Mãe Solteira: 5 Ideias para Celebrar o Dia dos Namorados

Ana Margarida
Mãe solteira: 5 Ideias para Celebrar o Dia dos Namorados

O Dia dos Namorados é sobre celebrar o amor. Como mães, provavelmente fazemos inúmeras coisas todos os dias para demonstrar amor pelos nossos filhos, mas será que fazemos o mesmo por nós mesmas? Ser mãe solteira não significa que tenhas de abdicar totalmente de celebrar o Dia dos Namorados. Significa sim, que o podes celebrar de outra forma que não a dita “tradicional”. E é aí que entra a importância do amor-próprio, visto que este dá-nos o tão necessário descanso e rejuvenescimento para lidar com todas as nossas responsabilidades. Embora o Dia dos Namorados possa ser apenas mais um dia para deixar os miúdos na escola e ires trabalhar, podes usá-lo como um lembrete para praticar o amor próprio que mereces.

Até porque amar-nos a nós mesmas é essencial para nossa saúde geral e bem-estar emocional e ajuda-nos a ser a melhor versão de nós mesmas. E isso influencia positivamente o nosso corpo, o relacionamento que temos com quem nos rodeia e também o nosso crescimento pessoal. O amor-próprio começa, sobretudo, com a aceitação – tenta perceber onde estás e o que o teu corpo precisa, desde emocionalmente a fisicamente.

Ser mãe, e sobretudo se fores mãe solteira, não significa que devas sacrificar todas as tuas necessidades ou desejos em benefício dos teu(s) filho(s). Pode ser desafiante por vezes, mas podes e deves cuidar de ambos. E lá esta, ter tempo para ti mesma é uma forma também de autocuidado. Quer sejas extrovertida, onde recarregas baterias ao passar tempo com as tuas amigas, ou mais introvertida e preferes passar o teu tempo sozinha, o importante é que dês prioridade às tuas necessidades e desejos neste Dia dos Namorados. Encontrar o equilíbrio adequado pode dar algum trabalho, mas vale a pena. Aqui estão algumas ideias para celebrares o Dia dos Namorados:

Envia flores para ti mesma

Mostrar que te amas pode ser simples quanto enviar flores a ti mesma – como a Miley Cyrus canta na nova música. As flores por si só são um estimulante natural do humor. E não devem ser associadas apenas a um presente exclusivo de casais. Passa numa florista e compra um ramo de flores, ou encomenda e oferece-as a ti mesma. E podes personalizar o teu bouquet conforme, por exemplo, o teu mês de nascimento ou dos teus filhos. Sabias que cada mês tem uma flor dedicada?

Celebra com o teu grupo de amigas

Como mãe solteira, nem sempre é fácil ter uma vida social, mas podes usar o Dia dos Namorados como desculpa para sair e celebrar com o teu grupo de amigas, e comemorem a vossa amizade (entre outras conquistas). No entanto, se for difícil para ti ver casais enamorados sobretudo neste dia, e queres evitar isso a todo o custo, fazerem apenas uma videochama pode ajudar. Uma conversa, mesmo que ao telefone, vai dar-te um rápido impulso de humor. Podes até definir um lembrete para que todas as semanas façam uma videochamada, de 20 minutos por exemplo. Na vida caótica de hoje em dia, há que ter tempo para te conectares com alguém que te entende melhor do que ninguém.

Celebrar o Dia dos Namorados com as Amigas

Elogia-te

Como mães, nem sempre recebemos o agradecimento por todo o nosso trabalho e ser mãe solteira acarreta, por vezes, alguma culpabilização onde dizes (erradamente) a ti mesma que não és suficiente. Uma forma de usares o Dia dos Namorados a teu favor, é tornar-te o centro das atenção de ti mesma. Embora um “obrigado, mãe” vindo do teu filho adolescente seja bom (mas raro), a verdade é que te deves sentir empoderada para te elogiares por meio de afirmações positivas. Escolhe uma frase, ou duas, que ressoe contigo. Podes dizê-las em voz alta ao acordar ou escrevê-las no espelho da casa de banho.

Eis algumas ideias se precisares de inspiração:

  • Eu amo-me exatamente como sou.
  • Estou orgulhosa de mim mesma por ter chegado até aqui.
  • Eu sou a mãe que os meus filhos precisam.

Pratica o autocuidado

Sim, autocuidado pode até ser uma palavra que está na moda, muitas vezes associada a idas a spas de luxo e a banhos de espuma em casa. Mas quando temos filhos para cuidar 24 horas por dia, 7 dias por semana, podes pensar que este tipo de autocuidado está fora de questão. Mas o autocuidado pode ser, na verdade, qualquer ação que faças e que te deixa feliz: usar a roupa que te faz sentir mais confiante, reservar uma hora por dia para atualizar o teu Wellness Journal, marcar uma ida ao cabeleireiro e mudares o visual… Ou mesmo reatares com um hobby antigo (ando a pensar em retomar o crochet) para o qual não tiveste tempo ultimamente. Mesmo uma pequena ação pode dar-te a sensação de realização necessária para enfrentares o resto do dia.

Ideias para celebrar o dia dos namorados para mãe solteira

Desliga-te das redes sociais

As redes sociais podem ser uma grande fonte de pressão para as mães, principalmente para mães solteiras. Percorrer o Instagram e ver a vida “perfeita” das mães influencers pode fazer sentir-te um fracasso se a tua cozinha não estiver impecável ou se os teus filhos não estiverem todos vestidos a fazer pendant. Isso nunca é assim, e no fundo tu sabes que é um mundo de ilusão. Embora as redes sociais possam ser viciantes, fazer uma pausa do Instagram pode ser ainda mais satisfatório. Não são apenas os teus filhos que beneficiam de uma pausa do telemóvel, tu também precisas, acredita. E se o Dia dos Namorados te deixa deprimida porque estás a passar por uma fase “menos positiva” na tua vida, ou porque acabaste de sair de uma relação, usa este dia como a desculpa perfeita para estares longe das redes sociais. Tenta criar limites para ti mesma como, por exemplo, não estar ao telemóvel a partir das 21h ou define um cronómetro para interromper o tempo nas redes sociais.

Total
0
Partilhas
Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigo Anterior
Melhores Restaurantes para Jantar no Dia dos Namorados no Porto - Terra

Melhores Restaurantes para Jantar no Dia dos Namorados no Porto - 2024

Próximo Artigo
9 Hábitos de Casais Felizes

9 Hábitos de Casais Felizes

Artigos Relacionados
Total
0
Partilha