no assunto que devemos trocar as almofadas após 2 anos de uso. Tempo esse que pode ser encurtado ou prolongado, de acordo com o tipo de almofada. Regra geral, as almofadas de fibras naturais conseguem manter a sua consistência por mais tempo que os recheios artificiais, como o poliéster.
Por isso, se a tua almofada já está deformada, com algumas manchas amarelas que não saíram nas diversas lavagens, está mais do que na hora de comprares uma nova almofada adaptada à forma como dormes. E se não queres simplesmente deitar a tua almofada no lixo porque não está rasgada, pergunta a algum abrigo de animais se estão a aceitar.
Velas meio queimadas
A paixão por velas ultrapassa-nos, eu sei. Todas temos aquela vela que acendemos quando acabamos de limpar a casa. A que só é acesa à noite, a que usamos para relaxar e ainda uma que é especial e por isso pouco usada. Ou então aquelas que nos foram oferecidas e nem gostamos assim muito do cheiro e ficam ali esquecidas. Está na hora de destralhar e perceber quais as que ainda queres manter. Se quiseres podes reciclar os recipientes, derretendo cuidadosamente a cera no micro-ondas.
Roupa e acessórios da estação anterior
Quem não tem uma, duas (ou até mais), caixas com roupa que já não usa mas que por alguma razão lhe custa desapegar. Cá em casa a regra é: se não usámos o ano passado, nem este ano, então é hora de doar. Mas aqui fica uma dica, antes deixares tudo nos contentores amarelos da roupa, pergunta a algum familiar ou amiga se querem ou se conhecem quem queira. Se a resposta for negativa, então liga para algumas instituições da tua zona e faz a mesma pergunta. Podem não estar a receber, mas indicam outras que precisam.
Claro que, podes sempre pensar em vender no OLX ou na Vinted, e fazer dinheiro com o que já não usas.
Cabides
Depois de fazeres a limpeza nos roupeiros aí de casa, vais acabar por perceber que tinhas cabides de várias cores e feitios. Armazenar cabides que as lojas enviam nas encomendas, os de madeira que ocupam bastante espaço ou aqueles da lavandaria acabam por deixar o teu roupeiro com um ar desleixado. Destralhar cabides parece pouco, mas vais sentir-te tão bem assim que terminares. Opta por mandar para a reciclagem os cabides ou doar e investe em cabides que não deformam a tua roupa, duram mais tempo, não ocupam tanto espaço e deixam o teu roupeiro mais organizado. Cá em casa usamos estes e adoramos.
Frigorífico e congelador
Seja por causa de um aniversário ou um jantar com amigas aí em casa, é normal que o teu frigorífico esteja cheio de sobras que acabam por povoar as prateleiras. Se não tens a quem doar, não deites fora, congela. Vai saber-te bem ir menos vezes ao supermercado (e por isso poupar), assim como chegar a casa e ter comida caseira pronta, bastando aquecer. O que podes e deves fazer é uma verdadeira limpeza ao frigorífico e ao congelador: verificar os prazos de validade dos alimentos e deitar fora caso já estejam ultrapassados.
Despensa
Sim, falo daquele pequeno compartimento da casa que se não estiver bem organizado acaba por se tornar num abrigo de tudo o que não tem destino. Para mim o verdadeiro significado de destralhar, tem lugar nesta nesta divisão (ou armário).
Abre a porta da tua despensa, retira tudo, faz uma limpeza geral e verifica se os alimentos estão dentro da validade. Arruma também os sacos que se foram acumulando e substitui a vassoura, esfregona ou pá por novas. Despede-te das molas a fechar as embalagens e armazena os alimentos caixas próprias (e coloca uma etiqueta para identificar), estas caixas herméticas já trazem etiquetas e preservam muito bem os alimentos. Vais sentir que tens tudo organizado e que tudo tem um lugar.
Armários da casa de banho
Depois de organizares a despensa e o frigorífico, e de verificada a validade dos bens alimentares, não te fiques por aí. Vai até à casa de banho e vê se há produtos que não estão terminados mas já não são usados, assim como a validade dos teus produtos de maquilhagem. E lembra-te de dar uma olhadela à validade dos medicamentos e repor o que for necessário.
Armário das canecas
Todas nós temos as canecas especiais, seja a do café, aquela onde o chá sabe melhor ou até mesmo a caneca do Natal. Algumas chegaram-nos como presentes, outras acabamos nós por as compras em conjuntos para servir, mas a maioria acabou por ter uma ou várias lascas e já não fazem sequer sentido continuarem a ser usadas. Ou simplesmente porque são mesmo muitas. Por isso, a palavra de ordem é mesmo destralhar. Aproveita esta altura e doa as que ainda estão em bom estado e deita fora aquelas que já não estão capazes de servirem outro lar.
Toalhas rasgadas
É normal que depois de tantas lavagens, algumas toalhas de banho, panos da louça ou mesmo os lençóis da cama acabem por ficar desgastados, com buracos e naquele tom amarelado. Claro que há dicas e truques para que consigas tirar as manchas amarelas da roupa branca, mas nem sempre é possível. Por isso, e se for esse o caso está na hora de as lavares uma última vez e doares a uma instituição que ajude animais ou colocares nos contentores próprios para reciclagem de roupa. Sim, há quem use esse trapos para panos do pó, mas eu sou adepta de ter algo que funcione bem e seja próprio para o efeito, como esta esponja – com isto poupo tempo na limpeza, não levanto pó e evito as alergias cá por casa.
Brinquedos e jogos com peças em falta
Se tens filhos, então sabes perfeitamente do que falo. Um puzzle cujas peças já desapareceram, legos que são impossíveis de montar porque as peças estão em caixas diferentes, roupas de bonecas rasgadas ou sujas… Mas pode não ser apenas essa razão: talvez tenham recebido alguns brinquedos no aniversário e podes optar por doar outros que eles já não brinquem tanto. Por isso, está na hora de organizares os jogos e brinquedos, até porque as peças que faltam provavelmente nunca irão voltar. Pede ajuda aos teus filhos, vejam o que pode ser doado e o que não faz sentido manter (caso tenham mesmo peças em falta) e coloca na reciclagem.
Documentos
A última dica para destralhar em casa, são os documentos. Quer trabalhes em casa ou não, há sempre algo para organizar quando o assunto é papelada. Sejam as cartas que trazemos do correio, as pastas com documentos importantes ou as canetas que se espalham pela casa e que quando precisamos de uma nunca as encontramos. A verdade é que os papéis vão ficando acumulados na secretária, a desorganização vai aumentando e não há nada pior do que querer encontrar algo e não saber onde se colocou. Separa tudo por categorias, faz doação de cadernos que compraste mas afinal nunca usaste, deita fora as canetas que já não têm tinta e os papéis que achavas que irias precisar mas não têm qualquer utilidade.
Estas pastas arquivadoras com separadores para documentos são um must-have. Temos uma para organizar os documentos importantes da casa e do carro, e outra para cada membro da nossa família – cá em casa somos 4. E como aderimos às faturas eletrónicas, que vão sendo organizadas diretamente na drive do Gmail (ou depois para o disco externo), acabamos por ter menos papéis. Se procuras uma solução para ter as garantias dos produtos num único lugar, acho que esta ferramenta te pode ajudar. Dá uma vista de olhos!