Rotina de Skincare: Como fazer e ordem correta para aplicar os produtos

Sofia
Como fazer uma rotina de skincare e ordem correta para aplicar os produtos

Um passo a passo que te vai ajudar a criar uma rotina de skincare para o dia e para a noite. Descobre todos os produtos essenciais e a ordem correta para aplicares cada um deles.

A rotina diária de cuidados de rosto inclui várias etapas, e construir uma rotina de skincare vai muito além de perceber quais são os melhores produtos para o teu tipo de pele. É importante perceber a ordem correta de aplicação, independentemente do número de produtos na tua rotina de cuidados com a pele.

Até porque a forma como colocas os produtos na tua pele é importante, isto porque tudo se resume à absorção. Se aplicares um produto que impede que os seguintes atravessem a barreira cutânea, será uma total perda de tempo e de dinheiro gasto em produtos.

Qual a ordem certa de aplicação dos produtos de skincare?

É bastante simples na verdade: deves guiar-te pela consistência do próprio produto, da consistência mais fina à mais espessa. Deves aplicar primeiro os produtos à base de água, com uma textura mais fina antes dos produtos mais espessos, cremosos ou oleosos. A viscosidade dos produtos determina como serão absorvidos pela tua pele. Isto porque ao aplicares um sérum aquoso depois de já teres colocado um creme não vais conseguir reter todos os benefícios do produto à base de água, porque ele não é capaz de penetrar na pele com algo tão espesso por baixo.

A aplicação adequada dos produtos também difere conforme a rotina de skincare de dia ou de noite, porque nem todos os produtos servem os mesmos propósitos. No entanto, não terás de fazer grandes alterações – salvo algumas exceções, conforme o tipo de produto – alguns produtos devem ser aplicados à noite, como o retinol, ou pela manhã, como os antioxidantes como a vitamina C.

A rotina de skincare ideal, envolve:

  1. Limpeza do rosto duas vezes ao dia
  2. Uso de produtos destinados a melhorar o aspeto da tez ou corrigir problemas de pele (como retinol e AHA/BHA)
  3. Produtos hidratantes (como séruns e cremes)
  4. Proteção solar

Qual ordem correta para aplicar os produtos de rosto pela manhã e como fazer uma rotina de skincare matinal?

Rotina de Skincare de dia - Qual ordem correta para aplicar os produtos de cuidados com a pele pela manhã?

A tua Rotina de Skincare Matinal deve seguir estes 7 passos:

1. Desmaquilhante à base de óleo

Se preferes usar um desmaquilhante à base de óleo na tua rotina de skincare de noite, não o tens de usar de manhã e podes passar logo para o passo número 2. No entanto, se tens pele seca, usar um óleo de limpeza em vez de um gel ou leite de limpeza, pela manhã, pode ser uma alternativa muito melhor. Irá hidratar a tua pele enquanto limpas qualquer produto que colocaste na noite anterior.

2. Água Micelar

Se preferes usar produtos à base de água então uma água micelar é para ti. Limpa a pele para retirar qualquer resto de produtos da noite anterior. Lembra-te de passar por todo o rosto e no pescoço. 

3. Tónico Hidratante

Para manter a pele macia e hidratada, usa um tónico hidratante enquanto a pele ainda estiver húmida da água micelar. A chave para uma pele hidratada são as camadas de humidade que consegue reter. A melhor forma de aplicar o tónico é com as tuas mãos, sem recorrer ao algodão.

4. Sérum de Rosto

O meu sérum preferido é à base de vitamina C. No entanto, o que deves reter neste quarto passo, é que independente do tipo de sérum ou ampolas de tratamento que estás a usar, é que te certifiques que o ingrediente ativo mais potente seja aplicado primeiro. Se procuras poupar tempo: escolhe um sérum de vitamina C combinado com ácido hialurónico, por exemplo.

5. Creme para olhos

A pele ao redor dos olhos é a mais fina do nosso rosto, e é por isso que deves ter produtos específicos para aplicar nesta área. Também é importante que coloques o teu creme de olhos antes de qualquer hidratante mais espesso. A aplicação deve ser feita com o dedo anelar e sem esfregar – lembra-te, é uma zona sensível.

6. Creme Hidratante

Nunca é demais ter uma pele hidratada, mas se sentes desconforto ao usares cremes hidratantes mais espessos, ou percebes que não combinam com a fórmula da base que usas na tua maquilhagem, considera um hidratante em gel ou mesmo uma loção hidratante mais leve.

7. Proteção Solar

O protetor solar assenta em cima da pele ou penetra apenas na camada superficial da nossa pele. É por isso que deves terminar sempre a tua rotina de pele da manhã com um bom protetor solar de rosto com SPF entre 30 e 50.

Após seguires estes sete passos podes avançar e aplicar a maquilhagem.

Qual ordem correta para aplicar os produtos de rosto à noite e como fazer uma rotina de skincare noturna?

Rotina de Skincare de noite - qual ordem correta para aplicar os produtos de cuidados com a pele à noite?

Para uma rotina de skincare, de noite, completa, há que escolher os produtos que irão atuar durante o sono. Deves considerar se desejas incorporar, ou não, o retinol ou os ácidos AHA e BHA, nesta tua rotina. Os cuidados noturnos com a pele são a altura perfeita para apostares em produtos mais hidratantes e reparadores como o retinol e outros AHAs fotossensibilizantes, como os ácidos glicólico e lático. Isto porque muitos destes ingredientes ativos acabam por se decompor quando expostos à luz solar, para além que deixam a tua pele mais sensível – daí a altura ideal para os aplicares é mesmo antes de ires dormir.

O que são ácidos AHA e BHA?

Os ácidos AHAs, significam alfa-hidroxiácido e são ácidos solúveis em água feitos à base de frutas açucaradas, como por exemplo, o ácido glicólico. São os agentes de esfoliação química. Ajudam a descascar a superfície da pele para que novas células, uniformemente pigmentadas, possam ocupar o seu lugar. Após o uso, provavelmente notarás que a tua pele está mais suave ao toque, mas certamente um pouco mais sensível. Os AHAs são usados ​principalmente para eliminar tipos de hiperpigmentação leve, tais como manchas típicas do avanço da idade, melasma, cicatrizes, poros dilatados, linhas finas e rugas superficiais e ajudam a uniformizar o tom de pele.

Se procuras combater o acne, então recomendamos que escolhas ácidos BHA, tais como o ácido salicílico. Uma esfoliação química usando este tipo de ácido ajuda, e muito, no combate às borbulhas associadas ao acne. Este tipo de ácidos penetram profundamente nos folículos para secar o excesso de oleosidade e nas células mortas da pele para desobstruir os poros. Devido a esses efeitos, os BHAs são mais adequados para peles mistas a oleosas.

Se optares por usar um destes ácidos (AHA/BHA) e retinol, é melhor que alternes a sua aplicação. Aplica o retinol numa noite e um AHA ou BHA na próxima, e assim por diante. Mas tem cuidado ao aplicares, espaça bem os dias porque estes ingredientes são conhecidos por causar irritação principalmente quando se trata das primeiras semanas de uso.

Segue estes 7 passos para construíres a tua Rotina de Skincare Noturna:

1. Bálsamo Desmaquilhante à Base de Óleo

Um óleo de limpeza em bálsamo é um dos produtos necessários principalmente à noite, pois é imperativo remover a maquilhagem, o protetor solar, os poluentes ambientais e o sebo que a tua pele produziu durante o dia. Podes optar por usar os que te mostramos no primeiro passo da rotina matinal, ou estes em bálsamo.

2. Gel ou Leite de Limpeza Facial

Para garantir que todos os resíduos oleosos do desmaquilhante à base de óleo sejam removidos e que a tua pele está totalmente livre de impurezas, opta por um gel ou por um leite de limpeza suave. O gel é ótimo se tens pele mista/oleosa ou pele propensa a acne, enquanto que um produto como um leite de limpeza é perfeito para quem tem pele seca.

3. Tónico Hidratante ou Esfoliante Químico

Podes usar o mesmo tónico que usas pela manhã para hidratar a pele e prepará-la para qualquer um dos ingredientes químicos: ácidos ou retinóides que vais aplicar no passo seguinte. Também podes optar por usar um esfoliante líquido com ácidos AHA ou BHA durante esta etapa. Se assim o fizeres, salta para o passo 5 e segue os passos seguintes desta rotina de pele noturna.

4. Ácidos AHA/BHA ou Retinol

Se usaste um esfoliante anteriormente, salta imediatamente este passo. Se optaste pelo uso do tónico, então continua a ler pois é neste passo que o retinol e os esfoliantes químicos começam a entrar em ação. Os ácidos AHA e BHA vão ajudar a esfoliar a tua pele, já o retinol aumenta a firmeza da pele.  Usar AHAs e BHAs ao mesmo tempo que retinol pode irritar a tua pele, por isso recomendamos alternar as noites em que usas estes produtos. E lembra-te de hidratar muito bem a pele a seguir.

5. Creme de Olhos

Quando se trata de creme de olhos, escolhe uma fórmula mais espessa para usares na tua rotina noturna de skincare. Uma que se concentre em reter a hidratação na zona, seja nutritiva e atue no tratamento das olheiras.

6. Creme Hidratante

Para uma rotina de pele noturna, opta por cremes hidratantes com ingredientes que fortaleçam a barreira cutânea, como as ceramidas, óleos, glicerina e sempre adequados ao teu tipo de pele. Isto ajuda a pele a manter a hidratação necessária durante a noite. Se tens pele oleosa, podes optar por um hidratante sem óleo (semelhante ao que usas durante o dia), enquanto que se tens pele seca podes precisar de um hidratante com uma fórmula mais espessa.

7. Máscara noturna

As máscaras de rosto noturnas ajudam a criar uma barreira para selar todos os produtos e mantêm a pele hidratada e nutrida durante a noite. Se gostas de usar um óleo facial à noite, aqui será o momento certo para o aplicares.

Total
6
Partilhas
1 comment
Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigo Anterior
7 Livros para Ler este Outono

7 Livros para Ler este Outono

Próximo Artigo
7 podcasts que vais querer ouvir

7 Melhores Podcasts Portugueses feitos por Mulheres que vais querer ouvir

Artigos Relacionados
Total
6
Partilha