6 Estratégias para Aumentar as Vendas do Teu Negócio

Rita
6 Melhores Estratégias para Aumentar as Vendas de Pequenos Negócios

Se começaste o teu próprio negócio queremos dar-te os parabéns por tamanha coragem. E antes sequer de começarmos, quero dizer-te que és incrível porque lançaste um negócio, correste riscos e não queres desistir!

Acredita que sabemos, por experiência própria, que não é um mundo fácil. Começar um negócio, como freelancer ou empresária, seja ele pequeno ou em grande escala mas com pouco investimento, é sempre um desafio. Por isso, mais do que nunca é fundamental ter estratégias que te vão ajudar a manter o teu negócio saudável, com liquidez e sobretudo, competitivo.

Por isso, reunimos seis dicas que deves seguir, agora mesmo, se queres aumentar as vendas do teu negócio. Desde a criação de um plano de marketing até à revisão da estratégia do teu site.

Atualiza o teu site

Este é um excelente momento para rever o teu site, ou criar um se ainda não o tens. Até porque ter um negócio apenas nas redes, não é ter um negócio, é ter um sonho que esperas que se torne num negócio. Este é o teu wake up call, que precisavas, para criar um site para o teu negócio – agora!
Se já o tens, então não o uses como um flyer digital, isto porque o site deve ser capaz de converter leads em clientes. É tempo de olhar para as métricas. Métricas essas como o número de visitantes, sessões, taxas de abandono das páginas (bounce rate) etc.. Analisa primeiro por trimestre e depois ao longo do ano e verifica o que deve ser melhorado.Faz uma auditoria a cada página do site e repensa as cores, o copy, o layout, CTA’s (chamadas para a ação), para onde estás a enviar os teus clientes (links) e verifica se tudo está a funcionar e a converter.

Faz estas perguntas a ti mesma e responde enquanto CEO do teu próprio negócio:

  • O layout do teu site é intuitivo e de fácil navegação?
  • Está optimizado para dispositivos móveis?
  • Ao utilizar o teu site, o cliente consegue perceber o que estás a vender? 

Ter um site bonito não é suficiente para faturar. Pode ser visualmente atrativo, mas se não consegues atrair leads nem fechar vendas, então algo não está bem. A boa notícia é vais sempre a tempo de resolver.

Melhora a experiência do cliente

Embora o cliente nem sempre esteja certo (não digas a ninguém que dissemos isto!), a verdade é que merece sempre a melhor experiência que conseguimos oferecer. Facilita-lhes a vida (e a tua!) tornando os teus processos, horário de resposta, assim como outras informações importantes, claras e fáceis de encontrar.

Usa o teu site, e as redes sociais, para mostrares como podem entrar em contacto contigo. Se tens dificuldade em perceber se já fizeste o suficiente, pensa no seguinte:
O cliente sabe como entrar em contacto contigo?
E sabe, em que horário o deve fazer para conseguir uma resposta tua?Por isso, analisa de forma fria onde disponibilizas essas informações e se são acessíveis para quem visita o teu site , e redes sociais, pela primeira vez.

Define o horário e formas de contacto, revê a política de venda e devolução, os termos e condições do serviço, assim como qualquer outra informação indispensável para o funcionamento do teu negócio.
Sabias que se tens uma loja online deves cumprir a legislação própria para e-commerce? É verdade, e podes consultar tudo aqui.

O acesso a essas informações, no teu site, deve ser directo e fácil de encontrar, pois a verdade é que quanto mais seguro o cliente se sentir, mais vendas irás conseguir realizar.

Automatiza o teu negócio

Se tens um negócio próprio, sabes que a lista de tarefas nunca acaba. Usas muitos chapéus diferentes ao longo do dia, e isso consegue ser cansativo. Tu pagas faturas, tu fazes reuniões, tu publicas nas redes sociais… Portanto, qualquer coisa que possa ser uma ajuda nesse sentido, é uma mais-valia. É aqui que entram as automatizações de processos e acredita, é uma das mais importantes estratégias para aumentar as vendas do teu negócio.

DICA: Se prestas serviços e queres marcar reuniões com clientes, aconselhamos esta ferramenta. Ao disponibilizares o link no teu site, por e-mail ou nas redes sociais, os clientes vão poder marcar uma reunião contigo, num dia e hora que tu definiste antecipadamente.

Processo de pagamento

O processo de pagamento é um dos processos de qualquer negócio que deve ser simples e directo, quando mais passos tens no teu processo de checkout, mais probabilidade haverá de o cliente desistir.

Tens várias opções:

  • WooComerce: Usando o Woocommerce para venderes os teus produtos ou serviços no teu próprio site, podes construir uma página de vendas e o pagamento é feito também através do teu site, onde só tens de contratar um getaway de pagamento – para que os pagamentos possam ser processados. Esta é a opção que usamos e recomendamos.

    Positivo Tens controlo sobre todo o processo de pagamento e podes criar estratégias de e-mail marketing para os clientes que abandonaram o carrinho, e por isso, não concluíram o pagamento – mais uma estratégia para aumentar as vendas.
    Negativo Se tens pouca experiência neste mundo de criação de sites, páginas de vendas e automações, e se vendes apenas serviços opta por uma opção mais facilitada como é o caso da que te indico abaixo.
  • Calendly: É sem dúvida a melhor ferramenta para Psicólogas, Coaches, Assistentes Virtuais, Advogadas… que estão sempre em sessões ou em reuniões. Em vez de andares em trocas de e-mails para agendar uma sessão, enviar o teu IBAN para o cliente, ficar a aguardar o comprovativo de pagamento, verificar horários e disponibilidade da tua parte e do cliente, etc… opta por usar uma plataforma que faz isso por ti. Isto vai poupar-te muito tempo, stress, e dores de cabeça. Além de que, acaba por mostrar ao cliente um lado mais profissional do teu negócio.

    POSITIVO  Na nossa opinião existe algo que é imprescindível e que esta ferramenta tem: o cliente pode pagar através do Calendly, após agendar uma hora contigo. O cliente acede ao link, escolhe um dia e hora, mediante a tua disponibilidade, paga o valor que definiste pela sessão, e não tens que te preocupar com mais nada.
    NEGATIVO São cobradas taxas de processamento/pagamento e não tens total controlo para que possas criar automatizações caso o cliente desista da compra de uma sessão contigo.

Existem várias plataformas onde podes vender os teus produtos ou serviços, caso não queiras desde logo criar o teu site, tais como a Hotmart, Etsy… No entanto, o ideal é que consigas ter o controlo do teu negócio desde o início e consigas criar a tua própria audiência. Estas plataformas são óptimas para quem está a começar, mas quando o teu objetivo é crescer, o ideal é teres o teu próprio site para que consigas criar estratégias para aumentar as vendas. Ao teres o teu próprio site evitas também o pagamento de taxas desnecessárias que muitas dessas plataformas tem.

E-mail Marketing

Outro exemplo de como as automações podem facilitar a tua vida, é o caso do E-mail Marketing. Todos os negócios, sejam em pequena ou grande escala, precisam do e-mail marketing, quer estejamos a falar de venda de produtos ou de serviços. E felizmente o e-mail é uma das tarefas mais fáceis de automatizar. Podes criar automatizações que dão as boas vindas a quem subscreve a tua newsletter, enviar um cupom de desconto, dar a conhecer novos artigos no teu blog, serviços ou produtos… na realidade, o que estás a fazer é a criar uma relação com o teu futuro cliente.

O e-mail marketing, quando bem trabalhado, deve ser uma conversa com o cliente, não despejes conteúdo. Fala-lhe de ti, das tuas conquistas e derrotas, dos benefícios do teu produto ou serviço. Usa esta ferramenta para criar uma relação mais próxima com ele. E há lá melhor aliado do que o e-mail marketing para nutrir uma lead que se pode transformar em cliente?

Revê o Plano de Marketing

É hora de olhar para os dados do último semestre e analisá-los. Reserva uma ou duas horas para perceberes o que realmente funcionou no teu negócio, nestes últimos meses. De nada adianta criar novas estratégias para aumentar as vendas, se o que foi feito não foi revisto.

De seguida reformula o que não correu assim tão bem. A chave de um bom plano de marketing é usar dados para que possas tomar decisões informadas. Embora, por vezes, o teu instinto de CEO empoderada possa levar-te na direção certa (e ainda bem!), também é extremamente valioso ter uma visão analítica.
Utiliza as análises fornecidas pelas plataformas. No Instagram, por exemplo, consegues perceber que publicações tiveram melhor performance, e o mesmo quanto ao E-mail Marketing. Na própria plataforma de e-mail tens acesso a dados importantes, tais como: a taxa de abertura dos e-mails, taxa de cliques, e por aí em diante.Usa estes insights para elaborar, rever ou elaborar um Plano de Marketing capaz de gerar novos clientes e retorno financeiro.

Faz um rebranding

É sempre uma sensação agradável dar uma pequena atualização à tua marca, e o melhor é que não tens de te focar num rebranding completo. Às vezes, basta apenas alterar uma cor na paleta de cores ou adicionar uma nova fonte à mistura, e desta forma podes mudar a sensação da tua marca, mantendo-a sempre consistente com a sua essência.

DICA: Se ainda não tens uma equipa, nem consegues recorrer a um designer, experimenta esta ferramenta e diverte-te a fazer o design da tua marca.

Tenta adicionar algumas cores novas ao teu feed do Instagram ou fazer um teste A/B no teu site, por exemplo.
Deves estar a perguntar: Mas para que servem os testes A/B no site?
Ao fazeres testes A/B, vais conseguir perceber o que funciona melhor para quem visita o teu site. Podes mudar a cor de um botão e deixar a original ao lado. Desta forma, consegues perceber qual dos botões teve mais cliques, por exemplo.
Apesar de querermos criar novas estratégias para aumentar as vendas, é fundamental que divirtas em todo o processo, sem pressão para seres perfeita. Lembra-te que ser Empreendedora não é pêra doce! Por isso o importante é que faças o que é melhor para ti e para o teu negócio. 
Recomendamos que comeces com um mood board e inspirações no Pinterest. Escolhe as cores, estilos e fontes que melhor transmitem a mensagem que queres passar sobre a tua marca e que vão ao encontro do teu público-alvo.

Constrói o teu Networking

Não é fácil trabalhar o networking pessoalmente, não te vou dizer que é pêra doce porque estaria a mentir.
Felizmente, há muitas mais formas (e por vezes mais eficazes) de trabalhares a tua rede de contactos. Conecta-te com pessoas com ideias semelhantes às tuas ou mesmo às do teu negócio. Apesar de ser a última das estratégias para aumentar as vendas, é das mais importantes.
E se neste momento só te consegues lembrar do Linkedin, está na hora de abrires os teus horizontes. Conhece os alunos que fizeram o mesmo curso online que tu, fala com pessoas que seguem e comentam uma conta do instagram que segues há imenso tempo. Nem tudo é só sobre negócios. Tu és uma empreendedora, mas tens outros interesses certo? 
E só pensas em networking como um meio para venderes mais, então informamos-te que estás a ver pelo prisma errado! Foca-te em conhecer as pessoas de forma genuína, e em dar-te a conhecer. Acredita que as recomendações acabaram por chegar.

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