Um guia com tudo o que precisas para construir um armário cápsula para a Primavera, minimalista, com peças clássicas e intemporais.
Depois destes meses de frio e chuva, não há melhor notícia do que a chegada da Primavera para começar a levantar o nosso espírito e preparar-nos para os meses quentes do ano. A Primavera é portadora de muitas coisas: é a época das flores, das idas à esplanada, das alergias (infelizmente), escapadinhas de fim-de-semana e também da possibilidade de criares um armário cápsula adequado a esta estação do ano tão bonita.
Falar de armário cápsula, independentemente da estação do ano, é falar de cores neutras, peças clássicas e sobretudo de conseguir adaptar peças que já tenhas no teu armário para esta estação (que ainda não é quente mas também já não é tão fria) e adquirires apenas os indispensáveis para um guarda-roupa minimalista. O que é essencial principalmente numa altura em que devemos criar hábitos de poupança.
E se já deste uma vista de olhos pelo Armário Cápsula de Verão e no de Outono-Inverno, vais perceber que algumas peças podem ser reutilizadas, como por exemplo: um camiseiro branco, as camisolas, sweatshirt e t-shirts, as calças de ganga, ténis, sapatos…
O que é um armário cápsula?
Um armário cápsula, é um guarda-roupa com um número limitado de peças (um guarda-roupa minimalista, na verdade) que podem ser misturadas e combinadas entre si, para criar um infinito número de looks.
Para criares um armário cápsula, as peças devem ser escolhidas tendo em conta:
- A cor – dá preferência a cores neutras para poderes combinar mais facilmente com várias peças;
- O estilo e corte – deves optar sempre por peças clássicas e intemporais, sem padrões ou cores garridas para que não passem de moda de um ano para o outro;
- Os materiais – escolhe sempre bons materiais como a caxemira, algodão, lã, seda… isto porque, as peças devem durar mesmo após lavagens e muito uso.
Na realidade, o armário cápsula acaba por ser um armário minimalista, onde deverás ter apenas peças essenciais – porque todas combinam entre si. Ter um guarda-roupa composto por peças versáteis e com boa qualidade que facilitam o teu dia-a-dia na hora de escolher um conjunto – é um sonho tornado realidade, eu sei! E esse é exatamente o segredo do armário cápsula.
De uma ida às compras de supermercado, um date de cinema, a um brunch de domingo, esta seleção inclui tudo o que precisas num guarda-roupa para a Primavera. Estas peças clássicas e intemporais vão permitir que cries dezenas de looks diferentes e elegantes durante as duas próximas estações.
Como Montar um Armário Cápsula para a Primavera:
Casacos
Gabardine – Uma peça-chave de qualquer guarda-roupa: uma gabardine clássica num tom neutro. Uma peça versátil e intempoal que permite conjugar com diversos looks. Podes conjugar com umas calças de fato para usares no trabalho ou com com uns jeans e uma sweatshirt para um look mais casual. Posso dizer-te que tenho uma gabardine idêntica a esta, desde 2014, e mantêm-se perfeita e, lá está, peças clássicas não “passam de moda”.
Blazers – Os blazers são um um dos básicos em qualquer armário cápsula. Seja na primavera, no outono… na verdade em todas as estações. Ficam muito bem conjugados com calças de corte clássico – se o teu emprego exige que uses peças mais formais. Se não, combina um blazer com uma t-shirt, calças de ganga e uns ténis. É o meu look preferido, sou fã e uso muito (para ser verdadeira, uso quase todos os dias).
Cardigans – Os cardigans, peças versáteis no armário de qualquer pessoa, adaptam-se perfeitamente a vários estilos e ocasiões. Quer optes por sobrepor sobre uma blusa de seda para um jantar sofisticado, quer o combines com uma simples t-shirt para um look mais casual e descontraído, o cardigan revela-se uma escolha acertada. A sua capacidade de transformar um conjunto comum em algo mais coeso e pensado, sem esforço, faz dele um indispensável nos dias de transição, onde o tempo é imprevisível.
Casaco de Ganga e Sobrecamisas em Sarja – A verdade é que a Primavera brinda-nos sempre com manhãs frias e tardes quentes. Por isso, este tipo de casacos e sobrecamisas são um must-have nesta estação e podem ser conjugados com peças mais casuais.
Malhas, Camisas e T-shirts
Camisolas em cores neutras – As camisolas em cachemira, com sua textura suave e conforto inigualável, são o epítome da elegância descomplicada. Seja incorporando-a num conjunto formal, combinando-a com umas calças de corte clássico e uns loafers, seja optando por um estilo mais casual, ao usá-la por cima de jeans e sapatilhas, a cachemira eleva instantaneamente qualquer visual. Este tipo de peça, além de ser extremamente prática para os dias mais frios, devido à sua capacidade de reter calor, mantém sempre um aspeto refinado e sofisticado, demonstrando que o conforto e a elegância podem, de facto, andar de mãos dadas. E claro, vai durar-te anos!
Sweatshirts – As sweatshirts com ou sem capuz devem fazer parte de qualquer guarda-roupa. Um conjunto que adoro usar é: uma camisa branca estilo Oxford, uma sweatshirt por cima, combinado com umas calças de ganga claras retas e claro, uma gabardine. É um look muito confortável e sei que posso usar em qualquer ocasião. Espreita o nosso Instagram e vê mais looks.
Camisas – Esta camisa em branco é um básico, e se for de boa qualidade pode saltar de estação em estação. Uma camisa branca ou uma azul como esta com linho é perfeita para usar em qualquer estação. Seja por baixo de uma sweatshirt ou, nos dias mais quentes de Primavera, por cima de uma t-shirt de riscas. Ideal para usares no dia-a-dia, no trabalho ou com um look mais descontraído ao fim-de-semana.
T-shirts – Outro básico que podes manter em todas as estações, isto porque, os dias quentes estão para chegar. Podes usá-las baixo de um blazer, por exemplo. Opta por t-shirts confeccionadas com bons materiais e com um corte nem muito largo mas também não muito justo, na verdade uma que te assente bem no teu corpo e com a qual te sintas confortável. Esta t-shirt é a minha favorita para usar em todas as estações. O toque do material é muito bom, tenho em mais do que uma cor. Já as tenho há dois anos e posso recomendar-te.
Como Manter a Roupa Branca Sempre Branca
Calças
Calças Clássicas – Não há nada como um básico. Escolhe umas calças com um corte clássico, em preto como estas. Estas cores podem ser usadas em qualquer estação. Umas calças azul-escuras também são um must-have. E vais perceber que consegues fazer dezenas de combinações.
Joggers – Admite, se queremos conforto não há nada melhor que umas calças de fato de treino. Se são para usar todos os dias? Diria que não, porque não são adequadas para usar em todas as ocasiões (no trabalho, por exemplo), mas são uma peça chave no teu armário cápsula de primavera.
Calças de ganga – Escolhe uns jeans confortáveis e dá preferência às cores mais claras ou intermédias, nesta altura do ano. Um par de jeans de perna reta ou afunilados no tornozelo, estilo “mom jeans” com uma lavagem média-clara, conferem ao look um estilo mais descontraído e são perfeitas para combinar com tudo, na verdade.
Acessórios
Bijuteria – Claro que tudo de depende do teu tom de pele e da tua preferência, mas admito que sou fã de jóias douradas. Escolhe peças clássicas, de materiais nobres como o ouro ou a prata, e sem brilhos. Até porque menos é sempre mais!
Óculos de sol – Estes óculos de sol pretos são os meus favoritos. Tenho uns idênticos há anos e não os largo! Tem um design simples, armação quadrada e são um clássico que nunca passa de moda. Uso-os em todas as estações.
Cintos – Não pode faltar um cinto (ou dois, na verdade) neste armário cápsula de Primavera. Dá preferência a cintos de pele (sim, e se preferires pele vegan melhor ainda) para que não se estraguem facilmente com o uso. Basta escolheres um cinto castanho e um cinto preto – é tudo o que precisas.
Boné – Este boné é mais uma peça indispensável. Numa cor neutra com o logótipo da marca bordado a azul escuro – perfeito para combinar com todas as peças deste armário cápsula, e está em promoção!
Malas – Quando escolhes uma mala ou mesmo um porta-moedas tem muita atenção aos materiais, aos detalhes e ao fabrico. Comprar uma mala só porque é barata, pode significar que daqui a um ano, após algum uso, terás de comprar outra. Investe em algo que te pode durar anos! Se não for possível fazeres esse investimento, tenta mesmo assim ter atenção à confecção e acabamentos. Esta mala preta é um exemplo de perfeição, bons acabamentos e minimalismo.
Sapatos
Ténis – Ténis (ou sapatilhas) são sinónimo de conforto, mas isso não significa que devas descuidar o teu look. Uns ténis brancos como estes ou estes com apontamentos em preto e cinzento, podem ser usados em quase todas as ocasiões.
Sapatos clássicos – Os sapatos rasos, ou loafers, tornaram-se uma tendência e vieram para ficar. Opta sempre por calçado confortável que possas usar em diversas ocasiões. Este tipo de sapatos rasos podem ser usados com looks mais descontraídos como uns jeans e uma t-shirt, ou no teu local de trabalho caso te seja pedido que uses peças mais formais.
Sandálias “estilo pai” – Ou em inglês “dad sandals” (im, o nome é mesmo este) vieram para ficar em 2024. São super confortáveis e perfeita para tornar qualquer look mais casual. Estas sandálias são uma versão bem mais em conta das “Chypre Sandal” da Hermès. Podes conjugá-las com jeans, calças de linho ou mesmo com umas calças largas clássicas.
Sandálias rasas – Estas sandálias de linho com risca preta, por sua vez, apresentam-se como uma opção refinada e minimalista, perfeita para compor looks mais sóbrios ou elegantes. A combinação da textura natural do linho com o detalhe da risca preta acrescenta um toque de sofisticação discreta, fazendo destas sandálias o complemento ideal para usares tanto na primavera como no verão.
Guarda esta imagem no teu álbum do Pinterest para te inspirares, sempre que precisares.