Seja porque o tempo lá fora não ajuda, só pensamos em tirar férias, ou só queremos que chegue o fim-de-semana… A verdade é que a falta de motivação e de produtividade no trabalho pode atacar a qualquer momento.
Se por um lado ouvimos falar nas semanas de trabalho de 4 dias e como essa mudança pode aumentar os níveis de produtividade numa empresa, essa pode ainda ser uma realidade distante para muitas de nós. MAS se longe estão os tão desejados fins-de-semana de três dias, a quantidade de trabalho não desaparece, muito pelo contrário. Tenho falado com amigas e prontamente percebi que têm sentido que estão assoberbadas de trabalho. Sentem-se desmotivas e pouco produtivas. Já ouviram falar do quiet quitting, e algumas delas pensaram em aderir a este movimento a fim de manter a tua sanidade mental, mas esta pode não ser a opção ideal para ti – ou será que é?!
Seja qual for o teu caso, é importante que adoptes estratégias ao longo da semana para que te continues a sentir motivada e produtiva no trabalho, quer estejas em teletrabalho ou de regresso ao escritório.
Estas são seis dicas de como manter a produtividade no trabalho. Vamos a isso?
Atualiza as tuas metas
Muitas vezes, definimos metas bem difíceis, quase inalcançáveis, e avançamos a toda velocidade para (tentar) alcançá-las. À medida que trabalhamos para atingir os nossos objetivos de treino, os nossos horários de sono e manter a nossa rotina de pele em dia, esquecemo-nos que os nossos objetivos também precisam de cuidados e ajustes.
A cada dois meses, faz uma revisão das tuas metas e questiona-te:
- Como é que essas metas se alinham com os meus valores?
- E com as minhas crenças?
- Com os meus desejos mais profundos?
- Como quero viver a minha vida?
- Deverei alterar alguma coisa?
- Os pequenos objetivos para os quais trabalho diariamente estão a ajudar-me a alcançar os meus grandes objetivos?
Quer seja no seu trabalho, a nível financeiro ou na vida pessoal. O importante é não ficares estagnada para não te deixar desmotivar. Já pensas que talvez seja hora de mudar de carreira? Se sentes que, faças o que fizeres, não consegues manter a produtividade no trabalho, então volta um pouco mais acima e responde a cada uma dessas questões. Ao fazeres a ti mesma estas perguntas, podes ir ajustando, aos poucos, cada um dos teus objetivos. Isso ajuda-te a perceber que cada pequeno passo pode influenciar o teu futuro, e acabas também por entender o teu propósito de vida.
Mudar de Emprego: 7 Dicas para uma Mudança de Carreira Bem-Sucedida
Prepara a semana com antecedência
Agora que já ajustaste os teus objetivos e ganhaste uma nova forma de olhar para eles, está na hora de garantir que aquilo que fazes diariamente está a conduzir-te até à realização de cada um deles. Eu adoro planear cada semana com a devida antecedência. Reserva um tempo para seres intencional com a tua próxima semana. Ao domingo por exemplo, para um pouco e pensa como gostarias que fosse a tua próxima semana. Pode ser no teu planner, numa app de planeamento ou mesmo no Google Calander, o importante é que o faças.
Não são só as férias que devem ser marcadas e planeadas. Os acontecimentos diários devem também ser analisados e registados. Acredita que é algo tão simples, mas que vai manter a produtividade no trabalho. Isto porque deixas de estar preocupada se te esqueceste de algum evento, reunião… Mapeia todas as coisas que tens que fazer, que queres fazer, e aquilo que gostarias de fazer. Programa o seu trabalho e a tua vida pessoal, mas deixa algum espaço para a espontaneidade de um fim de tarde num rooftop, por exemplo. Não vivas a vida a esperar pelas férias. Reserva tempo na tua semana para saborear a vida. Coisas simples como: Ao saíres do trabalho, aproveita o bom tempo de fim de tarde, passa num quiosque e desfruta de uma bebida bem gelada ao som do teu podcast favorito. Ou convida a tua cara metade para se juntar a ti.
São estes pequenos momentos que fazem tudo valer a pena. Acredita! Além disso, já pensaste como é boa a sensação de chegares ao teu trabalho e teres a secretária arrumada? Tira uns minutos e organiza o teu espaço de trabalho, todos os dias, antes de saíres – e o mesmo é válido se estás em teletrabalho.
Planeia o teu dia-a-dia para como sonhas viver
Há muito conteúdo por aí, direcionado a mulheres que trabalham por conta própria e que podem gerir os seu dia-a-dia como melhor lhes convém. Mas nem todas as mulheres têm essa opção, isto porque muitas trabalham por conta de outrem, em horários que não são geridos por elas. E também não estou a falar em “fake it until you make it”, nada disso. Independentemente do teu horário de trabalho, existem maneiras de planear a tua vida para refletir o que um dia esperas conseguir atingir.
Imagina que o teu objetivo de vida é ter o teu próprio negócio. Consegues ver-te a acordar, fazer o café, ir fazer uma caminhada matinal e depois ires para a tua secretária. Se assim é, começa por fazer certas coisas que podem ser implementadas já hoje! Talvez, neste momento, tenhas que acordar às 7 horas da manhã para ir para o teu emprego. E por isso, não consegues encaixar tudo isto na tua agenda, mas aposto contigo que pelo menos uma destas coisas consegues fazer, certo? Só porque ainda não estás a viver a vida que idealizaste, isso não significa que não possas trabalhar diariamente para atingir os teus objetivos. Além disso, tenta estruturar a tua semana em torno do que adoras fazer.
Mais uma vez, isto nem sempre é possível quando trabalhamos num escritório e recebemos ordens de um superior. Mas certamente que conseguirás reservar tempo na tua agenda, nem que sejam duas horas por semana, para te dedicar aos seus projectos guardados na gaveta.
Faz pausas
Enquanto estás a organizar a tua agenda (e a tua vida), não te esqueças de te mimar. Ao desenvolveres as tuas práticas para alcançares os teus objetivos pessoais e profissionais, reserva tempo para os prazeres simples da vida. Por outras palavras, faz pausas. Pode parecer contraditório mas não é, até porque ninguém consegue estar sempre 100% focado. Por isso, uma das formas de manter a produtividade no trabalho é mesmo: parar e respirar.
O que é “quiet quitting” e como pode ser benéfico para ti
Um truque bastante útil, principalmente se estás a fazer uma tarefa que não adoras, é bloquear o tempo para te forcares nessa tarefa – esta ferramenta pode dar-te uma ajuda. Ao atingires esse limite de tempo ou um certo ponto do projeto, poderás fazer uma pausa para beber um café. Ou se estás a trabalhar a partir de casa, vai até à varanda e desfruta daquela fatia de bolo. Divide os teus projetos em partes fracionadas de tempo, para que consigas ir acompanhando, e agenda pausas à medida que avanças. Esta poderá ser uma forma de garantir que estás a progredir e a aproveitar o processo à medida que avanças.
Sai de casa, e cedo!
Os benefícios de sair e consertar-se com a natureza são infinitos. Agora que o bom tempo chegou, não esperes apenas pelas férias para sair de casa e aproveitar. Certifica-te que consegues ter tempo para sair de casa mesmo durante a semana. A verdade é que cada vez mais pessoas que trabalham remotamente dão por si, a meio da semana, a perceber que não saíram sequer de casa nem por uma hora. Para evitar isso, marca na tua agenda uma hora para uma caminhada matinal. Acorda cedo e aproveite a calmaria.
Aproveita para te conectares com a natureza, apreciares o que a rodeia, ouvir um podcast ou fazer uma meditação guiada. E aconselho que faças o mesmo caso já tenhas regressado ao escritório. Até porque uma vida que se limita a “casa-trabalho-casa” não é de todo saudável. Vais perceber como é remédio santo para uma semana mais produtiva.
Organiza-te
Por último, mas não menos importante, certamente já ouviste falar sobre a limpeza de primavera. E também já deves ter ouvido a expressão destralhar. E já pensaste em aplicar o mesmo ao teu local de trabalho? Sim, quer estejas em trabalho remoto ou de regresso ao escritório. Tira algum tempo para analisar o que tens feito e o que está a acontecer atualmente. Aproveita para planear o pós-férias e deixa tudo organizado para quando voltares – o teu futuro “eu” vai agradecer! Percorre a tua caixa de e-mails e apaga pastas e arquivos no computador que já não fazem sentido. Revê a tua lista de tarefas – existem itens que estão lá há meses? São realmente assim tão importantes? Dá uma olhadela no teu calendário online – aquela reunião é mesmo benéfica para a equipa, ou poderia ser resolvido com um e-mail?
Desta forma vais conseguir priorizar o que deve ser feito. Pequenos passos como: livrares-te de algumas tarefas que não irias mesmo terminar, reciclar papéis acumulados, ou até fazer unsubscribe a alguns e-mails. Tudo isto vai vão fazer-te sentir mais livre e mais leve! Sabemos que por vezes não é fácil manter a produtividade no trabalho, mas são passos como estes que podes seguir quando o calor te pede para largar tudo, e só pensar nas férias.