7 Dicas que Podes Fazer Agora para Começares o Ano Menos Ansiosa

Rita
7 Coisas que Podes Fazer Agora para Começares o Ano Menos Ansiosa

A maioria de nós concorda que 2022 tinha tudo para ser um bom ano, mas acabou por ser um ano muito stressante. Começámos logo com a guerra na Ucrânia, os incêndios de verão, a inflação a subir cada dia que passa, as taxas de juro a escalarem, as gripes que surgem uma atrás da outra (sim, sem descanso), e para terminar – as cheias por todo o país. No entanto, isto não significa que devas mandar a toalha ao chão e encerrar o ano, em tom de desistência.

Em vez disso, tenta ver as coisas pelo lado positivo, para que comeces 2023 num tom mais alegre e que com isso consigas atrair energia positiva. Há sempre o outro lado da moeda. Certamente atingiste alguns dos teus objetivos neste ano que está a terminar. Talvez tenhas comprado casa, fizeste a mudança da tua vida para uma cidade de sonho, organizaste finalmente as tuas finanças pessoais… E lá está, nem tudo foi mau. Se gostas de te propor a atingir novas metas, ou simplesmente queiras terminar este ano de uma forma mais zen, aqui estão 7 coisas que podes fazer agora para te deixar menos ansiosa quando o novo ano chegar.

Faz uma reflexão sobre o ano que está a terminar

Se te tens sentido ansiosa ou stressada porque sabes que não realizaste tudo que querias este ano, não podes de maneira nenhuma permitir que isso afete de forma negativa. Afinal, ambas sabemos que isso não é a melhor forma de entrar em 2023, certo?
Em vez disso, pensa nas coisas que realizaste, nas experiências positivas que tiveste e como evoluíste. Não importa o quão grande ou pequena possa ser essa lista, o que importa é que reserves um tempo para refletir e perceber o que conseguiste atingir. Lembra-te: é importante seres gentil contigo mesma. Quer tenhas realizado ou não tudo a que te tinhas proposto, o propósito da vida é aprender e, eventualmente, evoluir para a pessoa que te queres tornar. E isso significa que podem existir anos em que cresces e aprendeste, em vez de realizares um sonho.

Cria uma lista de metas a curto prazo

Ano novo, metas novas – certo? Tira parte do teu dia de hoje para descobrires o que realmente queres fazer no próximo ano. Não penses em resoluções a longo prazo, que podem deixar ainda mais ansiosa, em vez disso, cria metas a curto prazo que possas concluir em três meses (ou menos) para te ajudar a manter as coisas mais realistas. A melhor forma de conseguires fazer isso é invertendo o processo.

Por exemplo, se queres mudar de emprego até março, descreve as etapas necessárias para concluir esse objetivo. Pensa a que empresas gostarias de te candidatar, até que data deves atualizar o teu currículo, etc. Depois de identificares todas as etapas, poderás ir riscando da tua lista conforme vais cumprindo cada um dos passos, até estares mais perto do teu objetivo final.

Faz uma limpeza geral à casa

Nada melhor do que começar o ano com a casa limpa. Se estás de férias podes tirar algumas horas do teu dia para cuidar de uma área da casa, até dia 31. Livra-te das coisas que já não te servem, limpa tudo o que não vê um pano há meses e doa o que poderia ser útil a outra pessoa. Esta limpeza fará com que te sintas realizada, com a mente também mais limpa e mais relaxada, porque sabes que tudo tem o seu lugar. Além disso, ao sentires que tens tudo organizado no início do ano, acabas por conseguir concentrar mais no teu trabalho, na tua família, e em ti mesma.

Cuida de ti

Quer isso signifique começar o ano com um novo corte de cabelo ou tomar tantos banhos de espuma quanto for humanamente possível, é importante agendar um tempo para ti mesma. Para que te sintas mais fortalecida para este novo ano. Embora seja importante limpar a tua casa e anotar os teus objetivos, nada disso fará diferença se não te sentires bem contigo mesma. Além disso, este é o momento perfeito para analisares a fundo como está a tua saúde. Marca finalmente aquela consulta no dentista, ou com a tua psicóloga, agenda uma massagem, ir ao ginásio mais vezes, escreve no teu Journal… Seja o que for, mas fá-lo! Certifica-te que estás a incluir mais destas práticas de auto-cuidado, não só agora mas também quando voltares à tua rotina de trabalho habitual no novo ano.

Faz uma limpeza digital

Acredita que também é uma boa ideia fazer uma limpeza digital. Vai até sua caixa de entrada de e-mail e exclui tudo o que já leste e não necessitas, cancela subscrições e responde a e-mails perdidos que ficaram sem resposta. Reorganiza a tua caixa de entrada para saberes exatamente onde está tudo. Este é o momento perfeito para limpares a tua caixa de e-mail e quando regressares não irás sentir uma sobrecarga de trabalho. 

Já quando o tema são redes sociais, a limpeza é igualmente importante. Deixa de seguir pessoas que já não acrescentam nada à tua vida, toma coragem e bloqueia se preferires, apaga conteúdos da tua própria feed… O importante é que entres em 2023 mais livre, leve e solta sem teres algo que te prenda negativamente a 2022.

Organiza as tuas Finanças Pessoais

Se tens a sorte de ter um emprego onde no final do ano, devido aos objetivos que atingiste, recebes um bónus, então deves começar a pensar o que fazer com esse valor, para não te arrependeres no futuro. Embora não haja nada de errado em ir às compras e aproveitar os saldos, é uma ideia ainda melhor pensares em formas de como podes vir a beneficiar desse valor no futuro.

Talvez possas depositar uma parte numa conta poupança, outra parte no teu fundo de emergência e quem sabe começar a investir. Podes ainda pensar em ter mais do que uma conta para objetivos a curto e longo prazo ou mesmo começar a pagar aquela dívida que estava a acumular juros.

Fazer qualquer uma destas coisas vais fazer com que te sintas mais preparada para o novo ano. Quer tenhas comprado casa e vejas os juros das prestações a aumentar, porque vais comprar casa em 2023, ou porque queres simplesmente estar mais preparada para uma eventualidade.

Planner de Finanças Pessoais - Hey Miga
Planner de Finanças Pessoais - Hey Miga

Arrisca e faz algo que querias muito fazer

Embora possa parecer contra-intuitivo fazer algo que te pode deixar ansiosa e stressada antes do início do ano novo, arriscar pode ser algo bom e podes colher frutos mais à frente. Pensa nisto – o mais difícil de tentar algo novo geralmente é o momento antes de o conseguires fazer. A resistência que sentes deixa-te as palmas das mãos suadas e a cabeça a girar. Mas e se, em vez de te renderes à ansiedade, disseres: não vou esperar que o ano comece, vou agora fazer isto… Talvez seja o empurrão extra que te faltava. Sim, estou a falar de procurar um emprego em part-time, fazeres um vídeo nas redes sociais, ou abrires o teu próprio negócio… E vais perceber que afinal não era assim tão assustador como parecia.

Sabes a melhor maneira de começar? Se não te focares naquilo que te assusta. Escolhe uma coisa que queres mesmo riscar da tua lista, descobre o que precisas para a realizar e começa hoje mesmo. Muitas vezes o que te está a impedir de começar, és apenas tu mesma. Se ninguém te está a dizer “não”, então porque te impedes ou porque esperas pelo dia 1?Não achas que poderias começar o ano em grande se tentasses agora?

Total
0
Partilhas
Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigo Anterior
11 Coisas para Destralhar em Casa

11 Coisas para Destralhar em Casa

Próximo Artigo
16 Melhores Malas de Maternidade

16 Melhores Malas de Maternidade de 2024

Artigos Relacionados
Total
0
Partilha