Se há coisa que todas procuramos é aquela dica certeira que fará com os nossos dias corram melhor, sem grandes esforços ou problemas. Entre navegar por todos os nossos vários papéis na vida, quer seja profissional ou mesmo enquanto mulheres, filhas, mães, amigas ou parceiras, há sempre uma longa lista de coisas que temos para fazer diariamente. Embora a verdade seja que não existe um caminho único para sermos mais produtivas, existem muitas dicas de produtividade que podemos incorporar nas nossas vidas de forma a simplificar.
E lá está, não se tratam de formulas mágicas, mas sim de pequenos métodos que podes implementar e experimentar de forma a perceber se funciona contigo e no teu dia-a-dia. Descobre cada uma das 10 dicas de produtividade que reunimos para ti:
Usa as deslocações de forma estratégica
Quer o teu trajeto consista em ir para o escritório ou ires trabalhar para um café durante o dia, existem maneiras de aproveitar, ao máximo, o tempo gasto entre casa e o trabalho. Pensa de forma estratégica. Como podes obter mais desse tempo? Consegues ouvir um podcast e meditar? Ou podes terminar uma tarefa antes de chegar? Mesmo que esse tempo seja curto, usá-lo intencionalmente é uma excelente forma de começar e terminar o dia.
Mochila para portátil
Mochila leve e compacta ideal para usares no teu dia-a-dia se precisas de transportar o teu portátil, carregador, bloco de notas… e claro snacks 😉 É impermeável e está disponível em duas cores: em bege e em preto.
Limpa o teu e-mail
Calma, não é sobre apagar todos os e-mails. Livra-te de respostas que não chegaste a enviar e que acabaram na pasta dos rascunhos, emails de promoções que não fazem sentido para ti e faz unsubscribe se já não te identificas com algum desses conteúdos. Mesmo que só possas dedicar 20 minutos a esta tarefa, já é algo que vai fazer com que a tua semana, e mesmo o teu dia, corra melhor porque te sentes mais organizada.
Prioriza as tarefas
Pensar em priorizar algo parece fácil, mas nem sempre é simples. Para realmente priorizar, não faças apenas a típica lista de tarefas com tudo o que precisa de ser feito e definir como “maior”, “mais difícil” ou mesmo “mais fácil”. Em vez disso, pensa no teu dia como um conjunto de blocos de construção que devem encaixar. Onde está a causalidade? O que precisa de ser feito primeiro a fim de melhorar o que resta do dia ou da semana? Usar este método como forma de priorizar também nos ajuda a eliminar parte da resistência que temos em começar tarefas mais difíceis.
Ferramentas essenciais para quem tem um negócio próprio
Ignora as redes sociais assim que acordas
Claro que não é a dica mais fácil de fazer diariamente. Aliás, passou a ser quase algo natural. Acordar ao som do despertador, pegar no telemóvel, ver as horas e entrar no Instagram ou no Tiktok. Começar o dia a ver stories sobre tudo e mais alguma coisa não deveria ser a primeira “tarefa” da manhã. Por vezes acabamos por nos comparar ao que os outros estão a fazer nas redes sociais. Alguém publicou nos stories a sua lista de tarefas para o dia e tu ontem não conseguiste nem terminar duas, isso deixou-te frustrada e colocas em causa a tua produtividade. Ao deixares de estar nas redes sociais mal acordas e se começares, por exemplo, a meditar ou escrever no teu journal, vais perceber que acabas por te sentir mais relaxada, com menos ansiedade e capaz de começar o teu dia de forma energética.
Usa o Método Pomodoro
Conheces o pequeno cronómetro em forma de tomate? Este livro fala exatamente sobre isso e como podes usar esta técnica para ser mais produtiva. O método “trabalhar e depois descansar” é um grande favorito por aqui, e por um motivo! Está provado que nosso cérebro se sente mais revigorado e focado quando podemos trabalhar em períodos de tempo que nos permitem descansar a seguir. Escolhe um cronómetro, define um miniprojeto ou tarefa e, de seguida, faz uma pausa para recarregares e voltares a atacar as tuas tarefas de forma mais revigorada.
Cubo para gerir o tempo
O temporizador perfeito para gerires o teu tempo por períodos, seguindo o Método Pomodoro.
Livro A Técnica Pomodoro
Procurando combater a ansiedade e terminar as leituras para um exame, quando era estudante, Francesco Cirillo desenvolveu aquele que veio a ser o seu famoso sistema para melhorar a produtividade.
Reduz as pequenas distrações
Cada pequeno ping ou piscar de ecrã afasta-nos do nosso foco. Seja aquela mensagem do instagram, o grupo de amigas no whatsapp que quer combinar o jantar de sexta… Tudo isto acaba por nos distrair da tarefa que queremos concluir. Define uma hora no telemóvel e coloca-o em silêncio, ou no modo “não perturbar”. Se estás no escritório e qualquer barulho perturba a tua concentração – então os auscultadores podem mesmo salvar a tua produtividade.
Define o teu dia na noite anterior
Podes até não querer planear tudo ao minuto, mas é importante scaneares o teu dia e a tua semana. Ao estares a avaliar que tarefas tens para fazer no dia seguinte, estás também a preparar-te mentalmente para tudo o que tens de fazer ou alterar. Desta forma consegues alocar certas tarefas para quando te sentes mais produtiva. Ao fazeres esta análise podes perceber que talvez seja melhor alterar uma reunião para uma outra hora do dia. Talvez queiras entrar mais cedo e sair um pouco mais cedo para conseguires ir buscar os teus filhos à escola esta semana. Ser capaz de fazer essa avaliação na noite anterior oferece mais opções para organizadores e gerires o teu dia, dá uma olhadela a este planner – uma forma simples (uma só folha) onde consegues visualizar o teu dia.
Desacelera
A qualidade quase sempre vence a quantidade. Se tens percebido que passas mais tempo a contar as tarefas que concluíste, do que a perceber se foram bem executadas, então talvez este seja o sinal que precisas para abrandar. Se apenas te concentras em terminar tarefas, é provável que cometas certos erros que levarão mais tempo a corrigir a longo prazo. E acabas por te sentir mais sobrecarregada no final do dia porque fizeste tanta coisa que nem deste conta do teu cansaço. Lá está, querias apenas concluir, concluir, concluir. Pensa no seguinte: o que te pode trazer mais benefícios a longo prazo – rápido e mal executado, ou bem executado e num prazo mais confortável para ti?
Encontra um método de planeamento que funciona para ti
Para seres efetivamente produtiva é preciso que encontres um método que funciona para ti. Isso não significa que tenhas que descarregar um número exagerado de aplicações para planeares o teu tempo, tarefas, objetivos… Isto significa que precisas de ter uma forma consistente de organizares as tuas tarefas para que consigas atingir os objetivos que são importantes para ti. Seja por meio de um planner, de uma aplicação no computador ou de uma simples lista de notas no telemóvel, o importante é que percebas o que funciona teu dia-a-dia.
Defina as tuas próprias métricas de produtividade
Tal como te disse anteriormente, ser mais produtivo não é concluíres um infindável número de tarefas numa hora, nem muito menos ocupar todas as horas do teu dia com projetos. Poderia até usar o significado do dicionário, produtivo é efetivamente alguém que produz muito, mas em nenhum momento encontramos algo que remeta para o tempo de produção. Produz muito em quanto tempo? Numa hora? Num dia ou num mês? A que quantidade nos podemos referir para dizermos que alguém é produtivo? Não existe uma quantidade exata de medição, nem muito menos temporalidade. Posso dizer-te que, para mim, ser produtiva é ser capaz de entregar o meu melhor trabalho, na hora certa, com os recursos e objetivos certos para obter o melhor resultado possível. Por isso, liberta-te das “to-do list’s” que vês nos stories daquela influencer, e começa agora a definir o teu próprio significado de produtividade.