4 Dicas para Melhorar o Teu Currículo (e garantir vagas!)

Rita
4 Dicas para Melhorar o Teu Currículo

Vamos lá ser honestas: construir um currículo é como tentar dobrar um lençol de elásticos – parece simples até realmente tentares fazê-lo. Mas calma, não é o fim do mundo e estás definitivamente à altura do desafio – prometo! Quando se trata de melhorar o currículo, o objetivo é criar um documento eficaz, que realce o teu valor enquanto candidata e convença o recrutador a querer saber mais sobre ti, chamando-te para uma entrevista.

Esta tarefa pode parecer muito mais intimidante do que realmente é, especialmente se estiveres a lutar contra o primeiro obstáculo: começar. Dar início à construção de um currículo é muitas vezes a parte mais difícil, mas uma vez ultrapassado esse passo, tudo se torna um pouco mais fácil. E mesmo que já tenhas o teu, é importante que o atualizes — posso já adiantar-te isso – quer estejas ou não a pensar em mudar de emprego. Por isso, aqui estão quatro passos essenciais para te ajudar a melhorar o currículo e destacar-te no mercado de trabalho:

Muda a tua perspetiva

O primeiro passo para construir um currículo melhor é realmente começar o processo, mas – como todas sabemos – isto pode ser um grande desafio. Por onde começar? O que tenho de fazer? São tantas as dúvidas, eu sei. Em vez de pensares nisso como uma tarefa intimidante, muda a tua perspetiva e vê o ato de escrever o teu currículo sob uma perspetiva mais positiva.

Mudar a tua mentalidade e adotar esta perspetiva ao construir o teu currículo pode ajudar a criar uma experiência mais positiva e também pode ajudar-te a reconhecer e valorizar tudo o que alcançaste. Na minha experiência, um dos maiores desafios que as pessoas enfrentam ao escreverem os seus currículos (e na procura de emprego em geral) é subvalorizarem-se e subestimarem o seu valor. Pensa nisto quando atualizares o teu currículo. É importante teres orgulho nas tuas conquistas, assumires o crédito onde o mereces e destacares tudo o que podes trazer para a mesa.

Neste Planner de Carreira encontras uma secção dedicada ao Curriculum Vitae para que te ajudar a perceber o que realmente faz sentido para ti e para a tua carreira.

Identifica as conquistas tangíveis que realizaste ao longo da tua carreira

Claro que isto não é igual para toda as pessoas. As conquistas podem ser desde aumentar o número de vendas na empresa, assegurar um acordo de parceria ou executar com sucesso um evento. Em alternativa, podes colocar projetos em que trabalhaste e lideraste, e durante a entrevista explicar como esses projetos se desenvolveram. O ponto principal é partilhar exemplos do que alcançaste ao longo do teu papel para servir como prova de que és boa no que fazes.
Algumas pessoas terão números específicos para incluir, e se tiveres esse tipo de métrica para integrar e melhorar o teu currículo, certifica-te de o fazer.

Se te focas em parcerias estratégicas, tenta incluir informações sobre qual o valor das receitas geradas a partir das parcerias que construíste, mas se isso não for possível devido a acordos de NDA ou privacidade da empresa (muitas vezes é assim), foca-te nas próprias parcerias. Com quem conseguiste estabelecer parcerias? Que resultados tiveram essas parcerias? Ajudaram a ganhar acesso a outra parte do mercado, pro exemplo? Conseguiste conectar a empresa onde trabalhaste com novos consumidores? A parceria proporcionou um maior entendimento sobre um determinado assunto? Se não tiveres números, está tudo bem, mas certifica-te de incluir outros resultados tangíveis para mostrar o que ajudaste a alcançar.

Cria um espaço onde possas facilmente adicionar notas, e usa-o!

Faz um favor a ti mesma e cria um espaço onde possas facilmente anotar informações sobre o teu trabalho e as tuas conquistas. Isto pode ser uma pasta no Google Drive, a secção de notas do teu telemóvel, ou mesmo nesta ferramenta. Determinar um espaço onde possas adicionar e acumular informações para o teu currículo tornará o processo de atualização muito mais fácil. Tenta criar o hábito de tomar notas sobre novas responsabilidades ou conquistas à medida que acontecem. Escrever algumas notas sobre o que está a acontecer no trabalho só te vai roubar alguns minutos, mas esta simples tarefa pode criar uma enorme vantagem quando fores construir o teu currículo mais tarde. Tentares lembrar-te de pequenos detalhes pode ser difícil e avassalador, mas se criares o hábito de escrever regularmente este tipo de informação, terás todas as informações de que precisas. A partir daí, podes simplesmente filtrar a informação e usar a que for mais valiosa.

Reunir dados para integrar pode ser difícil, por isso é importante fazer o teu melhor para olhar para as tuas conquistas de forma imparcial. Podes considerar o que fizeste como trivial, mas pensa como o verias se outra pessoa tivesse realizado a mesma tarefa. É fácil subvalorizar o que fazes, mas tenta ser verdadeira contigo mesma e atribuir valor onde é merecido.

Quando estiveres a escrever notas sobre as tuas conquistas, faz a ti mesma as seguintes perguntas:
  • Em que projetos trabalhaste?
  • O que fizeste em cada projeto?
  • As tuas responsabilidades mudaram? Se sim, como?
  • Qual foi o objetivo do projeto?
  • Conseguiste alcançar esse objetivo? Se não, o que aprendeste com o projeto?
  • Com quem trabalhaste no projeto?
  • O que ganhaste (pessoalmente) com o projeto? Aprendeste algo novo ou aprofundaste os teus conhecimentos numa área específica?

Mapeia todas as tuas tarefas e o que atingiste ao cumpri-las, assim que as terminaste de fazer. Isto pode ser útil não só para pedires um aumento mas também para melhorares o teu currículo e procurares outro emprego.

Depois de escreveres esta informação, usa-a a teu favor para melhorar o currículo e garantir que ele destaca todas as tuas competências e realizações. Quanto mais exemplos incluíres sobre como te destacaste no teu papel, mais eficaz será o teu currículo.

Reserva algum tempo para atualizar o teu currículo de forma recorrente

Tropeçar na oportunidade perfeita com um prazo muito apertado é uma situação muito comum, mas stressante, que muitas pessoas enfrentam. Isto pode não parecer o pior cenário do mundo, no entanto, se tiveres de submeter uma candidatura rapidamente mas não tiveres um currículo atualizado à mão, ou mesmo o teu Linkedin, isto pode ser um enorme ponto de stress. Além disso, ter de trabalhar rapidamente e juntar algo à última da hora pode levar-te a submeter uma candidatura que omite informações cruciais ou simplesmente não articula todo o teu potencial. Elimina este risco e reserva tempo para atualizar o teu currículo regularmente, para que tenhas um documento que esteja pelo menos maioritariamente atualizado.

Se isto não é algo a que estejas habituada, (a maioria das pessoas não pensa em adotar esta táctica) pode parecer muito desconfortável inicialmente; no entanto, será muito benéfico a longo prazo. Uma coisa importante a ter em mente? Atualizar o teu currículo não significa automaticamente que estás insatisfeita no teu trabalho. Manter um currículo atualizado e estar feliz no teu papel atual não são mutuamente exclusivos.

Faz mesmo no LinkedIn. Mantém o teu perfil atualizado, faz contactos regulares com as pessoas da plataforma e publica conteúdos relevantes para a tua área profissional.

Se isto não é algo a que estejas habituada, (a maioria das pessoas não pensa em adotar esta táctica) pode parecer muito desconfortável inicialmente; no entanto, será muito benéfico a longo prazo. Uma coisa importante a ter em mente? Atualizar o teu currículo não significa automaticamente que estás insatisfeita no teu trabalho. Manter um currículo atualizado e estar feliz no teu papel atual não são mutuamente exclusivos.

Pensa em atualizar o teu currículo como limpar a casa ou manter um jardim; se fizeres um pouco de cada vez, é bastante indolor, mas se deixares tudo ficar super desorganizado demorará muito mais quando finalmente decidires realizar a tarefa. Isto não só ajudará a quantificar as tuas conquistas mas também a melhorar o currículo continuamente, assegurando que estás sempre pronta para qualquer oportunidade de carreira que surja. Além disso, isto ajudar-te-á a estar mais preparada para entrevistas, avaliações de desempenho e as tuas próprias avaliações pessoais.

Planner A Minha Carreira
Planner A Minha Carreira - Hey Miga
Planner A Minha Carreira

Total
0
Partilhas
Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigo Anterior
8 Sugestões de Leituras de Primavera

9 Sugestões de Leituras de Primavera - 2024

Próximo Artigo
Como Explicar a Importância do 25 de abril às Crianças

Como Explicar a Importância do 25 de Abril às Crianças

Artigos Relacionados
Total
0
Partilha