7 Perguntas para Melhorar as tuas Finanças Pessoais

Rita
7 Perguntas para Melhorar as tuas Finanças Pessoais

Quando falamos em auto-reflexão é comum que a primeira coisa que te venha à ideia, seja saúde mental. E não estás errada! Mas há muito mais campos da tua vida que podes usar a auto-reflexão para evoluir. Da mesma forma que verificamos como está a nossa saúde mental usando um journal, porque não fazê-lo noutras áreas da nossa vida? É certo e sabido que pegar num caderno e escrever sobre o nosso estado mental, trás benefícios não só emocionais mas também se reflete positivamente a nível fisico. E se fizermos o mesmo às nossas finanças pessoais? Pois bem, é sobre isso que te quero falar hoje: o impacto que uma auto-reflexão pode ter na tua vida financeira e como poderás ter grandes benefícios e melhorar as tuas finanças pessoais.

Acredito que tenhas pelo menos um grande sonho que queres realizar: comprar uma casa, fazer uma viagem, começar um negócio, mudar de emprego, aumentar as tuas poupanças ou até mesmo começar a investir; e sabes como é importante planear para dar o primeiro passo. Mas o problema é que talvez não saibas como está efectivamente a tua conta poupança ou até onde tens gasto mais… Claro que sem teres esses números em mente, vai ser difícil chegares a esse grande objetivo.

Mas hoje quero que te foques, não apenas nos números mas em fazer uma introspecção sobre as tuas finanças. Com isto quero dizer, que o que pretendo é que faças uma auto reflexão sobre como tens tratado as tuas finanças pessoais, como quem diz, “ser mindfulness” sobre este aspeto tão importante da tua vida. Pergunta a ti mesma como está a saúde das tuas finanças pessoais – porque esse é o ponto de partida para que consigas alcançar os teus objetivos financeiros.

Estas são as 7 perguntas que deves fazer a ti mesma, ainda hoje, se queres melhorar as tuas Finanças Pessoais.

Que mudança posso fazer hoje para melhorar as minhas finanças pessoais?

A estabilidade financeira significa algo diferente para cada uma de nós, e muitas vezes pode parecer um objetivo distante e inatingível. Se queres melhorar as tuas finanças pessoais, começa com pela organização. Reserva algumas horas numa manhã de um domingo para entrares nos detalhes das tuas finanças. Existem várias app’s para telemóvel que podes fazer download, ou até mesmo este Planner, que te pode ajudar a começar a ter mais clareza sobre como estão as tuas contas bancárias, quais os teus pagamentos recorrentes, para onde está a ir o teu dinheiro, etc. Investe algumas horas na criação de um sistema que funcione para ti, pois não existem fórmulas mágicas onde uma serve para todos.

Qual a decisão financeira que mais me orgulho?

Em primeiro lugar, coloca-te num estado de espírito positivo. Pensa na última decisão financeira que tiveste de tomar e como ela te levou para mais perto do teu objetivo – talvez tenhas conseguido evitar uma compra por impulso ou conseguiste aumentar a tua contribuição para o teu Plano de Poupança e Reforma. Seja o que for, deixa-te invadir por uma sensação de saber que ao teres tomado essa decisão colocaste-te no caminho certo para atingires o teu objetivo. Sente o que é ter a certeza do que és capaz e que tens o poder de criar esse sentimento na tua vida e em decisões financeiras – sejam grandes ou pequenas.

Estou a atingir as minhas metas, a longo prazo, de forma eficaz?

Os objetivos a longo prazo só são alcançados quando fazemos pequenas coisas todos os dias. Por exemplo, queres comprar a tua primeira casa, mas como talvez não tenhas ganho um prémio do euromilhões sabes que vais ter que poupar para ter o valor necessário para o valor da entrada e das despesas; é necessário teres uma boa disciplina quando se trata de cumprir esse objetivo, assim como ter noção de quanto precisas para lá chegar. E embora a ideia de te reformares possa estar distante, lembra-te que se começares hoje a investir num PPR, para além de teres benefícios visíveis anualmente a nível de IRS, estás também a investir no teu futuro de forma gradual e segura.

Planner de Finanças Pessoais - Hey Miga
Planner de Finanças Pessoais - Hey Miga

Porque quero comprar isto? – Será que preciso mesmo?

O gasto consciente é uma das melhores formas do que é efetivamente ter consciência financeira. Fazer compras através do telemóvel, às 11:30h da noite e depois de uma semana difícil, é um duplo problema. Isto porque estás a comprar de forma emocional. Ao fazeres este tipo de compras nem sempre tens a noção que o dinheiro é real e acabas por comprar muito mais. Se tens vindo a perceber que este é um dos teus grandes problemas, eis a solução: remove todos os dados dos cartões de crédito armazenados nas aplicações de compras. Isto porque, só o facto de te levantares para ir buscar o teu cartão no momento do pagamento, dar-te-á tempo para questionares o “porquê” dessa compra e se faz realmente sentido.

Qual é o meu próximo objetivo financeiro?

Os grandes eventos na nossa vida estão geralmente associados a questões financeiras. Talvez estejas a pensar comprar uma casa, ter um filho, casar, ir viver para outro país… Cada um destes grandes marcos devem estar acompanhados de um planeamento financeiro rigoroso.

Mas sabemos que nem sempre tudo corre como esperamos. Ou porque surge aquela despesa médica inesperada ou até porque algo avaria. É importante que também te prepares para este tipo de situações criando um fundo de emergência.

Questiona se isso te acontecesse neste momento, estarias preparada para conseguir cobrir essas despesas inesperadas? Que mudanças podes fazer a partir de hoje para te sentires mais preparada?

Quando o assunto é Finanças Pessoais o que costumo evitar?

Todas nós temos aquele aspecto nas nossas finanças que nos faz sentir um pouco ansiosas. Talvez estejas a evitar o extrato mensal do cartão de crédito ou nem saibas o valor que tens no teu fundo de emergência. A verdade é que este tipo de comportamentos vão indicar onde deves aplicar primeiro as tuas energias. Até porque se estás a evitar algo que parece ser um desafio, então garanto-te que não vai melhorar. Pensa no problema subjacente que impulsiona o porquê de estares a evitar. Tens gasto tanto através do cartão de crédito, sabes isso e por isso evitas esse problema? Desta forma não vais conseguir melhorar as tuas finanças pessoais. Seja o que for, compromete-te contigo mesma. Reflete sobre como vais acabar com os receios de olhar a fundo e organizar o que te deixa desconfortável quando o assunto são as tuas próprias finanças.

E se não conseguir atingir algo, como posso evitar que isso me deite abaixo?

O sucesso é algo que gostamos de atingir, sempre e em todos os campos da nossa vida. Por mais velinhas que possas acender a pedir que algo se realize, se as tuas finanças pessoais não estão organizadas, é muito provável que esse milagre não aconteça. E sim, nem tudo depende de nós. Quantas histórias não ouvimos de amigos que tinham o dinheiro necessário para comprar a casa dos seus sonhos, mas o comprador desistiu de vender. Lá está, não dependia apenas deles. Mas se isso aconteceu contigo, ou se vier a acontecer, continua no bom caminho e não desistas. É importante que continues a planear e organizar as tuas finanças e não percas o teu rumo ao enfrentares um obstáculo no caminho.

Total
1
Partilhas
Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigo Anterior
Guia Completo: Melhores Produtos The Ordinary

Guia Completo: Melhores Produtos The Ordinary

Próximo Artigo
10 Dicas para ter um Cabelo Saudável

10 Dicas para Conseguires um Cabelo Saudável

Artigos Relacionados
Total
1
Partilha